fbpx

Ipem orienta CGE para implantação de Sistema de Gestão da Qualidade

Cooperação técnica firmada entre os órgãos prevê qualificação na área com abordagem baseada em Gerenciamento de Riscos

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE) assinaram termo de Cooperação Técnica, nesta terça-feira (17/11). O documento viabiliza o trabalho conjunto entre os órgãos, e em paralelo, a realização de cursos específicos à área de Gestão da Qualidade, como subsídio à CGE no processo de implantação e busca da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade com abordagem baseada em Gerenciamento de Riscos.

O documento foi assinado pelo controlador-geral do Estado, Otávio Gomes, e pelo diretor-presidente do Ipem-AM, Márcio André Oliveira Brito, na sede do Instituto, localizada na avenida Governador Danilo de Mattos Areosa, Distrito Industrial I, zona sul.

Conforme o termo, o Ipem, órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), designará técnicos para a realização de cursos de Interpretação da Norma ABNT NBR ISO 9001:2015, Formação de Auditores Internos da Qualidade, Sistema de Gestão ISO 19011:2018, com abordagem baseada em Riscos – ISO 31000:2018, e, Tomada de Ação Corretiva e Preventiva.

De acordo com Otávio Gomes, a parceria firmada é fundamental para que a CGE alcance, com brevidade, a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. Ele ainda ressalta que o trabalho atende às determinações do governador Wilson Lima de busca por ferramentas de melhorias contínuas à gestão pública.

“Na CGE, atuamos de forma estratégica em relação aos demais órgãos estaduais no que compete às ações de transparência, ouvidoria e controle interno, e é fundamental que estejamos inseridos no contexto do Sistema de Gestão da Qualidade. Buscaremos conhecer os mecanismos e vencer as etapas que levam à certificação. São avanços necessários à administração pública, e que atendem às diretrizes do Governador de que dinamizemos os trabalhos e sejamos céleres em atender ao cidadão”, afirmou o controlador.

O Ipem-AM vai dar suporte à CGE na busca pela certificação do sistema ISO 9001:2015, bem como consultoria para adequação dos procedimentos e processos necessários, além de realizar cursos na área de sistema de gestão da qualidade.

Para o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, esta parceria é uma oportunidade valiosa, uma vez que o Ipem foi o primeiro órgão delegado do Inmetro a receber a certificação ISO 9001:2018, versão já atualizada e mantém o seu sistema de Gestão da Qualidade há mais de dez anos.

“O Ipem possui expertise no sistema Gestão da Qualidade há mais de dez anos, e esta parceria visa disseminar este conhecimento para a Controladoria Geral do Estado, contribuindo para o atendimento as diretrizes do Governador Wilson Lima, na evolução da melhoria contínua dos trabalhos por meio da CGE”, ressaltou Márcio André Brito.

FOTOS: Alexandre Vieira/Ipem-AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *