Após casamento, marido de Gretchen flagra esposa de biquíni e corpo chama atenção

Aos 61 anos, a cantora deixou todo mundo impressionado por seu corpaço Chegar aos 61 anos com o corpaço em dia, não é pra qualquer uma, não! Flagrada pelo maridão Esdras de Souza, a cantora Gretchen mostrou o corpaço impecável enquanto tomava um solzinho. Na imagem, a eterna rainha do rebolado aparece deitada de biquíni exibindo seu corpo todo bronzeado. Em menos de 2 horas, o post já tinha mais de 50 mil curtidas e milhares de comentários. “Meu Deus, que vergonha ser mais nova e não ter nem a metade do corpão da Gretchen”, lamentou uma seguidora. “Envelhecer com um corpo desse não é pra todo mundo”, escreveu uma fã. “Gata demais”, disse a cantora Sol Almeida. Vale lembrar que Gretchen e Esdras se casaram no último dia 30 de setembro durante uma cerimônia realizada no Pará.

Integrantes de organizadas invadem a Toca da Raposa para cobrar jogadores do Cruzeiro

Grupo está insatisfeito com momento do time na Série B do Brasileiro; PM foi chamada ao CT Um grupo de integrantes de torcidas organizadas do Cruzeiro invadiu a Toca da Raposa II na manhã desta quarta-feira em protesto ao desempenho do time na Série B do Campeonato Brasileiro. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram torcedores com camisas de organizadas dentro da Toca discutindo com a Polícia Militar, que foi chamada no centro de treinamento celeste. Segundo informações da PM, cerca de 30 integrantes da uma torcida organizada arrombaram a porta de vidro da Toca iniciando tumulto no interior do local. No momento, o ambiente foi controlado pela polícia militar. Os torcedores se retiraram do local, mas de acordo com a PM, ficaram quatro integrantes da torcida para conversar com a segurança. O Cruzeiro está na zona de rebaixamento da Série B, com apenas 11 pontos ganhos. O time de Ney Franco está em 17º lugar e soma cinco vitórias em 13 rodadas. No último fim de semana, a equipe perdeu para o líder Cuiabá com o um gol nos minutos finais do jogo. A crise no Cruzeiro é crítica dentro e fora de campo. Além do fraco desempenho nas partidas, o clube sofre com a grave situação financeira. Os jogadores estão com salários atrasados, o mês de agosto ainda não foi pago e hoje vence o mês de setembro. Nesta quarta-feira, o clube terá a segunda eleição do ano. Em cerimônia protocolar já que é candidato único, Sérgio Rodrigues, atual presidente, será oficialmente eleito para comandar o clube no triênio 2021-2023. Em maio, Sérgio foi eleito para um mandato-tampão até o fim deste ano. Ele substituiu Wagner Pires de Sá, que renunciou ao cargo. Mais informações em instantes Fonte: Ge

Rumo ao Catar: Seleção inicia novo ciclo de Copa do Mundo mais jovem e “estrangeira”; compare

Com Dunga, em 2015, Brasil enfrentava maior pressão após 7 a 1 e eliminação para o Paraguai Vai começar mais um ciclo de Copa do Mundo para a Seleção. Nesta sexta-feira, diante da Bolívia, às 21h30, o Brasil estreia nas Eliminatórias, o primeiro dos 25 passos necessários para conquistar o hexa no Catar, em 18 de dezembro de 2022. A exigência e a responsabilidade são as mesmas de sempre, inerentes à única seleção pentacampeã mundial. Porém, a busca pela sexta estrela dessa vez começa de forma mais leve do que da última. Em 2015, com Dunga no comando, o Brasil tentava se recuperar não só da frustração do 7 a 1 em casa, mas também da eliminação nas quartas de final da Copa América, diante do Paraguai, quatro meses antes. Para piorar, a Seleção começou o último ciclo sem o seu principal jogador. Neymar ficou fora das primeiras partidas, contra Chile e Venezuela, por conta de uma suspensão. Agora, com o camisa 10 livre de lesões e vindo de bom momento, o Brasil tem também a auto-estima mais elevada. A última competição disputada foi a Copa América, vencida pela equipe de Tite dentro do Maracanã, no ano passado. A manutenção do treinador também é uma novidade e ajuda a explicar por que desta vez há mais remanescentes do último Mundial. São nove (Ederson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Casemiro, Fabinho, Coutinho, Neymar e Firmino), e seriam ainda mais caso Alisson e Gabriel Jesus não tivessem sido cortados por lesões. Em 2015, com Dunga encarregado de uma reformulação, a Seleção iniciou as Eliminatórias com oito atletas que tinham disputado a Copa no Brasil. Dentre os convocados para aqueles jogos, cinco foram chamados por Tite agora novamente: Fabinho, Marquinhos, Fernandinho, Philippe Coutinho e Roberto Firmino. Daquela vez o grupo também era mais velho, com média de 27,4 anos, contra 26,9 do elenco atual. Dunga chamou oito atletas na faixa dos 30. Agora, são seis. – A lista traz equilíbrio. Tem Alisson, Casemiro, Marquinhos, Thiago Silva, Neymar, Coutinho… Sabemos como é importante ter essa mistura (entre jovens e experientes). Essa mística é importante. Juninho, Cesar Sampaio, Branco estão aqui e sabem. Dão responsabilidade e naturalidade para (quem é mais novo) entrar. Não é por osmose, mas transfere – disse Tite, no dia da convocação. Outra diferença entre um início de ciclo para outro é a diminuição no número de jogadores que atuam no Brasil. Os “estrangeiros” ampliaram o domínio, indo de 15 para 18 convocados. Na largada das últimas Eliminatórias, a equipe brasileira com mais representantes na Seleção foi o Corinthians, cujo técnico era justamente Tite. Mas, a mudança mais importante em relação à largada para o último Mundial precisa ser a de resultado. A Seleção estreou nas últimas Eliminatórias com derrota (2 a 0 para o Chile), algo que até então nunca tinha acontecido e que a torcida brasileira espera que não se repita.

Termina prazo para distribuição de horário eleitoral em TV e rádio

Conforme o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), nesta quarta-feira, dia 7, é o último dia para os juízes eleitorais responsáveis pela propaganda eleitoral elaborarem, junto com os partidos políticos e a representação das emissoras de rádio e de televisão, plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito, assim como para realizar os sorteios para a escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede e de inserções provenientes de eventuais sobras de tempo. Também termina o prazo para partidos e as coligações indicarem ao grupo de emissoras, ou à emissora responsável pela geração do sinal para veiculação da propaganda eleitoral gratuita, as pessoas autorizadas a entregar os mapas e as mídias, comunicando eventual substituição com no mínimo 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, dispensado o credenciamento dos dirigentes e delegados partidários, nos termos da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral que dispõe sobre a propaganda eleitoral. Além de ser o Último dia para o grupo de emissoras e as emissoras responsáveis pela geração fornecerem à Justiça Eleitoral, aos partidos políticos e às coligações, por meio do formulário estabelecido no Anexo II da Resolução da propaganda eleitoral, seus telefones, endereços, inclusive eletrônico, e nomes das pessoas responsáveis pelo recebimento de mapas e de mídias.

Arthur intensifica ações em Manaus e deixará mais 100 milhões em caixa ao novo prefeito

INFRAESTRUTURA – Prefeito retorna ao Distrito Industrial para vistoriar a reconstrução viária da avenida Buriti – A avenida Buriti, principal via de acesso entre as zonas Sul e Leste pelo Distrito Industrial, será, literalmente, reconstruída em mais de cinco quilômetros de extensão. Nesta terça-feira, 6/10, o prefeito Arthur Virgílio Neto vistoriou o andamento da obra, realizada pela Prefeitura de Manaus em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que tem prazo aproximado de 30 dias para ser concluída. MANAUS 351 ANOS – Prefeito Arthur Neto inaugura nova sede do Conselho Tutelar Leste 1 – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou nesta terça-feira, 6/10, a nova sede do Conselho Tutelar Leste 1, no shopping Cidade Leste, bairro Tancredo Neves. O novo espaço integra o pacote de inaugurações pelos 351 anos de Manaus, comemorado no próximo dia 24, possuindo fácil acesso e melhor estrutura para atendimento, contemplando os pré-requisitos da segurança, sigilo e comodidade necessários à criança e ao adolescente com direitos violados. SOLIDARIEDADE – Prefeitura habilita 64 organizações sociais para próxima etapa do 3º Edital de Fomento – Os envelopes com as 75 propostas submetidas pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ao 3° Edital de Fomento do Fundo Manaus Solidária, da Prefeitura de Manaus, foram abertos nesta terça-feira, 6/10, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, sede da prefeitura, bairro Compensa, zona Oeste. Do total de OSCs participantes, 64 foram consideradas aptas para a próxima fase do edital e 11 foram eliminadas do processo. O resultado final do edital, após todas as fases, será anunciado no dia 30 de novembro. EDUCAÇÃO – Mais de 400 educadores compartilham experiências sobre alfabetização de forma remota – Mais de 400 educadores dos blocos pedagógicos, do 1º e 3º ano, da rede municipal de ensino da Prefeitura de Manaus, participaram na manhã desta terça-feira, 6/10, da videoconferência “Alfabetização de forma remota: apresentação das práticas exitosas em alfabetização remota”. O objetivo foi o de compartilhar as práticas exitosas dos professores que trabalham com alfabetização, realizadas de forma remota no período de pandemia do novo coronavírus. SAÚDE – Moura Tapajóz realiza I Curso de Aperfeiçoamento para Enfermeiros Obstetras – Com o objetivo de reforçar as boas práticas no atendimento integral à gestante e nos cuidados com o recém-nascido, fortalecendo a iniciativa para a mudança do modelo assistencial com a inserção de enfermeiros obstetras na assistência ao parto e nascimento, a maternidade Dr. Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, localizada na Compensa, zona Oeste, iniciou nesta terça-feira, 6/10, pela manhã, o I Curso de Aperfeiçoamento para Enfermeiros Obstetras da maternidade. SUGESTÃO DE PAUTA ESPORTE E LAZER – Prefeito entrega campo de futebol revitalizado, nesta quarta-feira, 7/10, às 10h, na avenida Manaus 2000, s/nº, Distrito Industrial.

Garota é flagrada em aeroporto de Manaus com droga escondida em edredons

Uma adolescente foi apreendida nessa terça-feira (6), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, ao tentar embarcar com drogas escondidas em edredons. A polícia desconfiou do nervosismo da menor e ao submeter a bagagem dela ao aparelho de raio-x, encontrou a cocaína camuflada entre as cobertas. A mercadoria tinha como destino a cidade de São Paulo. Ela foi encaminhada a base da Polícia Federal e deve ser autuada por tráfico. Os agentes também devem investigar quem teria entregado a droga para a jovem.  

Corpo de homem desaparecido é achado em decomposição em rio no Amazonas

Manaus/AM – O corpo de um homem foi encontrado na nessa terça-feira (6), no Rio Urubu, no município de Itacoatiara, interior do Amazonas. A vítima é conhecida apenas como Budeco e teria  desaparecido horas depois de ter sido visto navegando bêbado em uma canoa no último domingo (4). Os moradores acreditam que ele tenha caído da embarcação e se afogado. O corpo do homem foi encontrado em avançado de decomposição e trazido para o IML em Manaus. Ele aguarda reconhecimento.  

Em reunião com o BNDES, governador Wilson Lima alinha estratégias para concessão de parques naturais

O governador Wilson Lima esteve reunido, nesta terça-feira (06/10), por videoconferência, com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir estratégias para a concessão de atividades turísticas em parques naturais do Amazonas. Esse modelo de gestão em parceria com a iniciativa privada já é adotado em outros parques do Brasil, como o Parque Nacional da Tijuca (Corcovado), no Rio de Janeiro, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. “O Governo do Amazonas montou um plano de ação para transformar os ativos ambientais do nosso estado em oportunidades de desenvolvimento econômico e social sustentável, principalmente no interior. Recentemente, lançamos a política de concessão de florestas estaduais, que deve gerar uma receita de R$ 1,3 bilhão para o Estado e agora, buscamos mais um avanço nessa agenda a partir dos estudos para a concessão de parques naturais com grande potencial turístico”, afirmou Wilson Lima. Segundo ele, a exploração dessas atividades pela iniciativa privada permitirá, ao mesmo tempo, a conservação e uso adequado dos parques, bem como a geração de renda para as comunidades locais. A cooperação técnica com o BNDES visa a realização de estudos preliminares e a elaboração do edital de concessão, sem ônus para o Governo do Amazonas. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o Amazonas possui sete parques estaduais, sendo que dois deles estão aptos para a concessão à iniciativa privada: o Parque Estadual (PAREST) do Rio Negro – Setor Norte, no município de Novo Airão, e o Parque Estadual (PAREST) Sumaúma, na Cidade Nova, zona norte de Manaus. “Essa é uma agenda de desenvolvimento sustentável colocada pelo governador Wilson Lima, e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) tem corrido atrás dessas oportunidades sem custo para o governo, fazendo parcerias como essa, com o BNDES, para que esses investimentos possam chegar, investimentos privados e investimentos governamentais também, para a gente fazer com que a floresta em pé, seus serviços e o turismo sejam um bom negócio para o estado”, destacou. Participaram da videoconferência desta terça-feira, representando o BNDES, o diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs, Fábio Abrahão; e o superintendente da área de Governo e Relacionamento Institucional, Pedro Bruno. Atrativos – Criado em 1995, o PAREST do Rio Negro – Setor Norte tem 146.028 hectares de área total. O portfólio de atrações turísticas vai do turismo arqueológico, étnico-cultural, ecoturismo, lazer aquático, até o turismo de biodiversidade propriamente dito. Praias, cachoeiras, trilhas aquáticas e terrestres, comunidades tradicionais e as ruínas de Velho Airão são alguns dos destaques. O PAREST Sumaúma, com 52,62 hectares de área, é um refúgio verde na capital amazonense. O parque contempla não apenas opções de lazer ecológico para toda a família, mas também abriga uma vasta biodiversidade de flora e fauna. É o lar de três famílias do macaco Sauim-de-Coleira, animal-símbolo da cidade de Manaus, além de aves raras, como a garça real.

Ricardo Nicolau aparece em grande crescimento em nova pesquisa e mostra queda de David e Amazonino

A pesquisa do Durango também perguntou aos eleitores se o voto em seus candidatos já é definitivo ou se há possibilidade de mudança. Confira os resultados  Os candidatos a prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), líder e vice-líder nas pesquisas eleitorais, respectivamente, caíram mais de 1% nas intenções de voto, conforme o estudo comparativo da empresa Perspectiva divulgado nesta quarta-feira, dia 7. O candidato Ricardo Nicolau (PSD) foi o que registrou maior crescimento (1,2%), seguido de Alfredo Nascimento (PL) que subiu 1%, segundo a empresa do publicitário Durango Duarte. Os números da pesquisa de hoje são os seguintes: Amazonino, 31,6%; David, 17,2%; José Ricardo (PT), 9,1%; Alfredo Nascimento, 6,5%; Capitão Alberto Neto (Republicanos), 6,1%; Ricardo Nicolau (PSD), 4,8%; Coronel Menezes (Patriota), 3%; Chico Preto (DC), 3%; Romero Reis (Novo), 1%; Marcelo Amil (PCdoB), 0,1%. Comparativo Em comparação com a pesquisa da Perspectiva divulgada no dia 29 de setembro, Amazonino caiu de 32,7% para 31,6% e David de 18,5% para 17,2%. Ricardo Nicolau saltou de 3,6% para 4,8%, enquanto Alfredo Nascimento subiu de 5,5% para 6,5%. Confira a evolução dos candidatos no quadro abaixo. Voto definitivo A pesquisa também perguntou aos eleitores se o voto em seus candidatos já é definitivo ou se há possibilidade de mudança. Conforme os resultados, Amazonino Mendes tem a maior média de votos consolidados (20,9%), mas também a maior possibilidade de mudança (10,7%). Veja o quadro. Rejeição Em relação a rejeição, o candidato Amazonino Mendes lidera com 25,1%, seguido por Alfredo Nascimento, que tem 22,7%. O terceiro mais rejeitado é o candidato do PT, José Ricardo, que não receberá o voto de 7,3% dos eleitores. A Perspectiva realizou 1 mil entrevistas entre os dias 1º e 6 de outubro. A margem de erro máxima estimada é de 3,1%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09713/2020. Confira o estudo completo aqui. Fonte: BNC Amazonas

Delegacia Interativa passa a se chamar Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos

Na manhã dessa terça-feira (06/10), durante Reunião Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), foi aprovado o Projeto de Lei (PL) nº 404/2020, oriundo da Mensagem Governamental nº 74/2020, que alterou o nome da Delegacia Interativa (DI), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), para Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), dando maior abrangência à sua finalidade. A mudança de nomenclatura já havia tido parecer favorável das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Assuntos Econômicos e de Segurança Pública. A notícia foi compartilhada pela delegada-geral da PC-AM, Emília Ferraz. “Nós, enquanto instituição, comemoramos essa aprovação, pois dá maior abrangência à delegacia e facilita o entendimento da população a respeito da finalidade da Especializada”, comentou Emília. Em agosto deste ano, sob coordenação da delegada Ana Cristina Braga, a DERCC passou a contar com novas atribuições para dar celeridade ao andamento das ocorrências registradas no universo on-line, conforme Portaria Normativa nº 019/2020-GDC/PC, assinada pela delegada-geral. Na oportunidade, Emília Ferraz ressaltou que a portaria “veio para atender a atual demanda referente a crimes cibernéticos, além de formalizar e esclarecer as novas atribuições administrativas e investigativas da delegacia que, até então, havia sido criada apenas para gerir a plataforma on-line”. Já a delegada Ana Cristina, destaca que a delegacia tem como prioridade a investigação cibernética, que se dá com a instauração de procedimentos policiais, Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCOs) ou Inquéritos Policial (IPLs). Ainda de acordo com a portaria normativa, são de competência da DERCC os crimes tipificados na Lei 12.737/2012, extorsão por meio da internet, divulgação de cenas de sexo ou pornografia por meio da internet, estelionato cometido por meio de páginas fakes e crimes contra a honra praticados por meio da internet em face de funcionário público, dentre outros. Denúncias – As vítimas de crimes cibernéticos devem realizar o registro do BO, por meio do endereço eletrônico da delegacia interativa.am.gov.br. Ou ainda, formalizar o BO pessoalmente na Especializada, que está situada nas dependências da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital.

Sedecti atualiza Guia de Incentivos Fiscais da Zona Franca de Manaus

Um quadro preciso sobre a estrutura de incentivos fiscais estadual e federal e informações socioeconômicas do Amazonas devidamente atualizados estão disponíveis no Guia de Incentivos Fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), reeditado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Com versão em Português e Inglês, o novo Guia de Incentivos Fiscais da Zona Franca de Manaus pode ser acessado aqui . A publicação foi atualizada pela equipe técnica da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Sedecti, incluindo informações com alterações na legislação tributária e revisão da tradução para o inglês. Segundo o secretário executivo de Desenvolvimento, Renato Mendes Freitas, o Guia busca orientar os empresários acerca do melhor caminho para realizar aporte de capitais, a partir do modelo incentivado existente somente no Amazonas, no qual a segurança jurídica é o grande diferencial em relação aos demais centros industriais do País. Orientação – Além do Guia de Incentivos Fiscais, a Sedecti, acrescentou Renato Freitas, conta com um quadro de técnicos capacitados para orientar, a qualquer momento, os investidores quanto ao modelo tributário vigente no parque industrial local.

Estado já gastou R$ 1,6 milhão com atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito em 2020

Até o mês de agosto deste ano, os três maiores Prontos-Socorros do Amazonas, João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo, atenderam 6.962 vítimas de acidentes de trânsito, gerando para o Estado um custo de R$ 1,6 milhão com internações, cirurgias e outros procedimentos. Esses acidentes respondem por boa parte das internações hospitalares e pela maioria dos atendimentos de urgência e emergência das unidades, gerando altos custos sociais, como cuidados em saúde, perdas materiais e despesas previdenciárias, além de grande sofrimento para as vítimas e familiares. “O custo humano é muito mais elevado do que de fato a parte financeira que a gente acaba acentuando. Sendo dez vezes maior com os traumas para as famílias, as sequelas graves dos pacientes que nunca mais vão voltar a trabalhar, falar ou poder ter uma vida tranquila normalmente”, destaca o secretário executivo Adjunto de Atenção à Urgência e Emergência, Moab Amorim. O último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) coloca o Brasil na quinta posição do ranking de países com mais mortes no trânsito, ficando atrás da Índia, China, EUA e Rússia, e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada dez atendimentos por acidente de trânsito realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), oito são envolvendo motociclistas. Dados também mostram que os homens representaram 67,1% dos atendimentos nas unidades de saúde do país e as mulheres 50,1%. Os jovens estão no grupo mais acometido por esses acidentes. Para o secretário, esse cenário é refletido no Estado, causando custos nos serviços de alta complexidade. Ele também ressaltou que o país possui um alto índice de violência no trânsito e que, no interior do Amazonas, também não é diferente, o que sobrecarrega serviços como ortopedia, traumatologia e neurocirurgia. Número de atendimentos – No Hospital e Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, até agosto, foram 4.255 atendimentos de vítimas envolvidas em acidentes no trânsito, sendo 1.731 relacionados a motocicletas, 187 com carros, 212 por atropelamentos e 435 atendimentos que envolviam o trânsito. No HPS João Lúcio Pereira Machado, na zona leste, foram atendidas 2.299 vítimas de acidentes de trânsito, desse total, 355 são de acidentes com carros e 1.711 com motos. Já no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, 2.098 vítimas de trânsito foram atendidas na unidade. “O índice de traumas graves, de fraturas com intervenção cirúrgica, nunca baixa. Os municípios precisam executar ações de educação e controle do trânsito, com a implantação de limitadores de velocidade, fiscalização eletrônica e blitz. O uso de capacete também é pequeno, principalmente no interior”, avalia Moab. Queda nos números – O índice de atendimentos nas unidades de urgência e emergência de vítimas de acidentes de trânsito reduziu 32,72% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2019, em oito meses, os três Prontos-Socorros da capital atenderam 10.349 vítimas de violência no trânsito, gerando um gasto para o Estado de aproximadamente R$ 2.379.856,04. A queda nos números teve influência das medidas de isolamento social tomadas pelo Governo do Estado durante o pico da pandemia de Covid-19. Nos meses de abril e maio deste ano, o número de atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito foi 57,83% menor que nos mesmos meses do ano passado. Em 2019, foram 2.590 atendimentos nos meses de abril e maio, já em 2020, foram 1.092 atendimentos. Segundo o secretário, o valor gasto na saúde com a violência no trânsito poderia ser usado em outros serviços. “Os custos gerados pelos acidentes poderiam ser destinados a outro front de serviço, como o tratamento de fratura trocantéricas de idosos em acidentes domésticos, por exemplo”, finalizou.

Enfermeiros obstetras da Moura Tapajóz participam de curso de aperfeiçoamento

Com o objetivo de reforçar as boas práticas no atendimento integral à gestante e nos cuidados com o recém-nascido, fortalecendo a iniciativa para a mudança do modelo assistencial com a inserção de enfermeiros obstetras na assistência ao parto e nascimento, a maternidade Dr. Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, localizada na Compensa, zona Oeste, iniciou nesta terça-feira, 6/10, pela manhã, o I Curso de Aperfeiçoamento para Enfermeiros Obstetras da maternidade. O evento ocorre em parceria com a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Amazonas (Abenfo-AM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em virtude da pandemia do novo coronavírus e respeitando os protocolos de segurança dos órgãos de saúde, a cerimônia de abertura foi realizada on-line pelo Google Meet. O curso precede a implantação na maternidade do modelo preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de assistência ao parto e nascimento, que se contrapõe ao uso desnecessário de intervenções médicas e de procedimentos invasivos. “É necessário destacar a importância da enfermagem obstétrica no aprimoramento da atenção, não apenas na atenção ao parto e nascimento, mas na atenção à Saúde da Mulher como um todo e o seu impacto na redução dos números de mortalidade materna”, avaliou Maria Christina Almeida Barra, representante do projeto Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), do Ministério da Saúde. A subsecretária municipal de Saúde, Adriana Elias, destacou os avanços e o empenho da equipe da maternidade, e as mudanças ocorridas na unidade. “A Moura Tapajóz tem uma equipe muito capaz, com muita vontade, e, seguimos apoiando toda equipe técnica e de gestão da maternidade, que ajuda a promover as mudanças necessárias”, destacou. Conforme a diretora da maternidade Dr. Moura Tapajóz, enfermeira obstetra Núbia Pereira da Cruz, essa é a última etapa de um processo iniciado em 2018, quando enfermeiros obstetras da maternidade participaram de um curso de aprimoramento nas maternidades Alzira Reis, em Niterói (RJ), e Carmela Dutra, no Rio de Janeiro (RJ), pelo Apice On, do Ministério da Saúde. “Ano passado, em novembro de 2019, nós seguimos com o trabalho e realizamos o Seminário do Curso de Aprimoramento para Enfermagem Obstétrica, em que foram apresentados os avanços obtidos até então. Agora, estamos muito felizes por encerrar mais essa etapa e finalmente podermos realizar a implantação do modelo na maternidade”, explicou a diretora. Programação Com carga horária de 186 horas/aula distribuídas em atividades autodirigidas, teóricas e presenciais, e práticas em serviço a serem desenvolvidas ao longo de 30 dias, o aperfeiçoamento é direcionado aos 12 enfermeiros obstetras da maternidade Dr. Moura Tapajóz. O cronograma de atividades inclui temas como “Manejo do períneo: reconhecimento e reconstrução de laceração de 1º e 2º grau”, “Segurança do paciente e checklist para o parto seguro”, “O papel do enfermeiro obstetra e implicações legais”, “Acolhimento e classificação de risco nos serviços de obstetrícia”, “Enfermagem nas urgências e emergências obstétricas”, “Métodos não farmacológicos para alívio da dor”, “Assistência ao recém-nascido”, “Alta segura” e “Avaliação da vitalidade fetal”, dentre outros assuntos. Participaram da mesa virtual de abertura a subsecretária municipal de Saúde, Adriana Elias; a diretora da maternidade Dr. Moura Tapajóz, Núbia Pereira da Cruz; o diretor da Escola de Enfermagem, da Ufam, Esron Soares Carvalho Rocha; a coordenadora do programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da UEA, Lihsieh Marrero; além de representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-AM), a presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo–AM), Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Amazonas, Projeto Apice On, além de outra entidades e Organizações Não Governamentais (ONGs).

Educadores discutem alfabetização de forma remota em encontro on-line

Mais de 400 educadores dos blocos pedagógicos, do 1º e 3º ano, da rede municipal de ensino da Prefeitura de Manaus, participaram na manhã desta terça-feira, 6/10, da videoconferência “Alfabetização de forma remota: apresentação das práticas exitosas em alfabetização remota”. O objetivo foi o de compartilhar as práticas exitosas dos professores que trabalham com alfabetização, realizadas de forma remota no período de pandemia do novo coronavírus. O encontro foi realizado pelo canal EduInovam, no YouTube e Hangoust Meet (sala de formadores) e foi organizada pela Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, também participou do evento e falou da importância do envolvimento de todos os educadores e do apoio e confiança na equipe pedagógica da rede municipal, que em 2019 teve 69% das crianças alfabetizadas até o final do 3º ano. “A Semed vem trabalhando desde 2015 para melhorar seus índices de alfabetização e conseguimos muitos avanços, mas precisamos ainda melhorar em alguns pontos. Todo esse crescimento é fruto de muito trabalho dos professores, pedagogos, diretores e também da confiança que o prefeito Arthur Virgílio Neto e a secretária Kátia Schweickardt depositam na equipe”, avaliou Euzeni, que também exaltou o trabalho durante a pandemia. “Essa videoconferência é a prova de que nesse período de isolamento social, por conta da Covid-19, todos precisaram se reinventar e estamos conseguindo superar com muita inspiração para melhorar cada vez mais a aprendizagem das nossas crianças”, comentou a subsecretária da Semed. A videoconferência contou ainda com a participação de Suely Amaral, consultora em alfabetização de São Paulo; Karolina Cordeiro, professora e formadora da Fundação Vitória Amazônica; e Edmilza Ferreira, formadora da Divisão do Desenvolvimento do Profissional do Magistério. A mediadora do debate foi a chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Vera Silva. Foram mais de duas horas de muita conversa e troca de experiências. Durante o encontro virtual professores demonstraram as atividades, que envolveram muita música, poesia, entre outras, realizadas com os alunos desde que as aulas presenciais foram suspensas e eram enviadas por meio de aplicativo de conversa aos pais dos alunos. Suely Amaral deu várias dicas de atividades que podem contribuir para a alfabetização de uma criança. “Um trabalho intenso com leitura, que nos primeiros anos envolva cantigas, parlendas e brincadeiras, vai ajudar a criança a reconhecer letras, sons, rimas e trava-línguas. Tudo isso são ferramentas onde pode se trabalhar os fonemas de acordo com a região onde mora a criança”, disse Suely. Ao final do encontro, houve uma roda de conversa onde todos os participantes puderam fazer perguntas aos convidados sobre as metodologias utilizadas na alfabetização e de como manter uma educação de qualidade, mesmo que seja a distância. “Nós fazemos a escola, o professor cada vez mais se reinventa. Esse é um momento para parabenizá-los por tudo que eles vêm desenvolvendo e pudemos presenciar nesse encontro. Foi muito bom tirar dúvidas e contribuir com a nossa experiência, para que o professor se mantenha firme nessa missão”, observou Karolina Cordeiro.  

Prefeito Arthur Neto inaugura nova sede do Conselho Tutelar Leste 1

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou nesta terça-feira, 6/10, a nova sede do Conselho Tutelar Leste 1, no shopping Cidade Leste, bairro Tancredo Neves. O novo espaço integra o pacote de inaugurações pelos 351 anos de Manaus, comemorado no próximo dia 24, possuindo fácil acesso e melhor estrutura para atendimento, contemplando os pré-requisitos da segurança, sigilo e comodidade necessários à criança e ao adolescente com direitos violados. “Estamos oferecendo as condições necessárias para que os conselheiros tutelares possam fazer esse trabalho de proteção às crianças e adolescentes, que envolve uma tarefa complexa”, observou o prefeito. “Nós estamos aqui para apoiá-los. Como parlamentar, esbocei o projeto que configura os conselhos tutelares, auxiliado por eles”, lembrou Arthur Neto. Essa é a quinta obra entregue pelo prefeito, nesses seis primeiros dias de outubro, como parte da programação do aniversário de 351 anos de Manaus, a serem completados no próximo dia 24. Ao longo do mês, uma ampla agenda de entregas de importantes obras e outras atividades simbólicas estão previstas. Segundo a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Suzy Anne Zózimo, o local escolhido para a nova sede levou em conta, principalmente, a proteção do público infantojuvenil. “É um local fechado, de acesso controlado e isso dá mais segurança e privacidade aos que trabalham e aos que nos procuram”, afirmou. Atualmente, o Conselho Tutelar Leste 1 tem uma média de mil atendimentos por mês e é coordenado pela conselheira Iolene Oliveira de Souza, sendo composto pelos conselheiros João Menezes dos Santos, Sérgio Silva Brandão, Gildo Almeida da Silva e Aldemir Brito de Aguiar. “Vimos agora para um lugar mais agradável, melhor para atender ao público que nos procura, porque nossa demanda é grande”, explicou Iolene Oliveira. Conselhos tutelares Existem nove conselhos tutelares em Manaus e um total de 45 conselheiros. O conselho tutelar é vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e é um órgão essencial ao Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, concebido pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, para garantir a proteção integral àquelas faixas etárias. Importante destacar que, em julho deste ano, a Prefeitura de Manaus entregou um total de 230 itens de material permanente, entre mobílias, microcomputadores e condicionadores de ar, aos conselhos de direito e tutelares do município, como parte das metas da gestão municipal, para fortalecer e reestruturar os conselhos. Em setembro do ano passado, a prefeitura já havia disponibilizado nove veículos da marca Gol, sendo um para cada conselho tutelar, para otimizar o trabalho dos conselheiros.