Campanha do Agasalho entrega primeiras doações no Distrito Federal

Um abrigo que acolhe adolescentes que estão sob medida protetiva no Distrito Federal recebeu, nesta quarta-feira (22), as primeiras doações de artigos arrecadados pela Campanha do Agasalho, organizada pelo Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária. Essa é a segunda etapa da campanha.

A entrega de cobertores e chinelos foi realizada pela presidente do conselho do Pátria Voluntária, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, na Unidade de Acolhimento para Crianças e Adolescentes (Unac I), localizada no Guará, a pouco mais de 10 quilômetros do centro de Brasília.

A gerente da Unac I, Marcelle Pucci, relatou que a unidade atende adolescentes a partir de 12 anos, que foram afastados do convívio familiar por situações de risco, e trabalha com jovens o fortalecimento da autonomia e a reintegração familiar. Segundo a gerente, raramente a instituição recebe doações. Por isso, os itens levados pela primeira-dama Michelle Bolsonaro chegaram em boa hora.

“Não é nem um pouco comum, a gente não recebe quase nenhum tipo de doação. Só o governo [do Distrito Federal] mesmo que sustenta nossa unidade”, disse Marcelle. E afirmou: “Qualquer doação a gente precisa. Precisamos muito de tênis, os meninos gostam muito de usar tênis, roupas, objetos de higiene, tudo isso faz muita falta”.

Doações

Os pontos de coleta da segunda etapa da Campanha do Agasalho foram instalados no Palácio do Planalto, na Advocacia-Geral da União, na Controladoria-Geral da União, nos ministérios e na Maria Amélia Doces. 

Entre os itens arrecadados estão, em média, 7 mil cobertores e 6 mil pares de chinelos que serão distribuídos em instituições do Distrito Federal de atendimento a pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade. Organizações que atendem este público podem manifestar o interesse em receber doações se cadastrando na plataforma do Pátria Voluntária e abrindo uma campanha de arrecadação de cobertores e chinelos.

Desde o início da semana, a primeira-dama Michelle Bolsonaro percorreu os pontos de coleta da campanha para recolher as doações de cobertores, mantas, casacos e calçados. Antes de serem distribuídos, todos os itens passam por triagem e higienização.

Incentivo ao voluntariado

O Pátria Voluntária foi lançado em julho do ano passado para incentivar a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas para a população mais vulnerável.

Além disso, estimula o crescimento das organizações da sociedade civil, na busca de contribuir para a transformação do Brasil em um país mais justo e solidário.

O Pátria Voluntária é conduzido por um conselho, presidido pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, composto por 24 integrantes do governo e da sociedade civil. O programa está vinculado a Casa Civil.

Acompanhe os resultados do projeto

Compartilhe nas Redes

últimas noticias