Com as eleições de 2022 se aproximando, o juiz auxiliar da Propaganda Eleitoral, Luís Felipe Avelino Medina, determinou que o candidato Amazonino Mendes exclua postagens em suas redes sociais nas com cunho ofensivo contra o governador Wilson Lima.
No documento de decisão, o juiz condenou declarações de Amazonino que se referem ao governador como “chefe de quadrilha” e de que ele estaria fugindo da polícia.
“Duas são as afirmações proferidas pelos Requeridos contra as quais assesta diretamente o Requerente: (1) “chefe de quadrilha”; e (2) “esse governador, quando olha pra trás, ele vê um delegado; Não Wilson, chega, teu lugar é outro”. A primeira afirmação corresponde à imputação de crime, ao passo que a segunda, aliada à anterior, busca criar a noção de que o representante está “fugindo” de uma prisão, o que, a meu ver, configura ataque pessoal que extrapola a mera crítica política”, diz trecho da decisão.
Ainda conforme o Juiz, a veiculação desse tipo de conteúdo, que tem como objetivo tão somente ofender e ridicularizar o governador Wilson Lima.
O juiz determinou que Amazonino exclua a publicação, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, e que se abstenha de reproduzir o conteúdo em qualquer outro meio, também sob pena de multa de R$ 5 mil.
O governador Wilson Lima, candidato à reeleição pelo União Brasil, afirma que a Justiça reconhece que esse tipo de conduta, que apela para mentiras, calúnias e ofensas, mostra o desespero dos seus adversários com o crescimento dele nas pesquisas eleitorais.
Foto: Reprodução