Em Boa Vista do Ramos, Idam capacita produtores rurais durante Feira do Mel

Durante a 5ª edição da Feira do Mel de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros da capital), que acontece entre os dias 29 de abril e 5 de maio, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizará três capacitações para os produtores rurais do município. Serão dois cursos de avicultura e suinocultura, além de uma palestra sobre uso gastronômico do mel de abelha aos agricultores familiares. O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, destaca a importância do evento para a economia local, uma vez que o evento comemorativo atrai milhares de pessoas e coloca em evidência a meliponicultura, atividade que Boa Vista do Ramos é referência. “Dessa forma, o instituto apoia a iniciativa por meio da oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com intuito de promover a capacitação dos agricultores familiares, possibilitar a produção de um mel de qualidade ainda maior e, dessa forma, elevar a geração de emprego e renda no município”, destacou Alvino. Além do apoio técnico durante a organização e realização do evento, o Idam promoverá, no dia 3 de maio, às 7h, no decorrer da “Oficina Gastronômica”, uma palestra com o tema “Mel de abelhas nativas sem ferrão: diversidade, benefícios, utilidades e sua relação na gastronomia regional”, que será ministrada pela tecnóloga em agroecologia Ana Cláudia Muller, do Idam. Avicultura e Suinocultura No dia 1º de maio, a programação se inicia com o curso “Boas Práticas na Avicultura”, no qual o coordenador do Projeto Prioritário (PP) da Avicultura do Idam, João Marcos Miranda, abordará a legalização da atividade, sistemas de criação, manejo alimentar, sanidade e gestão da atividade. O curso será realizado das 8h às 13h, na Granja Santa Luzia, localizada na comunidade do Bacabal, no município. “O curso é destinado a agricultores familiares, avicultores, alunos e profissionais da área. Temos a previsão de beneficiar 20 produtores da região com informações técnicas para que eles possam implementar e, assim, poder melhorar a qualidade e produtividade dos sistemas de produção”, frisou o coordenador do PP. E a capacitação destinada aos suinocultores do município também será realizada no dia 1º de maio, das 14h às 16h, na área externa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. João Marcos será o palestrante sobre os temas: sistemas de criação, genética, nutrição e sanidade dos suínos. Mais informações sobre as capacitações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. FOTO: Divulgação/Idam Fonte

Governo do Amazonas faz mutirão para a entrega da Carteira de Identidade Nacional neste sábado

O Governo do Amazonas realiza, neste sábado (27/04), um mutirão de atendimento para a entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN), em Manaus. Ao todo, 17.441 mil documentos foram expedidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Os documentos serão entregues nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), onde o cidadão fez o atendimento de solicitação.   O atendimento será realizado de 8 às 12h nos PACs da capital: PAC Studio 5; PAC Parque 10; PAC São José; PAC Cidade Leste; PAC Via Norte; PAC Alvorada; PAC Compensa; PAC Galeria Espírito Santo e PAC Municipal T4.  O cidadão que já fez seu atendimento e quer confirmar se a CIN está pronta deve acessar o link onde fez o agendamento (https://amcin.e-instituto.com.br/Vsoft.iDSPS.Agendamento) e clicar na aba “Acompanhar Atendimento”. O solicitante pode fazer a consulta a partir do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou com o número do protocolo de atendimento. Quando confirmar que a CIN está pronta e disponível para entrega, o interessado deve se dirigir ao PAC onde foi atendido para fazer a retirada do documento. No caso de crianças e adolescentes, os pais ou responsáveis legais devem fazer a retirada. Caso o dono do documento não possa comparecer para fazer a retirada, ele pode constituir um responsável para fazer a retirada da CIN, registrada em cartório, caso contrário, o documento não poderá ser liberado. Foto: Divulgação/SSP-AM Fonte

Ordem de serviço é assinada para implantação de iluminação LED em Urucará

O Governo do Estado assinou ordem de serviço para implantação do Programa Ilumina+ Amazonas em Urucará (a 261 quilômetros de Manaus). O sistema de iluminação pública do município será modernizado com 1.673 pontos de LED, sendo 1.567 na sede, 48 na comunidade Amanari, 35 em Boa Esperança e 23 em Bonança. Os serviços devem iniciar no mês de maio. Sob execução da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa de modernização da iluminação pública substitui lâmpadas antigas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente utilizadas no interior, gerando uma economia de até 60% no custo de energia para as prefeituras. Garante, ainda, a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera e permite maior luminosidade nas vias públicas. O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca que a meta estipulada pelo governador Wilson Lima é atender, com iluminação pública sustentável e de alta qualidade, os 61 municípios do interior até novembro de 2025. “O governador quer chegar na Conferência do Clima (COP 30) com as cidades do interior todas usando uma iluminação pública sustentável. O uso do LED melhora a qualidade de vida da população, com ruas mais seguras para atividades noturnas, e contribui significativamente com a economia local, ajudando no turismo e no comércio”, ressalta. Balanço do programa O Programa Ilumina+ Amazonas já alcançou 39 municípios e 59 comunidades rurais e indígenas. São 70.728 pontos com iluminação pública de LED. O programa, no momento, está sendo realizado nas comunidades rurais do Careiro Castanho e em Ipixuna. FOTO: Divulgação/Avanço Fonte

