Para garantir a segurança dos motoristas parceiros e dos passageiros, aplicativos de mobilidade urbana têm incorporado novos equipamentos na rotina, como película de proteção no interior do carro e verificação de uso de máscara, além de avaliação de higiene ao final da corrida.

A Cabify foi a primeira empresa no Brasil a disponibilizar película de isolamento entre motorista e passageiro, a fim de proteger os colaboradores que prestam serviço em áreas mais movimentadas da cidade. O objeto, fornecido gratuitamente pela empresa, tem uma duração mínima de seis meses.

“Mesmo antes da quarentena e do aumento do número de casos no Brasil, a Cabify criou um comitê totalmente focado em desenvolver soluções inovadoras e de segurança para todos, sejam estes motoristas, passageiros, clientes corporativos e funcionários. Desta forma, o fornecimento de equipamentos de segurança aos motoristas parceiros faz parte de uma iniciativa que visa aumentar a proteção destes profissionais, que são essenciais no momento em que estamos vivendo”, explica Luis Saicali, Presidente da Cabify Brasil.

A Uber, por sua vez, trouxe ao Brasil uma ferramenta que verifica o uso dos equipamentos de proteção individual. Dessa forma, para que os motoristas parceiros possam realizar viagens, será necessário que eles passem por um checklist online que inclui uma selfie que confirma o uso da máscara. A empresa incluiu também novas regras como viagens utilizando somente o banco traseiro e janelas abertas durante o trajeto – que fazem parte do checklist de medidas a que o usuário também terá de responder.

Sendo assim, o uso de máscaras se torna obrigatório para todos que dirigem ou utilizam o aplicativo da Uber nesse momento de pandemia. Conteúdos educativos produzidos em parceria com a Organização Mundial da Saúde também vão ajudar a reforçar as mensagens de higiene e segurança junto aos usuários e motoristas.

“Sabemos que, mesmo com as recomendações de isolamento, muitas pessoas ainda precisam utilizar a nossa plataforma para manter a comunidade em movimento e gerar renda para suas famílias. Por isso, a saúde e segurança de quem precisa utilizar a Uber nesse momento é a nossa maior prioridade e a chegada desses novos recursos dá mais um passo nesse sentido”, afirma a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods.

Os motoristas parceiros ainda poderão cancelar as viagens, sem impacto no índice de cancelamento, caso não se sintam seguros no momento do embarque, inclusive se o usuário não estiver usando uma máscara. O usuário também pode cancelar sem qualquer tipo de taxa caso o motorista não esteja utilizando máscara. Além disso, usuários e motoristas parceiros avaliarão um ao outro no quesito de higiene no final de cada viagem.

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