Amazonas é declarado em situação de transmissão comunitária do vírus
Pelos números oficiais, o Amazonas tem até este momento 111 pessoas infectadas pelo coronavírus. São 105 na capital e 6 nos municípios.
De acordo com o setor de saúde do Governo do Estado, nas últimas 24 horas foram 30 novos casos.
Por causa desse índice, a diretora da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto, declarou que o Amazonas já vive a transmissão comunitária do vírus.
Dessa maneira, é impossível saber a origem da contaminação, quem e onde o vírus foi transmitido. Até então, as pessoas contaminadas no Amazonas eram pelas pessoas que trouxeram o vírus de fora do estado.
Portanto, em nome do governo, ela reforça a necessidade ainda maior de isolamento social, evitando aglomeração.
Além de evitar contaminação, isso também vai ajudar que o sistema de atendimento não fique estrangulado por casos simultâneos.
Conforme a diretora, isso pode deixar que pessoas com sintomas da doença tenham dificuldade de ter o atendimento com a velocidade que pode estar necessitando. E, dessa forma, correr risco até de óbito.
Caso na tríplice fronteira
O município de Santo Antônio de Içá é a novidade na lista dos que têm moradores contaminados pelo coronavírus. No caso, é um médico que atua na região da tríplice fronteira com Colômbia e Peru.
Além do médico, 43 pessoas que tiveram contato com ele estão em monitoramento porque têm sintomas gripais. São moradores de Tonantis, Tefé e Amaturá.
Os demais no interior, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), são em Parintins (2), Manacapuru (2) e Boca do Acre (1). Desses casos, 1 de Parintins faleceu.
Conforme ainda a FVS, são 12 internados por causa do coronavírus. São 10 em hospitais particulares e 2 no hospital público Delphina Aziz, em Manaus.
Entre esses internados há 5 pacientes em UTI, sendo 2 em hospital público, aos quais está sendo aplicado o medicamento cloroquina.
Sobre esses pacientes, a diretora da FVS, Rosemary Pinto, apontou que estão em estado grave e necessitam de “suporte à vida”.
Investigados
Além dos casos confirmados, 271 pessoas estão em investigação. De ontem para hoje foram 121 novos casos.
São, segundo Rosemary, amostras colhidas nos laboratórios do estado de pessoas com suspeita da doença.
Caso no Delphina não foi coronavírus
Ela alertou que, além do coronavírus, há outras viroses que estão levando a estados graves de saúde. Portanto, exigem também internação em UTI.
Por exemplo, Rosemary citou que há uma paciente grave, entubada, contaminada pela gripe influenza H1N1.
Foto: Reprodução/vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *