Coreia do Norte cogita levar delegação para PyeongChang, e Sul abre o diálogo

Se para os Estados Unidos, o tom foi de ameaça, para os sul-coreanos, o tom foi de aproximação. No discurso de ano novo realizado nesta segunda-feira, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, sugeriu uma aproximação entre os países da península ao citar a possível participação de uma delegação nortenha nos Jogos de Inverno de PyeongChang. A notícia foi bem recebida, e o presidente Moon Jae-in disse que seu governo colaborará por um maior diálogo.

Kim Jong-Un sinaliza envio de delegação a PyeongChang (Foto: REUTERS/KCNA)Kim Jong-Un sinaliza envio de delegação a PyeongChang (Foto: REUTERS/KCNA)

Kim Jong-Un sinaliza envio de delegação a PyeongChang (Foto: REUTERS/KCNA)

De acordo com a agência de notícias coreana Yonap, Kim Jong-un teria dito:

– Os Jogos Olímpicos de Inverno serão na Coreia do Sul e será uma boa ocasião para o país. Esperamos sinceramente que os Jogos sejam um sucesso. Estamos prontos para dar muitos passos, incluindo mandar uma delegação. E, para isso, as duas Coreias podem realizar uma reunião.

Jae-in, por sua vez, quer agilizar as eventuais burocracias para viabilizar a participação dos norte-coreanos na Olimpíada. O evento será disputado de 9 a 25 de fevereiro.

– Espero que os Ministérios da Unificação e do Esporte apresentem de medidas de maneira iminente que restaurem rapidamente o diálogo entre o Norte e o Sul e façam com que seja uma realidade a participação de uma delegação da Coreia do Norte em PyeongChang 2018. Essa é uma resposta à proposta do governo de fazer dos Jogos de Inverno uma oportunidade inovadora para melhorar as relações Sul-Norte e estabelecer a paz.

Compartilhe nas Redes

últimas noticias