Search
Close this search box.

Defesa Civil participa de seminário nacional sobre qualidade da água em situações de estiagem


O secretário adjunto da Defesa Civil do Amazonas, coronel Clóvis Araújo, participou, nesta quarta-feira (19/06), do “Seminário Água com Qualidade para Quem Precisa: Garantia de Acesso à Água com Qualidade para Consumo Humano em Situação de Seca e Estiagem”. O evento, realizado em Belém, no Pará, pelo Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), destacou a importância de assegurar água de qualidade para populações afetadas por secas e estiagens, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

As secas e estiagens não apenas impõem desafios imediatos à saúde e ao bem-estar das comunidades, mas também geram impactos econômicos, sociais, políticos e culturais significativos. Esses fenômenos têm se tornado eventos cada vez mais frequentes e severos, afetando a disponibilidade de recursos hídricos e a qualidade da água destinada ao consumo humano.

No decorrer do seminário, coronel Clóvis destacou a necessidade urgente de medidas preventivas e de resposta eficaz para enfrentar essas crises hídricas. “A mudança climática está redefinindo os padrões de disponibilidade de água, e precisamos estar preparados para garantir que todas as comunidades, especialmente as mais vulneráveis, tenham acesso à água potável”, afirmou o secretário.

Durante a sua apresentação, o gestor também ressaltou a importância do programa Água Boa e as Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam), que têm desempenhado papéis fundamentais na garantia de acesso à água de qualidade em comunidades remotas e vulneráveis.

“O programa Água Boa é voltado para a implantação de sistemas de abastecimento e tratamento de água em áreas rurais e de difícil acesso, enquanto a ETAM oferece soluções rápidas e eficientes para a purificação da água em situações emergenciais de forma itinerante, assegurando uma resposta ágil e eficaz às necessidades de abastecimento de água”, enfatizou o secretário adjunto da Defesa Civil do Amazonas.

FOTO: Divulgação/Defesa Civil do Amazonas



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias