Os serviços de regularização de documentos disponibilizados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) alcançaram 20 agricultores familiares da comunidade Lázaro II da Marchantaria, localizada no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus). Na ocasião, foram contabilizadas a emissão/retificação de 20 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 20 inscrições no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Segundo o gerente da Unidade Local (UnLoc) Iranduba/Idam, Jean Franck Cavalcante, a ação, que aconteceu na última quarta-feira (17/04), teve como foco, além da emissão/retificação dos documentos, a orientação do público em relação aos documentos e demais serviços prestados pelo Idam. “Além disso, também realizamos visitas técnicas a diversas propriedades da comunidade para oferecer assistência técnica direcionada às principais culturas da localidade”, destacou o gerente.
Engajados principalmente no cultivo de milho, feijão de metro, pimentas (de cheiro, murupi e malagueta), macaxeira, pepino e couve, os agricultores da comunidade, munidos dos documentos, poderão acessar políticas públicas e, ainda, ter benefícios, como o desconto na aquisição de equipamentos, insumos e implementos agrícolas, esclareceu Cavalcante.
“A regularização proporciona inúmeras possibilidades aos trabalhadores do setor primário e, por isso, o Idam não tem medido esforços para levar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a todos os trabalhadores, independentemente de localidade”, finalizou o gerente.
Foto: Divulgação/Idam