Mutirão da DPE-AM resgata cidadania de indígena com documento cancelado

Agentes da Receita Federal em Boa Vista (RR), Jucineide Ribeiro e Maria Antônia Araújo vivem a cerca de 830 quilômetros em linha reta da aldeia Vila Nova, na região do Alto Rio Marau, em Maués (AM), onde mora Manoel Batista de Oliveira, indígena da etnia Sateré-Mawé, de 50 anos de idade, que até encontrar as duas servidoras permanecia como invisível perante o Estado brasileiro. Seu Manoel estava há vários anos com o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) cancelado e, se não fosse a presença das servidoras durante o mutirão de documentação coordenado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), realizado entre os dias 15 e 17 de abril em uma das comunidades da região, ele dificilmente teria sua cidadania resgatada, dada a dificuldade que seria para conseguir regularizar a situação da sua documentação. Isso porque, primeiro, Manoel não fala português. Segundo, ele teria que sair da aldeia onde mora, há cerca de nove horas de barco da sede de Maués, e seguir até Manaus para provar que está vivo. “Ele não conseguira resolver isso em Maués porque lá não tem sede da Receita”, observou Jucineide Ribeiro. “Eu estava com esse problema faz muito tempo. Agora, estou feliz, do fundo do meu coração. Estou chorando por dentro de alegria. Agradeço a todos”, disse Manoel – o mutirão contou com a ajuda de intérpretes voluntários. Além do CPF, Manoel regularizou outros documentos durante a ação. “O seu Manoel foi primeiro resolver a situação da Certidão de Nascimento dele. Quando chegou até a equipe da Receita Federal aqui no mutirão, ele estava com uma situação em que o CPF dele estava cancelado por ofício, por procedimento interno, e nós conseguimos, com apoio do pessoal em Boa Vista, dar um primeiro passo para resgatar a cidadania dele”, disse Jucineide. “Nós, como Receita Federal, estamos nos regozijando por ter resolvido uma coisa que seria muito difícil. O senhor Manoel teria que sair daqui, essa distância toda, para ir para Maués e depois Manaus. E como conseguiria? Seria bem difícil”, declarou Jucineide. “Eu digo, em nome da instituição, que já ganhamos toda nossa ação, já teria valido a pena só por ter resolvido o seu caso”, acrescentou a servidora, se dirigindo a Manoel. “Nós estamos à disposição e sempre estaremos para resolver o que estiver ao nosso alcance”, disse a agente Maria Antônia Araújo. Jucineide se emocionou ao entregar uma cópia impressa do CPF para Manoel. “Isso é muito amor, gratidão. A viagem não é fácil, a logística para vir de Boa Vista até aqui é desafiadora, mas estamos à disposição”, disse. “Quando ele disse que estava chorando por dentro, aquilo me pegou muito”, acrescentou ela, que, com ajuda de um dos tradutores, orientou Manoel para cuidar bem do documento, se possível plastificar, e ainda providenciou uma pasta para que ele pudesse guardar as novas documentações de forma segura. Ao todo, a Receita Federal realizou 414 atendimentos durante o mutirão“Mo’yha Aikawiano Hanuat Ko’i Pyt’awa Hap – Acesso a Direitos”, na comunidade indígena Nossa Senhora de Nazaré, na região do Alto Marau, dentro da Terra Indígena Andirá-Marau. Ao longo de três dias, mais dois mil atendimentos foram realizados pelo mutirão. Sobre o mutirão A ação com oferta de serviços de documentação civil para a população Sateré Mawé foi coordenada pela Defensoria Pública DPE-AM e contou com a parceria de diversas instituições. “Durante o mutirão, atendemos famílias inteiras sem qualquer documentação civil, muitas das quais moram em comunidades localizadas a mais de um dia de viagem de barco até a sede do município. Isso apenas confirma a importância da realização de mutirões estratégicos como esse, com a presença de todas as instituições da rede de proteção, identificação e Justiça na busca por minimizar o sub-registro entre os indígenas e membros de comunidades tradicionais, os quais, além das dificuldades de locomoção e acesso às cidades, seja pela distância ou pelo custo do deslocamento, também se deparam com outras barreiras, como a linguística. Nesse sentido, o Estado deve adequar seus procedimentos para garantir direitos, respeitando as diversidades desses povos”, afirmou a defensora pública Daniele Fernandes, coordenadora do mutirão. A DPE-AM realizou a triagem e encaminhou os assistidos aos serviços que eles necessitavam na sequência ideal para retirarem ou retificarem a maior quantidade de documentos possível. Ao todo, 1.012 pessoas passaram pela triagem para acessar os serviços. Os atendimentos específicos somaram 2.112. Os serviços ofertados foram de emissão e retificação de Certidão de Nascimento, registro de nascimento tardio, registro de óbito tardio, emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN, antigo RG), CPF e Título de Eleitor. Também foram ofertados a alteração do local de votação e o registro no CadÚnico para obtenção do Bolsa Família. O mutirão de atendimentos teve como parceiros: a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), as secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Segurança Pública (SSP-AM), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maués (Semas), Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Associação Puratig dos Indígenas Sateré Mawé do Município de Maués (APISMMM), Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Cartório Andrade, Receita Federal do Brasil (RFB), Distrito Especial Indígena Parintins (DSEI/PIN), Associação de Tuxauas dos Rios Urupadi, Miriti e Manjuru (Tumupe) e Casa de Saúde Indígena (Casai). Foto: Márcio Silva/DPE-AM Fonte

Senatran disponibiliza site para auxiliar condutores sobre exames toxicológicos realizados

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) disponibilizou um site, no qual condutores podem fazer consulta de dados referentes ao exame toxicológico. Nesta semana, órgão federal determinou que todos os motoristas com exame toxicológico vencido sejam notificados. O objetivo do site é auxiliar os condutores das categorias “AC”, “AD”, “AE”, “C”, “D” e “E”, com idade inferior a 70 anos, os quais são obrigados, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a realizar o exame toxicológico na emissão e a cada renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O teste laboratorial busca aferir o consumo de substâncias psicoativas que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção e deverá ter janela de detecção mínima de 90 dias, dentro das normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O condutor interessado pode acessar essas informações pelo link portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/condutor/consultar-toxicológico e inserir o número do CPF, data de nascimento e a data de expiração da CNH. Dessa forma, o motorista saberá se é obrigado a realizar o exame, se tem alguma pendência, ou, ainda, quando vencerá o teste atual. A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo da CNH digital. Prazo De acordo com a deliberação nº 272/24 do Contran, os condutores das categorias “AC”, “AD”, “AE”, “C”, “D” e “E”que tiveram suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas entre julho e dezembro de 2023, têm até o próximo dia 30 de abril para realizar o exame toxicológico. O Detran Amazonas reforça que o condutor que for flagrado com seu toxicológico em atraso, será multado no valor de R$ 1.467,35, além da perda de sete pontos na carteira. Ainda de acordo com o artigo nº 165-B, do CTB, conduzir o veículo para o qual seja exigida habilitação nas categorias “AC”, “AD”, “AE”, “C”, “D” e “E” sem realizar o exame toxicológico após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido é considerado infração gravíssima, com suspensão do direito de dirigir por três meses. FOTO: Isaque Ramos/Detran-AM Fonte

Em Rio Preto da Eva, bombeiros combatem incêndio em fábrica de colchões

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu, na madrugada deste sábado (27/04), um incêndio de grande proporção em uma fábrica de colchões no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). Equipes de bombeiros da capital foram enviadas para ajudar no combate ao sinistro. Ao todo, sete viaturas atuaram na ação com uso de, aproximadamente, 45 mil litros de água.  O acionamento para a ocorrência foi por volta das 4h30 e, imediatamente, as equipes de bombeiros da unidade operacional de Rio Preto da Eva foram deslocadas para o local. Por ser uma fábrica de colchões, onde há materiais de fácil combustão, as chamas se alastraram rapidamente. “Enviamos equipes de bombeiros da capital para dar suporte na ação de combate ao incêndio, visto que era de grande proporção. De forma conjunta, nossos militares fizeram o controle e extinção das chamas. Não houve vítimas no local”, relatou coronel Reinaldo Menezes, subcomandante-geral do CBMAM.  A fábrica teve perda parcial da estrutura. Após a extinção do incêndio, foi iniciado o procedimento de rescaldo, que seguirá durante a manhã deste sábado no local do sinistro. FOTO: Divulgação/CBMAM  Fonte

ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 estados do país

Entre os dias 22 e 25/4, a ANP fiscalizou o mercado de combustíveis em 12 unidades da Federação, em todas as regiões do país.   Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, bem como as documentações de autorização de funcionamento das empresas e as relativas às movimentações dos combustíveis.   Além das ações de rotina, a Agência também participou de ações conjuntas com o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade da Bahia (Ibametro), Ministério Público do Paraná, Polícia Civil de Goiás, entre outros. Além disso, destaca-se a participação da ANP nas Operações para a Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na Terra Indígena Yanomami (TIY), coordenadas pela Casa de Governo em Roraima. No Amazonas, fForam realizadas nove fiscalizações em revendas de GLP e oito em postos revendedores de combustíveis, em Manaus.  Foram autuadas quatro revendas de GLP por: falta de balança decimal; possuir área de armazenamento próxima de duto subterrâneo de eletricidade; e permitir estacionar veículo ao lado da área de armazenamento.   Não houve autuações nos postos de combustíveis.  Veja abaixo os resultados das principais ações nos segmentos de postos e distribuidoras de combustíveis líquidos; revendas e distribuidoras de GLP (gás de cozinha); entre outros agentes econômicos.  Roraima A ANP concluiu nesta quinta-feira mais uma etapa de sua participação nas Operações para a Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na Terra Indígena Yanomami (TIY), coordenadas pela Casa de Governo em Roraima, iniciada em  15/4. Veja mais informações: https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/anp-participa-de-operacoes-para-a-desintrusao-e-de-enfrentamento-da-crise-humanitaria-na-terra-indigena-yanomami. Bahia  A ANP fiscalizou 30 postos de combustíveis e três revendas de GLP, nos municípios de Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana, Governador Mangabeira, Ipirá, Irará, Lamarão, Muritiba, Salvador, Santo Estêvão, São Gonçalo dos Campos e Serra Preta.  Em Salvador, a Agência atuou em conjunto com a Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO) e a Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (DECECAP). Foram fiscalizadas três revendas de GLP, não sendo encontradas irregularidades.  Nos demais municípios, foi realizada a força-tarefa Posto Legal, com participação da ANP, Secretaria da Fazenda (Sefaz/BA), Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Procon-BA, Departamento de Polícia Técnica (DPT BA) e Polícia Militar (PMBA).  Em Feira de Santana, Lamarão e Santo Estêvão, houve autuações e interdições de um posto de combustíveis em cada por comercializarem combustíveis fora das especificações estabelecidas na legislação vigente – sendo o primeiro óleo diesel B S10 e óleo diesel B S500, e os dois últimos etanol hidratado combustível. O mesmo posto de Santo Estêvão também foi autuado por estar com o termodensímetro (equipamento acoplado à bomba de etanol que permite ao consumidor verificar sua qualidade) em desacordo com as normas.  Não foram encontradas irregularidades nos demais municípios.  Rio Grande do Sul   Os fiscais da ANP vistoriaram 18 postos de combustíveis e cinco revendas de óleos lubrificantes em Alvorada, Balneário Pinhal, Cidreira, Esteio, Gravataí, Montenegro, Palmares do Sul, Porto Alegre, Torres e Tramandaí.  Em Montenegro, um posto de combustível foi autuado por comercializar óleo diesel S10 fora da especificação vigente, irregularidade detectada em laboratório. Não houve interdição porque o combustível já havia sido substituído por outro dentro das especificações.  Em Gravataí, houve interdição e autuação de dois bicos de gasolina aditivada em posto de combustível por fornecer volume abaixo da variação mínima permitida e por não apresentar bom estado de funcionamento ou conservação. Este mesmo estabelecimento também foi autuado por não possuir todos os equipamentos necessários à realização das análises de combustíveis quando solicitado pelo consumidor e por não exibir adesivo contendo seu CNPJ e endereço.  Em Alvorada, Esteio e Porto Alegre, foram apreendidos 164 litros de óleos lubrificantes em desacordo com a legislação vigente.  Em Esteio e Porto Alegre, houve autuações e interdições em bicos abastecedores, em um posto em cada cidade, por não apresentarem bom estado de funcionamento ou conservação.  Em Alvorada, Gravataí e Balneário Pinhal, quatro postos de combustíveis foram autuados por motivos como: comercialização de combustíveis em recipientes não apropriados; não exibir as instruções de funcionamento do termodensímetro de etanol; não exibir preços no painel; e não identificar o fornecedor do combustível comercializado na bomba medidora.  Não houve autuações nos demais municípios.  Santa Catarina  Foram fiscalizados no período quatro postos de combustíveis e uma revenda de GLP de Imbituba, Passo de Torres, Praia Grande, Tubarão e Turvo.  Em Tubarão, um posto de combustível foi autuado e teve o bico e tanque interditados por comercializar óleo diesel S500 fora da especificação vigente.  Em Passo de Torres, uma revenda de GLP foi interditada e teve 16 botijões apreendidos por não possuir autorização da ANP.   Em Praia Grande e Turvo, houve apreensões de 77 litros de óleos lubrificantes em desacordo com a legislação vigente.   Não houve autuações nos demais municípios.  Paraná  No período, foram fiscalizados 18 agentes econômicos, sendo 17 postos de combustíveis e uma revenda de GLP, localizados em Arapongas, Assis Chateaubriand, Cascavel, Guarapuava, Iguaraçu, Palotina, Santa Tereza do Oeste e Toledo.  Em força-tarefa com o Ministério Público/PR, Secretaria de Fazenda/PR e Polícia Militar, que aconteceu em Assis Chateaubriand, foram vistoriados nove postos de combustíveis. Um posto foi autuado por comercializar a gasolina comum fora de especificação, tendo um tanque e dois bicos de bombas interditados. Um posto revendedor de combustíveis foi somente autuado por não ter termodensímetro.  Rio de Janeiro  Na semana, foram fiscalizados seis revendedores de combustíveis automotivos localizados nos municípios de Duque de Caxias e Rio de Janeiro. Não foram verificadas irregularidades.  São Paulo  Um total de 54 postos de combustíveis e uma revenda de GLP foram fiscalizados no estado, nos municípios de Carapicuíba, Mogi das Cruzes, Osasco, São Paulo e Taboão da Serra.  Na capital do estado, dois postos sofreram interdições. Um deles foi autuado e interditado totalmente como medida cautelar por: comercializar gasolina comum fora da especificação; não permitir aos fiscais livre acesso às instalações; exibir marca comercial de distribuidor mesmo estando cadastrado como bandeira branca (sem vinculação a uma bandeira); não identificar corretamente o fornecedor do

Sine Amazonas divulga 242 vagas de emprego para esta sexta-feira, 26/4

O Governo do Amazonas, por meio do Sine Amazonas, coordenado pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 242 vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (26/04). Os interessados em concorrer às vagas devem comparecer na sede do Sine Amazonas, localizada na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018 (entre o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping). A distribuição das senhas e atendimento são realizados das 8h às 14h. Para o cadastro, devem apresentar comprovante de vacinação (Covid-19), currículo e documentos pessoais (RG, CPF, PIS, CTPS, comprovante de escolaridade e residência). Não é necessário apresentar cópias, somente os documentos originais. As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. Agências do Sine Amazonas O Sine Amazonas funciona em outros postos, e o cidadão pode comparecer a um deles caso não consiga ir até o posto central, são eles: PAC Studio 5, PAC Alvorada, PAC Via Norte e PAC Shopping Cidade Leste. Vagas Disponíveis 01 VAGA: MECÂNICO MONTADOR Escolaridade: Ensino Fundamental e/ou Médio completo; médio ou Superior cursando. Com experiência na área de Mecânica de Automóveis. Conhecimento e habilidades com motores: MWM 17.230 6 Cilindros, MAN 17.230 4 Cilindros, CUMMINS W8 150 E 170 CV, VOLVO B270 6 Cilindros. Desejável ter curso de Mecânica de Motores a Diesel. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 20 VAGAS: CONFERENTE LÍDER Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável ter cursos na área logística. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: MOTORISTA  – CAT D Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter CNH-D. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: PROMOTOR DE VENDAS Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Desejável ter conhecimento e habilidades com organização de áreas de vendas e exposição de mercadorias, Pacote Office. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa,dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: BOMBEIRO CÍVIL Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência na função. Obrigatório ter curso de Bombeiro Cívil. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa,dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR ADMINISTRATIVO (SUPRIMENTOS) Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Experiência em faturamento e notas fiscais. Conhecimento em compras de materiais de limpeza, papelaria e etc., Pacote Office. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa,dispensa militare currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR ADMINISTRATIVO (FATURAMENTO) Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Experiência em faturamento e notas fiscais. Conhecimento em serviços de apoio nas áreas: administrativa, financeira, logística, atendimento a fornecedores e clientes; Pacote Office. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa,dispensa militare currículo atualizado. 02 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável morar próximo ao Tarumã. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa,dispensa militare currículo atualizado. 02 VAGAS: SUPERVISOR (A) DE LOJA Escolaridade: Ensino Superior completo. Com experiência na função. Desejável ter experiência em comércio de panificação. Residir nas proximidades do bairro Planalto (Campos Elíseos, Ajuricaba, Alvorada, Redenção, Santos Dumont, Conj. Hiléia e adjacências). Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: AUXILIAR DE PADEIRO Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Obrigatório ter curso de Atendimento ao Cliente e outros cursos relacionados a área. Desejável ter conhecimento e habilidades com a rotina de panificação. Residir nas proximidades do bairro Planalto (Campos Elíseos, Ajuricaba, Alvorada, Redenção, Santos Dumont, Conj. Hiléia e adjacências). Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 05 VAGAS: AUXILIAR DE COZINHA Escolaridade: Ensino Médio completo ou Superior cursando. Com experiência na função. Superior cursando a partir do 2º período de Gastronomia. Desejável ter cursos de Manipulação de Alimentos; Segurança Alimentar e/ou outros relacionados a área da Gastronomia. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ARTÍFICE Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Com experiência na função. Desejável ter curso de NR-35 e conhecimento em pintura predial. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COSTUREIRO (A) II Escolaridade: Ensino Médio completo. Com experiência na função. Desejável curso de qualificação na área. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 40 VAGAS: AGENTE DE LIMPEZA Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Primeiro Emprego ou com experiência na função. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: ENCARREGADO DE MERCEARIA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência em gerenciamento de produtos alimentícios, bebidas, artigos de higiene pessoal e limpeza. Conhecimento e experiência em precificação, conferência, verificação de validades e entre outras atividades. Desejável ter cursos de Atendimento ao Cliente e Operação de Loja. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ENCARREGADO DE PADARIA Escolaridade: Ensino Médio Completo. Com experiência em coordenação e/ou liderança de equipes na área de panificação; Conhecimento e experiência em atividades e/ou rotinas de panificação em geral. Desejável ter cursos de Atendimento ao Cliente e Operação de Loja. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 02 VAGAS: COSTUREIRA Escolaridade: Ensino Fundamental completo. Com experiência na CTPS (carteira de trabalho) ou avulsa na função. Disponibilidade para teste prático e horário. OBS: Ter documentação completa e currículo atualizado. 01 VAGA: CARTAZISTA Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na função. Ter conhecimento e habilidade na confecção de cartazes. em geral. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: ATENDENTE DE PADARIA (CAFETERIA) Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência em atendimento em serviços de alimentação em geral. Desejável curso de Atendimento ao cliente e Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 01 VAGA: COZINHEIRO (A) Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência em serviços alimentares. Desejável curso de Atendimento ao cliente e Manipulação de Alimentos. Disponibilidade de horário. OBS: Ter documentação completa, dispensa militar e currículo atualizado. 07 VAGAS: REPOSITOR DE MERCEARIA / FLV Escolaridade: Ensino Médio Completo Primeiro Emprego ou com experiência no comércio. Ter boa comunicação, habilidade para atendimento ao cliente

Estiagem 2024: Defesa Civil do Amazonas apresenta previsões em reunião do agronegócio

Na tarde desta quinta-feira (25/04), o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Máximo, apresentou o prognóstico sobre a estiagem prevista para 2024 durante uma importante reunião realizada na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA). O encontro teve como palco o Comitê de Apoio ao Desenvolvimento do Agronegócio no Amazonas (CADAAM) e reuniu diversos representantes e órgãos do setor primário do Estado. O encontro reuniu especialistas e interessados na mitigação dos efeitos da estiagem, especialmente considerando seu impacto direto sobre as atividades agrícolas e pecuárias na região. O coronel Máximo trouxe à mesa dados fundamentados em análises das principais instituições de referência, como CENSIPAM, INPA, IRI, SGB-CPRM, UEA e UFAM, fornecendo um panorama claro e objetivo sobre os desafios que possivelmente se aproximam. Durante a apresentação, foram discutidas medidas preventivas e estratégias de resposta a serem adotadas, visando minimizar os prejuízos e proteger a população e os recursos naturais da região. A participação ativa dos representantes do setor primário foi essencial, proporcionando um diálogo direto entre as autoridades e os principais interessados. “A estiagem é um fenômeno que está cada vez mais recorrente em nossa região, e é de suma importância que estejamos preparados para enfrentá-la da melhor forma possível. A colaboração e o engajamento de todos os envolvidos são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar de nossa comunidade e o desenvolvimento sustentável do agronegócio.”, destacou o secretário. Ao final do encontro, os representantes dos diversos órgãos, entidades e cooperativas presentes se comprometeram trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios que a estiagem de 2024 possa trazer. Além disso, ressaltaram a importância de se investir em medidas preventivas e em tecnologias que possam auxiliar na adaptação e na resiliência das comunidades frente aos eventos climáticos extremos. Foto: Mylena Matos/Defesa Civil do Amazonas Fonte

ADS presta consultoria técnica a produtores na região rural de Manaus

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), está oferecendo consultoria técnica a produtores rurais que desejam aumentar a produtividade de suas culturas agrícolas de ciclo anual. O serviço está sendo realizado na zona rural de Manaus, abrangendo os ecossistemas de terra firme e várzea. Essa é a quarta Consultoria Técnica executada pelos técnicos da ADS, que iniciaram a ação no começo de abril, visando atender as demandas dos produtores rurais que solicitam os suportes para melhorar a capacidade produtiva. Desta vez, o serviço foi levado ao Ramal do São Francisco III, cujo acesso é via Rodovia AM 010, km 42. A produtora rural Cotinha Loiola, que participa das Feiras de Produtos Regionais da ADS, destaca que a recomendação técnica contribuirá para reduzir as perdas na produção agrícola e aumentar a produtividade, possibilitando uma melhor comercialização dos produtos nas feiras. “A gente está nesse projeto aqui, de grande importância para nós como produtores, porque além de termos a produção, vamos aprender também. Temos o senhor Haroldo como técnico, que está nos dando suporte, ensinando como devemos plantar para obtermos um lucro maior”, ressaltou. A consultoria técnica é conduzida pelo chefe do Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros da ADS, por Haroldo Cunha, em conjunto com os técnicos da Agência. A equipe instruiu os produtores rurais do ramal sobre as técnicas corretas para o cultivo de melancia e milho. “O objetivo é  definir o sistema de preparo da área (manual ou mecanizado), corrigir a acidez do solo, determinar a forma de distribuição do calcário e estabelecer a época de semeadura”, detalhou Cunha. Os serviços também incluem o planejamento, a adubação de semeadura e de cobertura, controle de pragas e doenças, escolha do método de colheita e gerenciamento do escoamento da produção agrícola. Consultoria Tecnica Para ser beneficiado com a avaliação técnica, é necessário o produtor ir à sede da ADS, localizada, na Avenida Carlos Drummon de Andrade, n.º 1.460, bloco “G”, 1º Andar (Ulbra), conjunto Atílio Andreazza, bairro Japiim, no horário comercial. Procurar o departamento de negócios agropecuários e pesqueiro da ADS, e informar sua necessidade no seu imóvel rural, dentro da consultoria técnica. É importante que o produtor esteja credenciado em um dos programas da ADS. FOTO: Divulgação / ADS Fonte

Governo do Amazonas entrega mais de 100 toneladas de produtos regionais para escolas estaduais

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), entregou, nesta semana, mais de 100 toneladas de produtos regionais através do Programa de Regionalização de Merenda Escolar (Preme). A iniciativa beneficiou 28 produtores rurais, oito associações e cinco cooperativas. Uma das cooperativas beneficiadas foi a Cooperativa de Fruticultura dos Agricultores do Município de Manacapuru (Coopfamma), (a 68 quilômetros de Manaus), a cooperativa produz mamão, macaxeira, abóbora e melancia. “Desde o início do programa somos inseridos, iniciamos juntos. O Preme tem uma grande importância para a Coopfamma, porque assim conseguimos vender uma boa parte da nossa produção”, disse Núbia Neves, produtora e presidente da cooperativa.  O Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, com objetivo de assegurar o direito à merenda escolar de qualidade, reforçando a segurança alimentar de milhares de crianças e jovens matriculados na rede estadual de ensino. “A execução do programa é muito importante para a educação em nosso estado, porque ela beneficia os alunos para o desenvolvimento físico, intelectual e pedagógico. Além disso, estimula o aumento da produção hortifrutigranjeira, florestal, extrativista e agroindustrial regional”, explicou a gerente do programa da ADS, Jacqueline Maria. Por meio do Preme, são contratados produtores rurais, organizações de produtores rurais (como associações e cooperativas) e agroindústrias para fornecer produtos hortifrutigranjeiros, agroindustriais regionais, florestais, extrativistas e pesqueiros de cultivo e extrativistas produzidos no Amazonas, a fim de atender às necessidades da merenda escolar. Dente os produtos regionais entregues nesta semana, estão: carnes bovinas em cubos, polpas de frutas, abóboras, banana-prata e maçã, cheiro-verde misto, couve-flor, limão regional, macaxeira in natura, mamão convencional e orgânico, além de melancia. “Toda semana, o governo tem uma programação na qual são enviados produtos regionais para mais de 300 escolas da rede pública do estado, abrangendo tanto a capital quanto o interior”, destacou Jaqueline. Preme 2024 O programa está com o destaque orçamentário no valor de R$ 35,7 milhões, o montante foi repassado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Ao todo, estão credenciados cerca de 889 interessados, entre produtores rurais e entidades jurídicas (associações, cooperativas e agroindústrias) de 39 municípios do Amazonas. O programa disponibiliza abacaxi; abóbora; banana pacovã, prata e maçã; açúcar mascavo; bananada; cará; castanha-do-Brasil; cheiro-verde convencional e orgânico; couve convencional e orgânico; laranja; limão; macaxeira in natura; mamão convencional e orgânico; melancia; pimenta-de-cheiro; pimentão verde; pitaya; tangerina; carne bovina em cubo e moída; filé de peixe; filé de pirarucu salgado fresco; ovo; farinha amarela e branca; farinha de tapioca; polpas de frutas; e polpas de açaí. FOTO: Divulgação / ADS Fonte

