Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), realizou, neste sábado, (23/03), uma programação especial com serviços ambientais e sociais na praça das Flores, localizada no bairro Planalto, zona Centro-Oeste da cidade.
Intitulado “Águas e Gente do Gigante”, o evento promoveu a coleta de resíduos eletrônicos, distribuição e plantio de mudas, atividades de Educação Ambiental e outras atividades para a comunidade, que participou da ação de forma voluntária.
O secretário da Semmasclima, Antonio Stroski, esteve com os participantes e reiterou o compromisso da gestão pública municipal com a preservação do Igarapé do Gigante.
“Desde o início da administração do prefeito David Almeida, apoiamos as ações da comunidade na preservação do Igarapé do Gigante. Eles colocam muito do seu tempo nestas ações, tentando reverter o processo de degradação deste importante Igarapé que faz parte da bacia hidrográfica Tarumã-Açu e merecem todo o apoio da gestão pública e da iniciativa privada”, afirmou.
Para o líder da comunidade Flamanal, Gilberto Ribeiro, a ação foi muito importante para conscientizar a população sobre a importância da educação ambiental.
“A Semmasclima é o órgão ambiental que está presente nestas ações pela sobrevivência do Igarapé do Gigante. O governo pode muito, mas não pode tudo. A sociedade tem a responsabilidade de tomar este tipo de iniciativa, para que as coisas possam acontecer”, enfatizou.
A ação “Águas e Gente do Gigante” contou com a participação da comunidade, servidores da Semmasclima e colaboradores das empresas Águas de Manaus, Hitachi e Samsung, além de funcionários do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 11ª Região.
Na ocasião, o titular do órgão ambiental municipal aproveitou para informar que em 19 de abril a Prefeitura de Manaus realizará um grande evento para tratar da restauração de ecossistemas urbanos, com foco nos recursos hídricos da cidade.
Foto: Vanessa Parintins e Taianna Castro / Semmasclima