Avião de pequeno porte estava com cinco pessoas, sendo uma criança. A aeronave caiu num campo de futebol em Teresina (PI)
Um avião de pequeno porte caiu num campo de futebol na Vila Operária, em Teresina, capital do Piauí, nesta segunda-feira (12/6). Em áudio divulgado pela TV Clube, é possível ouvir uma conversa entre a torre de controle do Aeroporto Petrônio Portela e o piloto Arcedino Concesso. Ele informou que a porta da aeronave estava aberta.
Cinco pessoas estavam dentro do avião, sendo três mulheres, um homem e uma criança, de 4 anos. O campo de futebol fica a cerca de 1 km do aeroporto de Teresina.
No áudio, o controlador de voo autoriza o retorno da aeronave e diz, pelo rádio, que a “pista dois” estava livre para pouso, caso fosse necessário. Então, o piloto afirmou que retornaria porque a porta do avião ficou aberta.
“Vai fazer o retorno e pousar. Ficou uma porta aberta”, declarou o piloto.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Piauí, o avião bateu em um poste de alta tensão em frente à Escola Estadual Premen Norte. Em um dos vídeos divulgados por populares nas redes sociais, é possível ver o momento em que uma responsável pelos alunos pede para que os estudantes se afastem da aeronave.
As cinco vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). São elas: Arcedino Concesso Filho (37 anos); G.P. (16); Juliana Plácido (36); Maria Gracy (66); e N. C. Plácido (4). Não sabe que tipo de ferimentos as vítimas tiveram.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que três ambulâncias foram deslocadas para atender os ocupantes da aeronave. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Guarda Civil de Teresina também prestaram assistência.
O aeroporto de Teresina informou por meio de nota que a aeronave decolou de Fortaleza, capital do Ceará, e tinha como destino o município de Araguaína, no Tocantins. O avião pousou na capital do Piauí para abastecer e seguir o plano de voo.
“Todos os procedimentos no Aeroporto de Teresina foram seguidos de acordo com as normas de segurança previstas. Assim que a Torre de Controle foi informada da queda, a equipe do Aeroporto deu início ao plano emergencial padrão para este tipo de ocorrência e, no momento, está dando suporte ao trabalho dos órgãos envolvidos no resgate”, informou o aeroporto.
Fonte: Metrópoles