Ipaam renova Licença de Operação do Zoológico do Cigs
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio de sua Gerência de Fauna (GFAU), esteve na última semana no zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) para a realização de uma vistoria que teve como objetivo a renovação da Licença de Operação do espaço. O local poderá continuar com suas atividades abertas ao público por mais um ano. Localizado no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus, o espaço é o único ambiente na cidade onde a população manauara pode visitar e conhecer um pouco mais de perto a fauna amazônica. Por este motivo a bióloga e técnica ambiental do Ipaam, Quéren dos Santos, considera de extrema importância o trabalho do órgão junto ao Cigs. “Sendo o nosso único zoológico, é extremamente importante falarmos a mesma língua para que se tenha e mantenha esse espaço, com todos os requisitos estruturais, cuidados com os animais e o aparato para receber o público em conformidade com o que pede o regramento e, nesse ponto, o Cigs cumpre direitinho, até porque possui em seu quadro funcional veterinários e biólogos”, ressalta Quéren. A direção do zoológico envia anualmente para o Ipaam um relatório detalhado de todos os trabalhos e mudanças realizadas. Esse ano, os técnicos da GFAU conferiram as duas mudanças estruturais promovidas no espaço: a reforma do aquário e a criação da sala de imersão, um local destinado à projeção de vídeos sobre as atividades realizadas pelo Cigs e as riquezas da Amazônia. O trabalho que é feito com os animais também foi vistoriado, bem como o tratamento direcionado a eles no ambulatório, o tipo de alimentação que cada animal recebe e a disponibilidade de alimento, as medicações administradas, a saúde dos animais, onde vivem, dentre outros fatores. Para a 1ª tenente e bióloga do Cigs, Eliane Carvalho, o Ipaam é peça fundamental para orientações das melhores práticas a ações que o Cigs busca adequar às suas instalações. “Nós entendemos que o Ipaam é uma peça fundamental para orientações das melhores práticas e ações que o Cigs faz para melhoria do Zoológico e entende que a parceria institucional busca apoiar a conservação de espécies criadas em cativeiro. Agradecemos nesse sentido o papel do instituto”, declarou a bióloga. A Licença de Operação do Cigs junto ao Ipaam é renovada todos os anos. Para que isso ocorra, uma vistoria deve ser feita anualmente. Essa licença pode ser solicitada por um período maior de tempo, quatro anos, mas devido ao pouco recurso disponível para o funcionamento do local e pagamento da licença, o Centro Integrado opta por pedir de forma anual. FOTO: Divulgação Ipaam Fonte
Defensoria entra com ação na Justiça para reduzir preço dos ingressos para o jogo Amazonas x Flamengo
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) na Justiça Estadual pedindo a diminuição de 30% dos valores de ingressos para o jogo de futebol entre Amazonas e Flamengo, pela terceira fase da Copa do Brasil, que está marcado para acontecer no próximo dia 22 de maio na Arena da Amazônia, em Manaus. A ação, com pedido de concessão da tutela provisória de urgência de natureza antecipada, também solicita a devolução da diferença dos valores dos ingressos para quem já os adquiriu e a suspensão das vendas pelo prazo de 48 horas, para que os responsáveis ajustem o sistema de venda de ingressos e voltem a comercializá-los com o desconto de 30%. A ACP foi proposta pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da DPE-AM e pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (CDC/CMM) – que receberam diversas reclamações quanto aos altos valores praticados no preços dos ingressos – contra o clube mandante da partida, o Amazonas Futebol Clube. “Nós fizemos uma análise dos preços praticados e, no nosso entendimento, esses preços demonstram uma exorbitância e um aumento injustificado, o que é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor”, explicou o defensor público Christiano Pinheiro. “A Constituição Federal, quando trata da ordem econômica, estabelece dois princípios, o princípio da livre iniciativa, portanto da liberdade econômica, e da defesa do consumidor, sendo que nenhum princípio é absoluto no nosso regramento constitucional. Assim, eles devem estar harmonizados e, por isso, propusemos a ação, para que a gente encontre uma sintonia entre a obtenção de lucro pelo Amazonas FC e a defesa do consumidor, para que esses preços praticados não se mostrem abusivos e exorbitantes”, acrescentou. Preços abusivos De acordo com a ação civil, o Amazonas FC iniciou a comercialização dos ingressos, por meio da plataforma Ache Tickets, de maneira abusiva, “já que pratica preços totalmente fora da média para as partidas realizadas no Estado do Amazonas, quando os jogos envolvem grandes clubes no cenário futebolístico nacional”. O documento aponta que o valor do ingresso para arquibancada mais caro (R$ 400) está bem acima da média de (R$ 229,33) praticada nos últimos jogos realizados em Manaus que envolveram grandes times do futebol brasileiro (Vasco, Santos e Flamengo). “O fato é que o requerido Amazonas Futebol Clube, aproveitando-se de uma partida contra um time de expressão nacional, pretende praticar preços de ingressos em valores abusivos e completamente dissonantes da realidade mercadológica, se compararmos grandes clubes do cenário nacional que aqui disputaram jogos, inclusive o próprio Flamengo”, ressalta trecho da ação civil. A ACP destaca que o clube mandante do jogo, no caso o Amazonas FC, tem o direito de estabelecer os valores dos ingressos. “Todavia, considerando que nenhum direito e/ou princípio é absoluto, recebendo, cada um deles, legítimas limitações decorrentes da conveniência com outros, nos limites da liberdade consentida, a Defensoria Pública entende que a conduta dos requeridos se enquadra como prática abusiva, na forma do artigo 39, X, do Código de Defesa do Consumidor, razão pela qual se propõe a presente Ação Civil Pública a fim de se verem resguardados os direitos dos consumidores”, ressalta. “Esperamos que o Judiciário entenda essa situação e intervenha na atividade econômica, como, aliás, a própria Constituição Federal dispõe no seu artigo 174, reduzindo o valor para que esse preço fique em sintonia com a média dos últimos praticados em jogos realizados na Arena da Amazônia envolvendo grandes clubes do cenário nacional”, declarou o vereador Eduardo Assis, presidente CDC/CMM. “A Defensoria Pública e os órgãos de Defesa do Consumidor não são contra a obtenção de lucro, mas esse lucro precisa estar em sintonia com a nossa legislação para que também não fique um preço muito abusivo para o nosso consumidor”, concluiu o defensor Christiano Pinheiro. Foto: Arquivo/DPE-AM Fonte
DPE-AM e Ipaam vão fazer levantamento para simplificar licenciamento de casas flutuantes do Tarumã-Açu
Em reunião no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), nesta segunda-feira (29/4), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) deu prosseguimento às ações do Grupo de Trabalho (GT) dos Flutuantes do Tarumã-Açu. Durante o encontro, ficou definido que o grupo fará uma nova visita no local na próxima sexta-feira (3/5) acompanhado de técnicos do órgão para fazer o levantamento dos flutuantes que funcionam apenas como moradias. “A presença dos técnicos do Ipaam vai ser importante porque encaminhamentos vão ser solicitados. Há o interesse em fazer o licenciamento mais simplificado dos moradores e a presença deles lá vai ajudar nesses encaminhamentos. Eles se disponibilizaram para fazer um relatório sobre essa situação, o que vai permitir, inclusive, que se comunique em juízo”, destacou o defensor público Carlos Almeida Filho, titular da Defensoria Especializada em Interesses Coletivos (DPEIC) e coordenador do GT. Responsável pelas áreas de “Promoção e Defesa de Direitos Humanos” e “Meio Ambiente e Questões Agrárias” no âmbito do GT, a defensora pública Elânia Nascimento também participou da reunião desta segunda-feira. Ela informou que a DPE-AM e o Ipaam vão firmar um termo de cooperação “a fim de levantar quais moradores são da população tradicional que têm seus flutuantes apenas para fins de moradia”. A cooperação foi alinhada pela DPE-AM com o Ipaam na semana passada. O objetivo do levantamento é identificar aqueles flutuantes que são apenas moradia e que, por esta razão, estão dentro dos critérios para passar por um processo de licenciamento mais simplificado, que envolve menos requisitos, como o aval da Marinha do Brasil (o documento Nada a opor) e a instalação de estação de tratamento de esgoto (ETE). “Vamos começar a fazer esse levantamento de quem são esses flutuantes-moradia e o que falta para eles serem regularizados para que essa população mais vulnerável seja tão prontamente atendida e regularizada”, ressaltou a defensora. O defensor público Thiago Rosas, responsável pelas áreas de “Moradia e Fundiária” no GT dos Flutuantes, também vai participar da visita técnica marcada para acontecer na próxima sexta-feira. A última visita da DPE-AM no Tarumã-Açu aconteceu no dia 22 deste mês, quando o defensor público Christiano Pinheiro, do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), esteve no local para fazer um mapeamento prévio da cadeia de consumo existente na região, alvo de uma decisão judicial que determinou a retirada dos flutuantes. Suspensão da retirada A ordem de retirada dos flutuantes ocupados foi suspensa liminarmente no dia 20 de março pelo juiz do caso, Glen Hudson Paulain Machado, da Vara Especializada do Meio Ambiente da Comarca de Manaus, a pedido da DPE-AM, que apontou nulidades no processo, cujo cumprimento da sentença estava marcado para acontecer ainda em março. O processo que culminou na ordem de retirada é uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada em 2001 pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) contra, à época, o Município de Manaus e 74 proprietários de flutuantes situados às margens dos rios da capital. A ação fundamentava-se em preocupação com o estágio de degradação dos mananciais que circundam o Município, e com os prejuízos ambientais atribuídos à proliferação dos flutuantes na região. A Defensoria foi procurada por pessoas que moram e trabalham em flutuantes e que não foram ouvidas no processo. A instituição entrou na causa como Custos Vulnerabilis. GT dos Flutuantes Além de “Interesses Coletivos”, “Defesa do Consumidor, Promoção e Defesa de Direitos Humanos / Meio Ambiente” e “Questões Agrárias e Moradia e Fundiário”, o Grupo de Trabalho dos Flutuantes conta também com defensores das áreas de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Carolina Carvalho), Defesa dos Direitos Relacionados à Saúde (Arlindo Gonçalves Neto) e Infância e Juventude (Eduardo Ituassú). Foto: divulgação/DPE-AM Fonte
Wilson Lima entrega apartamentos do Residencial Ozias Monteiro II beneficiando 192 famílias
O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (29/04), o Residencial Ozias Monteiro II, na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona norte, beneficiando 192 famílias. Com, aproximadamente, R$ 27,1 milhões de recursos do Governo do Amazonas, a obra é parte do Amazonas Meu Lar, maior programa de habitação já realizado pela gestão pública estadual. “A entrega que nós fizemos aqui de chaves desses apartamentos é destinada a funcionários da área de saúde, em especial aqueles que participaram dos momentos mais difíceis dos quais passaram o estado do Amazonas”, destacou o governador. “A casa própria é o maior sonho do brasileiro, a casa própria é o maior sonho do amazonense. Não existe nessa vida nada mais digno do que você ter o seu lar, ter onde compartilhar os bons momentos com filhos, esposo, esposa”, completou Wilson Lima. O governador esteve acompanhado de deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa do Amazona (ALE-AM), Roberto Cidade, além dos deputados Adjuto Afonso, João Luiz, Mário César Filho; Mayara Pinheiro; os vereadores Diego Afonso, Yomara Lins, Marcel Alexandre, Jacqueline Coelho, Lissandro Breval, Elissandro Bessa, Allan Campelo e Rodrigo Guedes. Também estiveram presentes secretários e representantes de instituições e empresas ligadas ao setor de habitação. Assim como aconteceu com o Ozias Monteiro I, as unidades habitacionais são destinadas a servidores públicos, entre eles profissionais da Saúde que atuaram na pandemia, além de inscritos no Amazonas Meu Lar, Pessoas com Deficiência (PCDs) e idosos. “É uma felicidade que nós podemos ver no rosto das pessoas que estão aqui presentes, que irão receber uma moradia digna, segura, com todas as certidões, regularizações que são necessárias para o imóvel, que inclusive está na área de maior desenvolvimento da cidade de Manaus aqui na Cidade Nova“, afirmou o diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro. Na ocasião da entrega, estiveram presentes os beneficiários que vão receber as chaves do novo imóvel financiado pelo Estado. Após a inauguração, eles fizeram visitas técnicas nos apartamentos, assinaram os contratos de financiamento do imóvel junto à Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e receberam as chaves, além do manual do proprietário. “Além de uma grande entrega, a gente está reduzindo o déficit habitacional. É uma demonstração, um gesto, que o governador faz e demonstra a sua sensibilidade com os profissionais da saúde”, declarou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Fausto Júnior. Financiamento O valor de financiamento de cada apartamento é de R$ 141 mil. Os selecionados vão pagar a menor taxa de juros já aprovada pelo Governo do Amazonas, sendo de 1%. A taxa aplicada anteriormente, como por exemplo no Conjunto Residencial Ozias Monteiro I, era de 5,5%, já que o apartamento foi financiado com recursos do Programa Pró Moradia I da Caixa Econômica Federal. “A gente que mora alugado, sabe que a gente necessita ter o nosso próprio lar. Então, o meu sentimento é de uma alegria profunda, imensa, porque eu vou receber a minha chave, a chave do meu apartamento, onde eu vou colocar a minha esposa e as minhas filhas. Da parte do governador, é algo muito humano. Eu agradeço porque nenhum outro governador olhou para os funcionários da saúde dessa forma”, disse Lourenço Quintino, funcionário público há 17 anos, e que recebeu junto com sua família o governador em sua nova casa. Retomada da obra A construção do residencial iniciou em 2014, com ordem de paralisação expedida em 2015. O governador Wilson Lima assinou a retomada das obras com recurso próprio do estado em junho de 2022 e entregou os apartamentos aos proprietários, após quase 10 anos de paralisação das obras. Os apartamentos estão divididos em seis blocos, sendo dois dormitórios, sala de estar/jantar, cozinha e banheiro, com cerca de 37,76 m². Além de vias, a infraestrutura do residencial tem duas áreas verdes e cinco áreas institucionais. Na área verde em frente aos blocos do residencial, dedicada ao lazer das famílias, a Suhab instalou um playground para os novos moradores do Ozias Monteiro 2. O espaço em questão pertence ao município, responsável pela elaboração de projetos dedicados à área. Além disso, o residencial está próximo de dispositivos públicos como as Escolas Estaduais Profº. José Bernardino Lindoso e Osmar Pedrosa, o Hospital Universitário Francisca Mendes, o Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola; o Fórum desembargador Lúcio Fonte de Rezende, do Tribunal de Justiça do Amazonas; uma Agência da Previdência Social, o Complexo esportivo Cidade Nova 2 e Sumaúma Park Shopping. Critérios de Seleção Conforme Portaria nº 04/2024, além de destinado a pessoas que se inscreveram no Amazonas Meu Lar, PCDs e Idosos, o residencial também é destinado a servidor público estadual, servidor que tenha prestado serviço no período da pandemia de Covid-19, servidor que possui margem financeira compatível para a modalidade financiamento por meio de consignação, servidor da área da saúde, servidor residente e lotado em Manaus, servidor titular com renda mensal bruta de até R$ 4,4 mil, consideradas Faixa 1 e 2. Os pré-selecionados foram convocados para entrevista socioeconômica presencial na sede da Superintendência de Habitação. Amazonas Meu Lar O novo residencial integra o maior programa habitacional do Amazonas. Lançado em 2023 pelo governo Wilson Lima e estimado em R$ 4,7 bilhões, o Amazonas Meu Lar prevê mais de 24 mil soluções definitivas de moradia para a população de baixa renda, sendo 22 mil novas unidades habitacionais e a regularização de 33 mil imóveis. Em abril de 2023, o governador inaugurou o Parque Residencial General Rodrigo Otávio, ao lado do Viaduto Rodrigo Otávio, bairro Japiim, zona sul, voltado a 32 famílias e com investimentos próprios do Estado de R$ 13,6 milhões. Outra obra do tipo está em construção, o segundo conjunto habitacional do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A Quadra Habitacional Maués tem apartamentos com os trabalhos avançados de fundação dos blocos que estão sendo erguidos na avenida Lourenço da Silva Braga, Cachoeirinha, zona sul da capital amazonense. Além disso, o estado já reassentou cerca de 1,3 mil famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, zonas leste e sul de Manaus.
Detran-AM abre, nesta terça-feira, inscrições ao curso de especialização para mototaxistas, em Manacapuru
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran), abre nesta terça-feira (30/04), no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), as inscrições, de forma gratuita, para o curso de especialização voltado aos mototaxistas daquela cidade. As aulas serão realizadas no período de 17 a 19 de maio. As inscrições são limitadas, por isso, os interessados em participar deverão comparecer até o dia 10 de maio, das 8h às 14h, no Posto de Atendimento Descentralizado (PAD) do Detran, localizado na avenida Boulevard Pedro Rattes, s/nº, bairro Terra Preta, e apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, explica que este curso visa promover a segurança viária em Manacapuru. “Esses profissionais são os principais responsáveis pelo transporte diário de centenas de pessoas em Manacapuru. É importante que levemos informações e especialização para esses mototaxistas. Afinal, o nosso maior objetivo é promover a segurança de todos”, explicou o diretor-presidente. Para participar, os interessados deverão possuir os seguintes critérios: ter completado 21 anos, estar habilitado no mínimo há 2 anos na categoria “A” e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). FOTO: Arquivo/Detran-AM Fonte
Sine Amazonas divulga 187 vagas de emprego para esta terça-feira, 30/4
O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 187 vagas de emprego disponíveis para esta terça-feira (30/04). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Vagas Disponíveis 01 VAGA: MESTRE DE OBRAS Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 06 VAGAS: FRENTISTA Escolaridade: Ensino Médio completo. Sem experiência na função. Desejável ter NR-20. Que more nas proximidades da Av. das Torres. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 60 VAGAS: AJUDANTE DE PRODUÇÃO Escolaridade: Ensino Médio completo. Primeiro Emprego ou Com experiência na função. Diferencial ter experiência no polo de Duas Rodas e/ou Indústria de Plásticos em geral. Obrigatório ter cursos de TBO; Leitura de Componentes; Matemática Básica; Metrologia Básica. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 20 VAGAS: CONFERENTE Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área logística. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CONFEITEIRO(A) Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência em Cozinha Industrial; Confeitaria e Salgados. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COZINHEIRO(A) Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência em Cozinha Industrial. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS Escolaridade: Ensino Superior completo. Com experiência em Recursos Humanos, Departamento Pessoal e Folha de Pagamentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SUPERVISOR (A) TÉCNICO EM NUTRIÇÃO Escolaridade: Ensino Técnico e/ou Superior completo. Com experiência em Cozinha Industrial. Obrigatório ter o curso de Nutrição com CRN ativo. Desejável ter cursos de qualificação na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: MECÂNICO MONTADOR Escolaridade: Ensino Fundamental e/ou Médio completo; médio e/ou Superior cursando. Com experiência na área de Mecânica de Automóveis. Conhecimento e habilidades com motores: MWM 17.230 6 Cilindros, MAN 17.230 4 Cilindros, CUMMINS W8 150 E 170 CV, VOLVO B270 6 Cilindros. Desejável ter curso de Mecânica de Motores a Diesel. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: SUPERVISOR(A) DE LOJA Escolaridade: Ensino Superior completo. Com experiência na função. Desejável ter experiência em comércio de panificação. Residir nas proximidades do bairro Planalto (Campos Elíseos, Ajuricaba, Alvorada, Redenção, Santos Dumont, Conj. Hiléia e adjacências). Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE PADEIRO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter curso de Atendimento ao Cliente e outros cursos relacionados a área. Desejável ter conhecimento e habilidades com a rotina de panificação. Residir nas proximidades do bairro Planalto (Campos Elíseos, Ajuricaba, Alvorada, Redenção, Santos Dumont, Conj. Hiléia e adjacências). Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA Escolaridade: Ensino Médio completo ou Superior cursando. Com experiência na função. Superior cursando a partir do 2º período de Gastronomia. Desejável ter cursos de Manipulação de Alimentos; Segurança Alimentar e/ou outros relacionados a área da Gastronomia. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ARTÍFICE Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de NR-35 e conhecimento em pintura predial. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COSTUREIRO(A) Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável curso de qualificação na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 54 VAGAS: SOLDADOR NAVAL Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função de soldador Com experiência em processos de solda mig, ter disponibilidade de horário. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 06 VAGAS: MONTADOR NAVAL Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função Com experiência em montagem naval em geral, ter disponibilidade de horário. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. Vagas Exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD) e Reabilitados do INSS 10 VAGAS: LAVADOR DE VEÍCULOS – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo Com experiência em limpeza e lavagem de caminhões. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, possuir documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 10 VAGAS: PROMOTOR DE VENDAS – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, possuir documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 01 VAGA: CONFERENTE – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, possuir documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 02 VAGAS: ALMOXARIFE – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de NR-11, Operador de Empilhadeira, Pacote Office e CNH. Estar cursando logística será um diferencial. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, possuir documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR OPERACIONAL PLENO – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de Pacote Office. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, possuir documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. FOTO: Jamille
Em Manacapuru, Idam auxilia na inseminação artificial de 20 bovinos
Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), 20 bovinos foram inseminados artificialmente durante ação voltada ao melhoramento genético de bovinos e bubalinos no estado. A atividade contou com o auxílio de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em cinco propriedades do município. A inseminação, que aconteceu na última sexta-feira (26/04), faz parte do programa “Mais Pecuária Brasil” e foi realizada pelo veterinário da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Ronierik Santos. No Amazonas, a atividade ocorre por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Idam, a Agência de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Secretaria de Produção Rural (Sepror).; “Ao todo, o protocolo durou 10 dias, tendo encerrado, em Manacapuru, o segundo ciclo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) no dia 26 de abril. Na próxima fase, prevista para ocorrer em 26 de junho, retornaremos ao município para verificar a efetividade da inseminação e quantas vacas ficaram prenhes”, disse a coordenadora do Projeto Prioritário (PP) da Pecuária no Idam, Maria Oliveira. A atividade beneficiou o rebanho do pecuarista Ronilson Lima, que destacou a importância da iniciativa no estado. “A inseminação é um investimento muito caro para nós que somos pequenos produtores. Temos muita uma dificuldade em obtermos o melhoramento e, por isso, só temos a agradecer incentivo que o Governo e o Idam nos proporcionam”, disse o pecuarista, que possui propriedade Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, no ramal Acajutuba, na qual cinco animais passaram por inseminação. Mais Pecuária Brasil O “Mais Pecuária Brasil” é um programa voltado à produção agropecuária brasileira. A iniciativa tem como público-alvo os pequenos produtores, que podem multiplicar os rebanhos de corte e leite. No Amazonas, além de Manacapuru, Autazes, Barreirinha, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Parintins e Presidente Figueiredo também são beneficiados pelo programa, que é uma iniciativa da Conafer. FOTO: Divulgação/Idam Fonte
Mais de 400 carteiras de identidade já foram solicitadas em quatro dias de mutirão, em Parintins
Comunidades do município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) recebem do mutirão de atendimento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), em que já foram realizadas a solicitação de mais de 400 documentos. A ação, que teve início no dia 24 de abril, é coordenada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O mutirão tem como objetivo agilizar e garantir o direito de acesso ao novo documento a todos os cidadãos do interior do estado. Conforme os registros do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), até o momento cerca de 426 pessoas das comunidades de Mocambo e Caburi realizaram a solicitação do novo documento. Para os atendimentos, a SSP-AM enviou para as comunidades, um efetivo de servidores especialistas em atendimento em ações sociais. As equipes são coordenadas pela investigadora de polícia e gerente IIACM, com Kristiane Lima Elizário. “Nossas equipes estão aqui empenhadas, como em todas as ações que participamos, para garantir o direito a todos os cidadãos que precisam do documento. Estaremos aqui até o próximo dia 4 de maio, fazendo o nosso melhor para garantir cidadania a quem nos procurar e podemos ir a quem necessitar e não pode vir até nós”, afirmou. O mutirão segue até o dia 4 de maio, a partir das 9h e irá percorrer, ainda, as comunidades da Vila Amazônia, no Centro de Formação da Paróquia de São Francisco; na comunidade Zé Açu, será no Centro Social da Comunidade Bom Socorro e na comunidade Tracajá, no Centro Comunitário da Comunidade. FOTO: Divulgação/SSP-AM Fonte
Sine Amazonas divulga 132 vagas de emprego para esta segunda-feira, 29/4
O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 132 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (29/04). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste. Vagas Disponíveis 01 VAGA: ARTÍFICE II Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: CONFEITEIRO (A) Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência em Cozinha Industrial; Confeitaria e Salgados. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COZINHEIRO (A) Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência em Cozinha Industrial. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS Escolaridade: Ensino Superior completo. Com experiência em Recursos Humanos, Departamento Pessoal e Folha de Pagamentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: SUPERVISOR (A) TÉCNICO EM NUTRIÇÃO Escolaridade: Ensino Técnico e/ou Superior completo. Com experiência em Cozinha Industrial. Obrigatório ter o curso de Nutrição com CRN ativo. Desejável ter cursos de qualificação na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: MECÂNICO MONTADOR Escolaridade: Ensino Fundamental e/ou Médio completo; médio e/ou Superior cursando. Com experiência na área de Mecânica de Automóveis. Conhecimento e habilidades com motores: MWM 17.230 6 Cilindros, MAN 17.230 4 Cilindros, CUMMINS W8 150 E 170 CV, VOLVO B270 6 Cilindros. Desejável ter curso de Mecânica de Motores a Diesel. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 20 VAGAS: CONFERENTE LÍDER Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área logística. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: MOTORISTA – CAT D Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter CNH-D. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PROMOTOR DE VENDAS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter conhecimento e habilidades com organização de áreas de vendas e exposição de mercadorias, Pacote Office. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa,dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: BOMBEIRO CÍVIL Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter curso de Bombeiro Cívil. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa,dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR ADMINISTRATIVO (SUPRIMENTOS) Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Experiência em faturamento e notas fiscais. Conhecimento em compras de materiais de limpeza, papelaria e etc., Pacote Office. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa,dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR ADMINISTRATIVO (FATURAMENTO) Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Experiência em faturamento e notas fiscais. Conhecimento em serviços de apoio nas áreas: administrativa, financeira, logística, atendimento a fornecedores e clientes; Pacote Office. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa,dispensa militare currículo atualizado. 02 VAGAS: SUPERVISOR (A) DE LOJA Escolaridade: Ensino Superior completo. Com experiência na função. Desejável ter experiência em comércio de panificação. Residir nas proximidades do bairro Planalto (Campos Elíseos, Ajuricaba, Alvorada, Redenção, Santos Dumont, Conj. Hiléia e adjacências). Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE PADEIRO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter curso de Atendimento ao Cliente e outros cursos relacionados a área. Desejável ter conhecimento e habilidades com a rotina de panificação. Residir nas proximidades do bairro Planalto (Campos Elíseos, Ajuricaba, Alvorada, Redenção, Santos Dumont, Conj. Hiléia e adjacências). Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA Escolaridade: Ensino Médio completo ou Superior cursando. Com experiência na função. Superior cursando a partir do 2º período de Gastronomia. Desejável ter cursos de Manipulação de Alimentos; Segurança Alimentar e/ou outros relacionados a área da Gastronomia. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ARTÍFICE Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de NR-35 e conhecimento em pintura predial. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COSTUREIRO (A) II Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável curso de qualificação na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: COSTUREIRA Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Com experiência na CTPS (carteira de trabalho) ou avulsa na função. Disponibilidade para teste prático e horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 54 VAGAS: SOLDADOR NAVAL Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função de soldador Com experiência em processos de solda mig, ter disponibilidade de horário. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 06 VAGAS: MONTADOR NAVAL Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função Com experiência em montagem naval em geral, ter disponibilidade de horário. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. Vagas Exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD) e Reabilitados do INSS 10 VAGAS: LAVADOR DE VEÍCULOS – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo Com experiência em limpeza e lavagem de caminhões. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar atividades da função, possuir documentação completa, laudo médico e currículo atualizado. 10 VAGAS: PROMOTOR DE VENDAS – PCD E REABILITADOS INSS Escolaridade: Ensino Fundamental Completo Com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter mobilidade para executar
Em Parintins, mais de 1,6 mil pessoas foram atendidas em mutirão de serviços
O mutirão itinerante com serviços do Governo do Amazonas já realizou 1,6 mil atendimentos na zona rural de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Os números são dos primeiros quatro dias nas comunidades do Mocambo e Caburi. O mutirão iniciou no último dia 24 de abril e segue até 4 de maio, alcançando cinco comunidades rurais. Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o foco é garantir o acesso da população aos programas e benefícios concedidos pelo governo estadual e parceiros. Entre os dias 24 e 27 de abril, foram realizados 858 atendimentos no distrito de Mocambo e 776 na comunidade de Caburi. A partir desta segunda-feira (29/04) os trabalhos continuam pela comunidade Vila Amazônia, Zé Açu e Tracajá, respectivamente. A maior procura da população tem sido pela Carteira de Identidade Nacional (CIN) e o Registro Civil de Nascimento (RCN), além dos atendimentos médicos. A Secretaria de Segurança Pública já emitiu 428 novas CIN. Para os mutirões itinerantes nos municípios, a Sejusc tem fortalecido a parceria com os cartórios locais para viabilizar a emissão do RCN na hora. Nos primeiros dias da ação foram emitidas 273 certidões de nascimento na região. De acordo com a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, as tratativas garantem o acesso da população ao documento com mais facilidade. “Para quem vive na zona rural não é estratégica a emissão somente da declaração de hipossuficiência. Por isso, temos buscado levar os cartórios junto com a equipe para garantir que o documento vai sair na hora. Assim, nós saímos com a certeza de que o cidadão está com o seu RCN”, afirmou. Serviços A população também está recebendo atendimento de saúde especializado com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM). Ao todo, foram 416 atendimentos nas duas comunidades. Para a ação, a corporação destacou clínicos gerais, pediatras, oftalmologistas, cardiologistas e profissionais de enfermagem. Para regularizar a situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o mutirão tem o Pronto Atendimento Virtual (PAV), em parceria com a Receita Federal, além de assistência jurídica, por meio da Defensoria Geral do Estado (DPE-AM). A iniciativa conta, ainda, com atendimento para solicitação de carteiras da pessoa com deficiência (CiPcD) e do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Passe Legal Intermunicipal, além de orientações sobre as linhas de crédito da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Próximas datas A ação continua a partir desta segunda-feira, sempre de 9h às 16h. Vila Amazônia: 29 e 30 de abril – Centro de Formação da Paróquia Zé Açu: 2 e 3 de maio – no Centro Social da Comunidade Bom Socorro Tracajá: 4 maio – no Centro Comunitário do Tracajá FOTO: Divulgação/Sejusc Fonte
Em ações sociais simultâneas, Defensoria Itinerante realiza mais de 100 atendimentos
Em duas ações sociais simultâneas neste sábado (27/4), em Manaus, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou um total de 113 atendimentos. As ações realizadas por deputados estaduais aconteceram na Paróquia de São José Operário, no bairro São José, Zona Leste, e na Escola Estadual Luizinha Nascimento, na Praça 14 de Janeiro, Zona Sul. “A Defensoria esteve presente em duas ações ao mesmo tempo: no São José, a pedido do deputado Sinésio Campos, e na Praça 14, a pedido da deputada Mayra Dias. É muito importante que a Defensoria tenha essa permeabilidade, oferecendo esses serviços de assistência jurídica gratuita para a população hipossuficiente desses dois bairros”, disse defensor público e coordenador do projeto Defensoria Itinerante, Danilo Germano. Os principais serviços ofertados pela DPE-AM foram voltados ao Direito de Família, como como pensão alimentícia, execução de alimentos, divórcio e união estável. “Também foram bastante procurados os serviços ligados aos registros públicos, como solicitação de segunda via de Certidão de Nascimento e retificação de registro civil”, observou o defensor. Um dos assistidos atendido durante a ação, no São José, foi o pedreiro Ramon da Cruz. “Eu sou frequentador da Paróquia e aqui me disseram que ia ter esse mutirão. Eu vim atrás de tirar uma segunda via da minha Certidão de Nascimento porque perdi a original e só tenho uma cópia”, relatou. “Como agora eu quero casar de novo, eu sei que vai precisar, então em vim logo tirar. Se eu fosse num cartório, ia gastar uns 200 reais, fora que ia perder tempo e dinheiro com deslocamento. Aqui vou resolver esse problema e ainda vou ter acesso a outros serviços do mutirão”, acrescentou. As ações sociais ofertadas pelos parlamentares ofereceram outros serviços como corte de cabelo e consultas médicas. Os atendimentos da DPE-AM, segundo Danilo Germano, transcorreram de forma dinâmica. “A Defensoria gosta de gente. Hoje, oferecemos assistência gratuita de modo rápido, fácil e digno”, acrescentou. Fotos: Márcio Silva/DPE-AM Fonte
Em quatro horas, SSP entrega mais de 300 Carteiras de Identidade Nacional
“Eu fiquei feliz porque durante a semana eu estava sem tempo de pegar o documento e agora eu estou com ele nas mãos“. A frase é do militar do Exército Jorge Castro, de 22 anos. O jovem foi um dos mais de 300 cidadãos que estiveram na manhã deste sábado (27/04) nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) de Manaus para receber a Carteira de Identidade Nacional (CIN), entregue durante o mutirão realizado pelo Governo do Amazonas. Os atendimentos foram iniciados às 8h e em cerca de quatro horas 338 CINs foram entregues aos respectivos donos. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Foi por meio dessa iniciativa que o militar do Exército Jorge Castro conseguiu receber sua identidade. Ele agradeceu a alternativa dada pelo Governo do Estado para que o cidadão pudesse receber seu documento. “Eu achei que ia demorar, mas foi super rápido. Eu sou militar e quase não tenho tempo. A equipe está de parabéns”, falou. Quem também aprovou a iniciativa foi a aposentada Nilce Frazão, 70. Ela destacou a importância de ter o documento e ressaltou sobre os cuidados que se deve ter com a identidade. “A gente tem que ter cuidado com nossos documentos. Eu tenho 70 anos e olha como está a minha identidade antiga. Tá bem conservada e agora eu já tenho a nova porque sem documentos a gente não é nada”, destacou a aposentada. Acompanhamento Durante toda a manhã, o diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), órgão vinculado à SSP-AM e responsável pela emissão das CINs, esteve nos PACs para acompanhar os atendimentos. De acordo com ele a ação foi exitosa, uma vez que o Governo do Estado conseguiu proporcionar novos mecanismos para que o cidadão tenha acesso ao documento. “Constatamos que mais de 17 mil Carteiras estavam aguardando (por seus donos) nos PACs, então decidimos abrir a oportunidade para que as pessoas pudessem vir, em um sábado, buscar seu documento e ter em mãos acesso a mais cidadania”, afirmou Mahatma. O diretor destacou ainda que o cidadão que já recebeu a Carteira de Identidade Nacional também pode ter o documento em versão digital. Para isso ele deve cadastrar sua conta no aplicativo GOV.BR do Governo Federal e seguir os passos para baixar a CIN Digital, que tem a mesma validade que o documento físico. Entregas O diretor do IIACM, Mahatma Porto, ressaltou que quem consultou e identificou que o documento já está pronto pode se dirigir ao PAC onde foi atendido e realizar a retirada durante a semana, entre 8h e 16h. Para retirar o documento o próprio cidadão deve comparecer e, em caso de adolescentes e crianças, o responsável legal pode receber a CIN. Para ter certeza que o documento está pronto o cidadão pode acompanhar todo o processo por meio site em que realizou o agendamento (https://amcin.e-instituto.com.br/Vsoft.iDSPS.Agendamento/Atendimento). A consulta é disponibilizada a partir do número de protocolo de atendimento ou pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF). Foto: Carlos Soares:SSP-AM Fonte
Amazonas emitiu mais de 308 mil Carteiras de Identidade Nacional
O Amazonas emitiu mais de 308 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs), no primeiro ano de lançamento do novo documento. Os números mostram que o serviço oferecido de forma gratuita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), proporcionou o documento a mais de 25 mil cidadãos, a cada mês, no Amazonas. O diretor do IIACM, Mahatma Porto, destacou que todo cidadão que solicitou a nova CIN e estava com a documentação de acordo com as exigências da Receita Federal, teve o documento expedido, reforçando que o antigo Registro Geral (RG) ainda tem validade até 2032. Durante esses próximos 8 anos, quem tiver o antigo documento em mãos e esteja sem rasuras, ou seja, bem conservado, não precisa se preocupar em tirar com brevidade o novo documento. “Todos os 62 municípios começaram a realizar o atendimento da nova Carteira de Identidade Nacional, simultaneamente, em 26 de abril de 2023. Fomos o sexto Estado a iniciar essa emissão, que só se tornou obrigatória este ano. Em um ano, conseguimos expedir mais de 308 mil carteiras no novo modelo. Sabemos que ainda temos muito a realizar, mas a população pode ficar tranquila que ninguém ficará sem ter o novo documento em mãos”, afirmou Porto. Não Obrigatoriedade O RG ainda tem validade até 2032, por conta disso, o diretor do IIACM reforçou sobre quem deve, neste momento, solicitar a Carteira de Identidade Nacional. “Ressaltamos que o antigo RG ainda permanecerá válido por mais 8 anos. Essa é uma grande dúvida da maioria dos cidadãos. A gente reforça mais uma vez que não precisa ter pressa para solicitar um novo documento. Mas aquelas pessoas que nunca tiraram documento de identidade, que perderam por algum incidente ou que estão com o RG expedido há mais de 10 anos, essas, sim, podem solicitar atendimento”, salientou Mahatma. Apesar da dica, Porto reforçou que todo o cidadão, exceto os com prioridade, pode solicitar a CIN, mas para isso, deve fazer um agendamento por meio do site da SSP-AM. No endereço eletrônico constam todas as informações sobre a documentação necessária para a solicitação da nova Identidade. “Uma outra dica é que todos os serviços oferecidos pela Secretaria de Segurança são gratuitos! Não precisa pagar para agendar, para solicitar ou emitir o documento. Tudo é feito de forma gratuita, sem nenhum custo ao cidadão, e quem estiver cobrando por qualquer um desses serviços está incorrendo em crime, estando sujeito às penalidades da Lei”, reforçou o diretor. Mais Segurança Com a chegada da nova CIN, houve a unificação dos dados em um sistema integrado, promovendo mais segurança para os dados do cidadão, o que influencia diretamente na segurança pública, possibilitando que pessoas que estavam com pendencias junto à Justiça fossem identificadas e presas, além de auxiliar na interceptação de possíveis fraudes. Durante esse primeiro ano, mais de 15 foragidos da Justiça foram identificados e presos. As identificações foram realizadas após o suspeito ter feito a solicitação do novo documento, o que demonstra toda a robustez do sistema. Agendamento Desde a implantação, o sistema de agendamento passou por adequações, tudo com intuito de melhorar o serviço oferecido à população. Novas travas de segurança foram aplicadas no processo, o que passou a proporcionar mais tempo de acesso ao agendamento no site da https://www.ssp.am.gov.br/. Na página, o cidadão pode conferir toda a documentação exigida para solicitar o documento. Documento digital A CIN também, após recebida pelo cidadão, pode ser acessada na sua forma digital. Esta versão, que pode ser baixada no celular, tem a mesma validade do documento físico, garantida em lei. Para acessar o documento em sua versão digital o cidadão precisar estar cadastrado no aplicativo Gov.Br, do Governo Federal, e seguir as orientações oferecidas pela plataforma. FOTO: Carlos Soares/SSP-AM e Arthur Castro/Secom Fonte
Detran-AM realiza leilão com 200 veículos na segunda-feira
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promove, na segunda-feira (29/04), às 9h, leilão com 200 veículos, sendo na modalidade on-line. Para participar, os interessados devem estar cadastrados previamente no site da WR Leilões (www.wrleiloes.com.br). Entre os 200 veículos disponíveis no certame, constam 166 motocicletas e 34 carros, todos em estado recuperável, que poderão voltar à circulação. Os automóveis disponíveis encontram-se no site institucional do Detran Amazonas (www.detran.am.gov.br), nas abas Publicações>Leilões> Edital de Regras-Comissão de Leilão 04/2024. Golpes O Detran Amazonas alerta a população sobre os golpes frequentes da venda de veículos, uma vez que a instituição não faz venda direta de nenhum automóvel, por isso, deve ser desconsiderado de imediato qualquer chamamento via rede social e em situações simulando o perfil do diretor-presidente, diretor-técnico ou de servidores para oferecer carro ou moto de leilão. O procedimento correto para adquirir um veículo do Detran-AM, é somente por meio do leilão, que tem a lista dos bens negociados em edital. A instituição orienta, ainda, que quem foi lesado deve procurar a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), por meio do telefone (92)3239-3780. FOTO: Arquivo/Detran-AM Fonte
Em Boa Vista do Ramos, Idam capacita produtores rurais durante Feira do Mel
Durante a 5ª edição da Feira do Mel de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros da capital), que acontece entre os dias 29 de abril e 5 de maio, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizará três capacitações para os produtores rurais do município. Serão dois cursos de avicultura e suinocultura, além de uma palestra sobre uso gastronômico do mel de abelha aos agricultores familiares. O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, destaca a importância do evento para a economia local, uma vez que o evento comemorativo atrai milhares de pessoas e coloca em evidência a meliponicultura, atividade que Boa Vista do Ramos é referência. “Dessa forma, o instituto apoia a iniciativa por meio da oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com intuito de promover a capacitação dos agricultores familiares, possibilitar a produção de um mel de qualidade ainda maior e, dessa forma, elevar a geração de emprego e renda no município”, destacou Alvino. Além do apoio técnico durante a organização e realização do evento, o Idam promoverá, no dia 3 de maio, às 7h, no decorrer da “Oficina Gastronômica”, uma palestra com o tema “Mel de abelhas nativas sem ferrão: diversidade, benefícios, utilidades e sua relação na gastronomia regional”, que será ministrada pela tecnóloga em agroecologia Ana Cláudia Muller, do Idam. Avicultura e Suinocultura No dia 1º de maio, a programação se inicia com o curso “Boas Práticas na Avicultura”, no qual o coordenador do Projeto Prioritário (PP) da Avicultura do Idam, João Marcos Miranda, abordará a legalização da atividade, sistemas de criação, manejo alimentar, sanidade e gestão da atividade. O curso será realizado das 8h às 13h, na Granja Santa Luzia, localizada na comunidade do Bacabal, no município. “O curso é destinado a agricultores familiares, avicultores, alunos e profissionais da área. Temos a previsão de beneficiar 20 produtores da região com informações técnicas para que eles possam implementar e, assim, poder melhorar a qualidade e produtividade dos sistemas de produção”, frisou o coordenador do PP. E a capacitação destinada aos suinocultores do município também será realizada no dia 1º de maio, das 14h às 16h, na área externa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. João Marcos será o palestrante sobre os temas: sistemas de criação, genética, nutrição e sanidade dos suínos. Mais informações sobre as capacitações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. FOTO: Divulgação/Idam Fonte