Dois homens são presos por envolvimento em roubos a rotas do Polo Industrial de Manaus


O Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurcc), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em ação conjunta com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), deflagrou, na terça-feira (30/07), a Operação Êxodo 20:15. A ação resultou na prisão de Israel Mota dos Santos, 26, e André Lucas Andrade da Silva, 21, ambos envolvidos em roubos ocorridos no dia 20 de junho deste ano em pelo menos duas rotas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (1°/08), estiveram presentes o coronel Vinícius Almeida, secretário de Segurança Pública (SSP-AM); delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM); delegado Charles Araújo, coordenador do Nurcc; tenente-coronel PM Wener Vieira, comandante do Batalhão Leste da PMAM, além de representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram) e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).

O secretário de Segurança Pública destacou a intensificação das ações para combater os roubos a ônibus em Manaus. “A criação do núcleo específico para esse tipo de crime, há cerca de três meses, demonstra o compromisso do Governo do Estado e a Secretaria de Segurança em garantir a segurança dos usuários do transporte público e dos trabalhadores. As investigações já indicam a atuação de quadrilhas organizadas”, afirmou o secretário.

Na ocasião, o delegado Alessandro Albino, diretor do DPM, informou que o núcleo, uma demanda antiga, já está implantado e começando a dar resultados à população, inclusive com prisões.

“Essa iniciativa de centralizar as informações referentes a roubos a coletivos no Nurcc é importante, pois os grupos criminosos que atuam são responsáveis por uma grande parte dos roubos realizados na capital. Portanto, estamos satisfeitos por já podermos mostrar os resultados desse trabalho”, enfatizou.

Operação

De acordo com o delegado Charles Araújo, coordenador do Nurcc, no dia do crime, os autores realizaram um “arrastão” e roubaram vários pertences dos ocupantes dos veículos. Durante uma das abordagens, uma mulher foi atingida por um disparo de arma de fogo.

Após tomar conhecimento do crime, os policiais iniciaram as investigações e descobriram que o mesmo grupo criminoso havia cometido os dois delitos. Com base em um extenso trabalho investigativo, foi possível identificar Israel Mota dos Santos. Com isso, foi solicitada à Justiça a prisão preventiva dele, e a ordem judicial foi decretada no dia 21 de junho, no Plantão Criminal.

Segundo Araújo, os policiais começaram as buscas para localizar e prender Israel. Após o recebimento de denúncias, foi possível localizar o paradeiro dele na rua Baru, bairro Jorge Teixeira, zona leste. A prisão foi efetuada com o apoio da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

Durante as diligências, as equipes policiais descobriram que outro suspeito, André Lucas Andrade da Silva, estava de posse de uma arma de fogo em uma residência no bairro Tancredo Neves, zona leste. No local, foi apreendido um revólver calibre 38 com três munições intactas.

Segundo o tenente-coronel PM Wener Vieira, comandante do Batalhão Leste da PMAM, os infratores já eram conhecidos da polícia por envolvimento em casos de roubo e, há algum tempo, haviam tentado assaltar uma rota do Distrito Industrial, tentativa frustrada por policiais militares da 9ª e 14ª Cicoms.

“A partir dessa ocorrência, iniciou-se uma operação integrada com atuação do Núcleo e do trabalho de Inteligência. A execução do mandado foi feita com a participação da equipe da 30ª Cicom. Essas ações visam sempre atender à demanda da população, e a Polícia Militar está, diuturnamente, trabalhando ostensivamente nessas operações”, relatou.

Os presos foram conduzidos ao Nurcc, localizado na sede do 21º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na rua Professora Clotilde Pinheiro, bairro São Jorge, zona oeste. Eles responderão pelos crimes de homicídio tentado, roubo majorado, roubo majorado tentado e porte ilegal de arma de fogo, e serão encaminhados à audiência de custódia.

Procurados

A PC-AM divulga as imagens de indivíduos procurados por praticarem roubos em ônibus do transporte coletivo na avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, zona norte, no mês de julho. A Polícia Civil já identificou os autores como integrantes de um grupo criminoso que atua especificamente naquela área da cidade.

A população pode colaborar com as investigações de forma anônima por meio dos números (92) 98827-8814 e 3667-7543 do Nurcc, ou pelo 181, da SSP-AM.

“A participação da imprensa é fundamental na divulgação da fotografia dos suspeitos e, principalmente, a participação da população, que presta informações para que possamos chegar à localização deles”, afirmou.

IMAGENS: Divulgação/PC-AM



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias