Especialistas alertam consumidores para a venda do soro de leite: É um “subproduto “


A alta da inflação provocou o aumento no valor de diversos alimentos e com o leite não foi diferente. Devido ao alto custo do produto, os supermercados estão comercializando o soro do leite, um subproduto feito com a sobra de queijos e derivados, assim como aconteceu com o frango e o arroz, que foram substituídos pela pele de frango e farelo de arroz, respectivamente.

Segundo a nutricionista Ingrid Dias, o consumo do soro do leite tem um impacto “significativo” na alimentação. “O leite é o principal preditor de cálcio, de proteínas e de calorias.

Já o soro do leite é um subproduto da fabricação de queijos, então existe sim uma diferença entre os dois e um impacto significativo no consumo do soro do leite na alimentação”, afirma.

Para a nutricionista e conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 4a Região (CRN-4), Luana Limoeiro, o problema é que muitas pessoas consomem o soro do leite sem saber.

“O grande problema não está no uso em si do soro do leite como ingrediente alimentar, mas sim na falta de informação desse uso, de forma clara, na rotulagem dos alimentos.

Muitos consumidores ainda confundem os dois produtos, e acabam consumindo o soro do leite achando que é o leite”, disse.

A alta no preço do leite se deu pelas mudanças climáticas, que prejudicaram a pastagem e deixaram a semente forrageira mais cara, além do aumento no custo da ração através da elevação nas cotações da soja e do milho.



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