Cosama avalia desempenho positivo em arrecadação após campanha de negociação no interior do estado

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), por meio da Superintendência Comercial, realizou a Campanha Fique em Dia com a Cosama, lançada em março deste ano, com o objetivo de reduzir a inadimplência do ano de 2023, com vantagens aos seus clientes que chegaram a 100% de descontos em juros e multas para pagamentos à vista. Com os resultados apurados, a Companhia celebra o sucesso da campanha com a diminuição de 77% de inadimplência. De acordo com os dados divulgados pelo setor responsável pela arrecadação, no início da campanha, a Companhia tinha 21.692 ligações em atraso e ao final reduziu para 14.104 ligações, impactando positivamente nos valores arrecadados. Os resultados são frutos de um trabalho em equipe que contou com o empenho de todos os colaboradores das 15 agências da Cosama no interior do estado, executando as ações itinerantes de modo a facilitar a regularização dos débitos, refletindo-se na redução da margem de inadimplência, apresentando demanda significativa e a capacidade da equipe em oferecer um atendimento eficiente e de qualidade, como explica a superintendente comercial, Marilandia Marinho. “Com o intuito de facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Cosama, os pontos de atendimento itinerantes eram em locais estratégicos. E nesses espaços eram realizados atendimentos para toda a população. Foi uma ação inédita que a Companhia encontrou para que a empresa pudesse estar mais próxima de seus clientes, além de oferecer as condições especiais de negociações de suas contas em atraso”, ressaltou Marinho. A Cosama reforça aos usuários que mantenham o pagamento de suas faturas em dia. O atendimento segue nas agências de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, os usuários devem ter em mãos documentos como RG e CPF, e uma fatura para identificação da matrícula. A companhia disponibiliza outros canais de contato, como o Atendimento ao Cliente (SAC), através do número (092) 4009-1971, WhatsApp (092) 98527-3255, o site cosama.am.org.br e o aplicativo Mais Água. FOTO: Divulgação / Cosama Fonte

Em Parintins, Governo do Amazonas inicia mutirão de serviços para a população do município

Iniciou nesta quarta-feira (24/04) um mutirão de serviços do Governo do Amazonas no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), envolve 18 pastas do executivo estadual com ações de cidadania, entrega de documento de identidade, atendimentos de saúde para a população, atividades de conscientização ambiental, acesso a linhas de crédito, entre outras. O mutirão segue até 4 de maio. Os serviços serão oferecidos em comunidades da zona rural e tem como objetivo aproximar a população dos programas e benefícios concedidos pelo governo estadual. O primeiro dia da ação itinerante iniciou pela comunidade do Mocambo e seguirá para a comunidade de Caburi, próximo destino do mutirão, Vila Amazônia, Zé Açu e Tracajá. Durante ação itinerante de cidadania em Parintins, que este ano também ja foi realizada também nos municípios de Itacoatiara e Novo Airão, e a zona rural de Novo Remanso, o foco é ampliar o acesso aos serviços como emissão de certidão de nascimento, carteiras da pessoa com deficiência (CiPcD), do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Passe Legal Intermunicipal, além de orientações sobre benefícios. Por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a população também está tendo acesso a informações sobre o Crédito Rosa, que visa o financiamento de microempreendedoras. Além disso, a Afeam destinou investimentos de R$ 5 milhões ofertando créditos de até R$ 200 mil a empreendedores da cidade, com o objetivo de fortalecer e preparar a economia local para o 57º Festival Folclórico de Parintins. Os empreendedores terão a oportunidade de expandir seus negócios e oferecer produtos e serviços que enriquecem a experiência dos visitantes durante o festival. A população também pode contar com assistência jurídica, por meio dos atendimentos oferecidos pela Defensoria Geral do Estado (DPE-AM), além de atendimentos de Saúde oferecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM). Já Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) está ofertando atividades esportivas de forma recreativa e lúdica. Mais de 150 crianças da comunidade Mocambo do Arari participaram da ação. O projeto Mãos Dadas/Mocambo também foi fomentado com bolas de futebol, futsal, vôlei, handebol e queimada, além de redes de campo e de vôlei. Oportunidade Moncelia Santos, agricultora da comunidade, explica que a oportunidade de atendimento faz grande diferença na sua vida, uma vez que o acesso à serviços de saúde no local são mais escassos e, como mãe, se preocupa com o bem-estar do filho. “Há um mês atrás ele teve muitos problemas de diarreia e vômito, e não tinha atendimentos como de hoje. Então, hoje eu trouxe ele ao pediatra para ver se está saudável e o doutor me passou os remédios necessários para a saúde dele”, comentou a mãe. Ela ainda reitera que os atendimentos são necessários para a qualidade de vida da comunidade e agradeceu a ação do Governo do Amazonas. “O mutirão está sendo muito bom para a nossa população, pois no Mocambo não tem pediatra, então me sinto muito honrada por receber essa equipe de ótima qualidade aqui e ainda parabenizar o governador, por proporcionar essa ação de cidadania para nossa comunidade”, declarou Moncelia. Novas CIN A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está realizando a entrega de 2,5 mil  Novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), emitidas e que aguardam os solicitantes. A entrega está sendo feita, das 9h às 16h, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Parintins, localizado na avenida Jonathas Pedrosa, nº 437, Centro do município. Para retirar a Nova CIN, o cidadão precisa apresentar o comprovante de solicitação, além de um documento de identificação ou a certidão utilizada para solicitar a Nova CIN. Prosai Parintins Ainda na sede do município de Parintins, uma equipe da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) realiza, até sexta-feira (26/04), ações de sensibilização com os beneficiários do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). O objetivo é preparar as famílias para o recebimento das obras de saneamento que estão sendo antecipadas e orientar sobre o reassentamento e as medidas de segurança nas áreas onde ocorrerão as obras do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, primeiras intervenções do programa. A Cosama também esteve presente na ação de cidadania, garantindo o fornecimento de água tratada aos servidores do governo. Regularização A Secretaria das Cidades e Territórios (Sect) participou da visita às comunidades do Mocambo do Ariri e do Caburi, para divulgar o início do programa de regularização fundiária daquelas áreas, que tanto necessitam da titulação das suas terras, o que possibilitará maior acesso aos recursos necessários para financiar atividade agrícola. Ao todo, está previsto a execução de mais de 500 processos de regularização. Isso proporcionará a essas famílias dignidade e a segurança jurídica do direito à propriedade. Foto: Arquivo Pessoal  Fonte

Agricultores de Itapiranga vão receber 1,5 mil mudas de castanha-do-Brasil

De 6 a 10 de maio, 15 agricultores familiares da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Uatumã, localizada em Itapiranga (distante 227 quilômetros de Manaus), receberão 1,5 mil mudas de castanha-do-Brasil. A distribuição será realizada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), e é fruto de parceria entre o instituto e a Fazenda Aruanã, a responsável pela concessão das mudas.  De acordo com o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Idam, Luiz Rocha, a ação, além de fortalecer o setor primário, visa, também, a recuperação de áreas degradadas. “Ou seja, a iniciativa também visa a sustentabilidade. Dessa forma, o Idam realiza os cadastros dos agricultores, que, posteriormente, são enviados à fazenda Aruanã, que nos fornece as mudas a serem distribuídas entre os cadastrados”, disse.  Em relação à recuperação de áreas degradadas, Rocha destacou que o objetivo é implantar sistemas agroflorestais na região, combinando o plantio das castanheiras com outras espécies amazônicas com potencial de geração de renda. “Dessa forma, visamos o desenvolvimento econômico, sempre focados na preservação da floresta, que pode, sim, ser um meio de subsistência ao produtor de forma sustentável”, destacou o chefe do Datef.  Visita técnica As mudas de castanha-do-Brasil serão distribuídas aos agricultores durante uma visita técnica à região, prevista para acontecer entre 6 e 10 de maio, segundo a Unidade Local (UnLoc) Idam/Itapiranga, Sérgio Froes. As plantas já estão na UnLoc devidamente preparadas para chegarem aos beneficiados.  “Além disso, o Idam disponibilizará uma série de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos produtores locais e, ainda, a implantação de Unidade Demonstrativa (UD) de Castanha consorciada com café e citros”, concluiu o gerente. Foto: Divulgação/Idam Fonte

Governo do Amazonas alerta para o fim da vacinação da febre aftosa

Nesta quarta-feira (24/04) é comemorado o Dia do Boi, que representa quase 95% do rebanho total de bovídeos no Amazonas e tem a sanidade fiscalizada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). Faltando sete dias para o fim da vacinação contra a febre aftosa, o Governo do Amazonas reforça, nesta data, a importância de os pecuaristas vacinarem seu rebanho e realizarem a notificação obrigatória junto à Adaf para tornar o estado livre de febre aftosa sem vacinação. A última campanha de vacinação contra a febre aftosa acontece nos 49 municípios amazonenses onde a imunização do rebanho ainda é obrigatória. A vacinação segue até o dia 30 deste mês e a comunicação da vacinação pode ser feita até 15 de maio em um dos escritórios da autarquia ou por meio do atendimento remoto no telefone (92) 99238-5568. A febre aftosa é uma doença contagiosa que causa perdas de produção, sacrifício compulsório de animais e interdição de propriedades. Por isso, o médico veterinário e diretor-presidente da Adaf, José Omena, convoca todos os produtores amazonenses a valorizarem o seu rebanho. “Neste Dia do Boi, a Adaf conclama o produtor a zelar pela sanidade dos seus animais, aderindo à última campanha de vacinação no estado e fazendo a notificação junto aos nossos escritórios locais. Produtor, ajude o Amazonas a obter o status de livre de febre aftosa sem vacinação e a expandir para novos mercados a carne produzida aqui”, destacou. Números Segundo dados da Gerência de Defesa Animal (GDA), da Adaf, o rebanho bovino amazonense alcançou, no ano passado, mais de 2,4 milhões de animais, um crescimento de 11,18%, no comparativo com o mesmo período de 2022, com 2,1 milhões de cabeças. Em 2023, a produção de bovídeos (bovinos e bubalinos) atingiu a marca de 2,5 milhões de animais, sendo os bovinos quase 95% do total. Os municípios com maior representatividade na produção bovina são Lábrea (652,2 mil), Boca do Acre (474,8 mil) e Apuí (293 mil). Foto: Divulgação/Adaf Fonte