MotoGP, Stock Car, Fórmula Indy, Nascar e mais categorias foram palco de incidentes de tirar o fôlego. Reveja alguns dos momentos mais assustadores do ano
O ano de 2017 foi marcado de vitórias e belos momentos nos esportes a motor, seja em categorias nacionais ou internacionais. Mas como é normal em competições que envolvem pilotos em altas velociades dividindo a pista, como na MotoGP, Stock Car, Indy, Nascar e mais… a temporada também teve acidentes espetacularmente assustadores, alguns com vítimas fatais. Separamos dez incidentes impressionantes do ano que chega ao fim.
1 – Pascal Wehrlein – Corrida dos Campeões
Um dos primeiros acidentes da temporada foi causado pelo ex-piloto da Sauber na F1, Pascal Wehrlein. Mas o lance bizarro não aconteceu em um cockpit da maior categoria de automobilismo. Na verdade, a batida aconteceu em um tradicional evento Race of Champions (ROC) disputado neste ano no Marlins Park, em Miami, nos Estados Unidos.
Na bateria contra o brasileiro Felipe Massa, ainda na fase de grupos, nos triciclos Polaris Slingshot, o alemão perdeu o controle do carro na linha de chegada, acertou o carro do piloto da Williams, capotou e foi parar na barreira de proteção, de cabeça para baixo. Um enorme susto.
2 – Scott Dixon – Fórmula Indy
Pole position e um dos favoritos à vitória na 101ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, disputada em maio, Scott Dixon (Chip Ganassi) escapou sem ferimentos de um gravíssimo acidente que assustou quem acompanhava a prova. A corrida estava na 53ª das 200 voltas quando o inglês Jay Howard bateu no muro sozinho e atravessou a pista sem direção. O neozelandês tetracampeão da categoria vinha logo atrás, não conseguiu desviar a tempo e acertou Howard em cheio, a mais de 300km/h.
REPLAY: @scottdixon9 checked, cleared, and released after this turn 1 incident during the #Indy500 at @IMS. #INDYCAR
3 – Joey Logano, Danica Patrick e Aric Almirola – Nascar
Em uma note de maio de 2017 a Nascar viveu momentos de tensão no circuito oval do Kansas. Com pouco mais de 60 voltas para o final da prova, Joey Logano, Danica Patrick e Aric Almirola se envolveram em um acidente de grandes proporções. Logano vinha pela arte de cima do oval, quando repentinamente desceu e atingiu o carro de Patrick. O número 10 da piloto foi ao muro, e acabou atingindo pelo 43 de Almirola, que não conseguiu desviar a tempo.
Here’s a closer look at tonight’s BIG 3-car crash at @kansasspeedway.#NASCARonFS1 #GB400
4 – Joshua Boyd – Superstock 1000
Cena bizarra, milagre ou os dois? O pilto Joshua Boyd, que compete na categoria britânica Superstock 1000, desmaiou em cima da sua motocicleta após ser atingido por detritos de um rival que seguia à frente, no circuito inglês de Snetterton. Contudo, Boyd não foi ao chão logo após ao impacto. Continuou sobre a moto, completamente apagado, até cair pouco antes de o veículo se chocar com a barreira de proteção, protagonizando uma cena, no mínimo, inusitada. Apesar de estar a cerca de 225km/h, Joshua não teve ferimentos graves.
5 – Antônio Pizzonia e Lucas Foresti – Stock Car
Segunda parada da temporada da Stock Car, a prova do autódromo Velopark foi marcada por um acidente impressionante, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Na segunda corrida do dia, Antonio Pizzonia foi o pivô da batida que envolveu diversos carros e atingiu em cheio Lucas Foresti. O piloto teve de deixar o Velopark de maca e foi levado ao hospital para realizar exames, queixando-se de fortes dores no pescoço e com um corte na perna. Pizzonia teve o pé esquerdo enfaixado, mas não precisou ser levado ao hospital.
6 – Tom Sykes – Mundial de Superbike (WSBK)
O piloto do Mundial de Superbike (WSBK), Tom Sykes, levou um belo de um susto durante a prática do terceiro treino livre para a etapa de Portimão, em Portugal. Tom saía de uma curva quando o pneu dianteiro saiu do chão. Ao tocar o solo novamente, a moto ficou descontrolada, ejetando o britânico. Apesar da violência do impacto contra o chão, que transformou a moto em uma bola de fogo, Sykes teve apenas o dedo mindinho fraturado.
Dramatic crash for @TheRealTomSykes this morning in FP3!
7 – Sebastien Bourdais – Fórmula Indy
Sebastien Bourdais sofreu um acidente cinematográfico no treino classificatório para as 500 Milhas de Indianápolis, em maio. O francês tetracampeão da categoria saiu de traseira, tentou corrigir, mas acabou acertando o muro na diagonal. Bourdais foi retirado do carro consciente e levado ao centro médico, para depois ser transferido ao Hospital Metodista, onde foram constatadas diversas fraturas na pelvis e no lado direito da bacia. Por isso, o francês perdeu a icônica prova em 2017, mas se recuperou rapidamente e poucos dias depois já ficava de pé.
REPLAY: @BourdaisOnTrack makes heavy contact with the turn 2 wall. #INDYCAR #Indy500
8 – Lorenzo Baldassarri – Moto 2
O piloto Lorenzo Baldassarri, de apenas 20 anos, sofreu um acidente feio e deu um grande susto durante o treino de classificação da Moto2 para a etapa de Assen, na Holanda. Ele chegou a ficar inconsciente na pista, sendo levado de ambulância para o hospital, mas não demorou muito para o garoto tranquilizar os fãs. O italiano postou duas fotos nas redes sociais dizendo que estava bem, e no próprio domingo, Balssararri foi liberado do hospital.
9 – Um monte de pilotos – GP de Macau
O apertado Circuito da Guia, sede das tradicionais provas de fim de ano em Macau foi palco de mais um daqueles acidentes inacreditáveis. A corrida classificatória da Copa do Mundo de GT da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), um dos principais eventos do fim de semana, foi marcada por um acidente com 12 carros. Um verdadeiro engavetamento. Sobrou até para o brasileiro Lucas di Grassi.
10 – Daniel Hegarty – GP de Macau (moto)
Uma tragédia encerrou precocemente o GP de Macau de motociclismo. Na sexta volta, o britânico Daniel Hegarty sofreu um grave acidente e teve capacete e moto destruídos ao chocar-se contra as barreiras de proteção da chamada curva do pescador. O pneu traseiro da moto de Hegarty escapou ao fazer o traçado da curva, e o piloto foi catapultado. O piloto de 31 anos foi levado a um hospital local, mas não resistiu à gravidade das lesões. A corrida foi interrompida imediatamente com bandeira vermelha diante da seriedade do choque. Após a notícia do falecimento do piloto, a organização declarou a prova encerrada, dando a vitória a outro britânico, Glenn Irwin, que liderava até então.
ALERTA: IMAGENS FORTES NO VÍDEO