As informações encaminhadas pela população ao Disque-Denúncia 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), durante o primeiro semestre deste ano, resultaram na localização e prisão de 36 pessoas no Amazonas, no Pará e em São Paulo. Todos os suspeitos foram denunciados por suspeita de envolvimento em crimes de homicídios, tráfico de drogas e roubos.
Para o secretário-executivo da Seai, Divanilson Cavalcante, os resultados são expressivos e demonstram a confiança que a população tem no trabalho da polícia. “Quanto mais informações nos forem repassadas mais dados teremos coletados e, com isso, teremos resultados mais exitosos. Não temos dúvida que essa participação da população é muito importante e esses números demonstram isso”, avaliou Divanilson.
Prisões
Conforme os dados da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), responsável pelo 181, das 36 prisões, cinco foram de suspeitos envolvidos em crimes de homicídios. Todos os presos foram localizados em Manaus.
Além disso, outros 16 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas foram presos e um adolescente foi apreendido por envolvimento no mesmo crime. Duas dessas prisões foram registradas em Santarém (PA) e outra em São Paulo, durante desembarque no aeroporto.
Foragidos
As denúncias, também, auxiliaram a Seai na localização de 14 pessoas que estavam foragidas da Justiça. As prisões foram realizadas em apoio à Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e à Polícia Civil (PC-AM). Todas as capturas foram realizadas em Manaus
Apreensão de drogas, armas e outros objetos
As informações repassadas pela população, também, auxiliaram as Forças de Segurança na apreensão de mais de 40 quilos de entorpecentes, na localização e recuperação de veículos, entre carros e motocicletas com restrições de roubo, e na retirada de circulação de armas e apetrechos usados no tráfico de drogas.
Disque-Denúncia
O Disque-Denúncia 181 funciona 24 horas e é o canal da SSP-AM para que a população possa auxiliar as Forças de Segurança na localização e prisão de pessoas envolvidas na criminalidade. Todas as ligações são sigilosas e gratuitas.
FOTO: Divulgação/SSP-AM