Bolsonaro decide demitir o secretário de Cultura, Roberto Alvim

Após a repercussão negativa nas redes sociais de um vídeo com referências a um discurso nazista, o presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir o secretário de Cultura, Roberto Alvim. Nesta quinta-feira (16), ao anunciar Prêmio Nacional das Artes, Alvim citou trechos de um discurso de Joseph Goebbels, um ideólogo nazista.

“A arte brasileira da próxima década será heróica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada” é a frase de Alvim que repercutiu de forma negativa nas redes sociais, entre artistas e até mesmo entre apoiadores do governo Bolsonaro.

Já o pronunciamento de Goebbels, feito para diretores de teatro, diz que: “A arte alemã da próxima década será heróica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está entre os que pediram o afastamento de Roberto Alvim da pasta.

Alvim se defendeu durante uma entrevista à ‘Rádio Gaúcha’, na manhã desta sexta-feira (17), e disse que houve uma ‘infeliz coincidência’ com frase de Goebbels. Ele explicou que algum assessor teria colocado a frase em sua mesa, sem identificar a fonte, com base em uma busca na internet sobre ‘nacionalismo’ e ‘arte’.

fonte https://d24am.com/politica/bolsonaro-decide-demitir-o-secretario-de-cultura-roberto-alvim/

Compartilhe nas Redes

últimas noticias