Search
Close this search box.

DPE-AM participa de mutirão de cidadania da Sejusc em Parintins


A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participou de um mutirão de cidadania realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), nesta terça-feira (18), no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Gláucio Gonçalves, na cidade de Parintins.

A defensora Letícia Ornelas, do Polo do Baixo Amazonas, explicou que a DPE-AM participou da ação prestando assistência jurídica, integral e gratuita a todos que procuraram os serviços da instituição no mutirão. Em razão do serviço de emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN) estar sendo oferecido no mutirão, os atendimentos da Defensoria Pública relacionados a registros públicos foram os mais procurados.

“Atendemos diversas demandas, principalmente demandas de registros públicos, que apareceram em alta quantidade. Na hora de tirar a identidade, muitos assistidos identificam problemas nos registros de nascimento, de casamento e aqui no mutirão eles já podem resolver diretamente com a Defensoria, sem a necessidade de agendar o atendimento ou procurar os nossos serviços em outro dia. Isso facilita, portanto, o acesso à Justiça e permite que a gente peça o serviço mais rápido e mais eficiente”, destacou Letícia Ornelas.

“Entre ontem e hoje, nós ofertamos diversos serviços para a população parintinense, entre eles a emissão da nova carteira de identidade, a CIN. Tivemos aqui diversos parceiros como a Defensoria Pública, temos aqui o ponto de atendimento virtual em parceria da Sejusc com a Receita Federal. Ainda tivemos várias ofertas de créditos através de Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Também entregamos documentos que foram solicitados durante outros mutirões em comunidades próximas”, explicou Júlio Pereira, coordenador da ação.

Segundo a defensora pública Letícia Ornelas, mutirões de cidadania como este são extremamente importantes, principalmente nesse período do Festival Folclórico, quando o fluxo de pessoas aumenta muito em Parintins. “É muito importante que os órgãos trabalhem ainda mais ativamente e com mais intensidade na garantia de acesso aos serviços públicos e à Justiça. É isso que a Defensoria esteve fazendo aqui hoje, como um dos órgãos integrantes deste mutirão da Sejusc”, ressaltou.

Um dos atendidos pela DPE-AM durante a ação foi o pescador Claudimilton Canto. “Gostei muito do serviço. Isso agiliza muito o lado da gente. Eu só tenho a agradecer”, declarou.

Foto: Luciano Falbo/DPE-AM



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias