Search
Close this search box.

Blitz Violeta: Idosos assistidos pelo Ceci saem às ruas para pedir respeito a faixa de pedestres


O grupo de idosos assistido pelo Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), realizou, na manhã desta quinta-feira (13/06), uma blitz com o objetivo de chamar a atenção dos condutores e da comunidade para a importância do respeito à faixa de pedestre. No sábado (15/06) está prevista uma carreata percorrendo as ruas do Centro de Manaus para buscar comprometimento da comunidade em promover um ambiente mais seguro e inclusivo para os idosos.

A blitz desta quinta-feira aconteceu na rua Wilkens de Matos, bairro Aparecida, em frente ao prédio onde está localizado o Ceci. A campanha faz parte da programação do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado neste sábado (15/06).

Com placas, balões e os dizeres ‘Me respeite, os meus passos são lentos!’, os manifestantes clamaram pela conscientização dos condutores no trânsito, uma vez que o tempo de duração do semáforo é curto para os idosos atravessem a faixa de pedestres com segurança. 

De acordo com a diretora do Ceci, Lilia Albuquerque, a ‘Blitz Violeta’ começou ano passado e tem como objetivo, além de sensibilizar os motoristas, despertar a empatia no trânsito. 

“Um dos problemas enfrentados pelos nossos usuários é a dificuldade em atravessar a rua para chegar ou sair da unidade devido ao tempo insuficiente dos semáforos, considerando sua mobilidade reduzida. Por isso, estamos intensificando nossos esforços paraque os motoristas tenham empatia e respeito pelas pessoas idosas que têm essa limitação”, destacou.

Frequentador do centro de convivência, Ivo Amâncio dos Santos, de 80 anos, destacou a importância dessa manifestação para sociedade.

“Hoje estou aqui para representar os idosos nesta manifestação, pedindo respeito e dignidade aos idosos. Estou muito feliz neste centro, que frequento a dez anos, interagindo com toda a comunidade do Ceci, tanto com a direção quanto com os colegas”, afirmou.

Ainda como parte da programação voltada para o combate à violência contra a pessoa idosa, no próximo sábado (15/06), o Ceci realizará uma carreata de sensibilização sobre o tema. A carreata vai percorrer locais movimentados da capital, como a avenida Eduardo Ribeiro, demonstrando o comprometimento da comunidade em promover um ambiente mais seguro e inclusivo para os idosos.

A ação foi realizada em todo o entorno do centro de convivência e contou com o apoio dos agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). O Ceci é mantido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e parceiros.

Foto: Kerolyn Leigue/Seas



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias