Search
Close this search box.

Evento discute impactos causados pelo aquecimento global nos ecossistemas aquáticos


Promover a divulgação científica e a troca de conhecimentos sobre como organismos aquáticos têm se adaptado às mudanças climáticas e os diferentes desafios ambientais são os objetivos do “2º Workshop Adapta II: um olhar para o futuro por meio da ciência e da capacitação”. O evento é apoiado pelo Governo do Amazonas e Amparado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

Workshop será realizado em Manaus nos dias 13 e 14 de junho, no Auditório do Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado na Avenida Bem-Te-Vi, s/n., bairro Petrópolis.

O encontro apresenta estudos recentes no âmbito do projeto e debates sobre os impactos causados pelo aquecimento global nos ecossistemas aquáticos e nas comunidades humanas que dependem deles, considerando aspectos como temperatura, salinidade e disponibilidade de oxigênio.

Sob a coordenação geral do pesquisador Adalberto Luis Val, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Centro de Estudos de Adaptações Aquáticas da Amazônia (INCT-Adapta), o Workshop busca a interação entre especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas relacionadas às mudanças climáticas.

“O evento visa disseminar informações sobre os efeitos das atividades antrópicas nos ambientes aquáticos, e busca estimular a colaboração e a interação entre pesquisadores e especialistas da área, focando na troca de experiências com o público”, explica Adalberto Luis.

Público-alvo

Pesquisadores e especialistas e comunidade em geral, bem como estudantes de graduação e pós-graduação fazem parte do público-alvo do evento, que é também uma oportunidade de atualização e aprendizado de conhecimentos teóricos e práticos para estudantes e profissionais interessados nas áreas de ciências biológicas, ecologia e sustentabilidade.

“Esperamos que as discussões geradas no evento permitam a identificação de lacunas de conhecimento, a discussão de desafios científicos e a definição de áreas prioritárias para futuras pesquisas”, completa o coordenador.

Ao final do evento, será elaborado um documento listando os principais efeitos das mudanças climáticas na biodiversidade amazônica, junto de uma lista de ações essenciais para enfrentá-los, com propostas para a COP 30 – Conferência das Partes (COP), encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025.

Programação:

A programação do II Workshop do INCT Adapta II inclui palestras, apresentações orais e sessões de pôsteres em diversas linhas de pesquisa. Estão entre os temas as adaptações morfológicas, fisiológicas, comportamentais e evolutivas de organismos aquáticos.

O coordenador espera que a longo prazo, o conteúdo apresentado no evento ofereça novas perspectivas e amplie as redes de pesquisa, com ações concretas para tomada de decisões quanto a conservação e estratégias de manejo sustentável.

Sobre o Parev

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) é uma iniciativa do Governo do Amazonas, fomentada com recursos do tesouro estadual, por meio da Fapeam, que  apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), tais como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Eventos científicos da Fapeam:

A agenda de eventos científicos do primeiro semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada aqui: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-2/.

FOTO: Janailton Falcão / Amazonastur



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias