Francisco Cruz se despede após 34 anos de serviço no MP-AM

O procurador de Justiça Francisco das Chagas Santiago da Cruz, o Chicão, como é conhecido no meio jurídico e pelos amigos, deixou oficialmente o serviço público a partir do dia 1º de agosto de 2019. Sua aposentadoria voluntária, após 34 anos no Ministério Público do Amazonas (MP-AM), foi publicada no diário oficial nesta quinta, dia 1º.

Chicão, amazonense natural de Humaitá, deixa uma folha de relevantes serviços prestados nas comarcas dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Humaitá e Parintins.

Foi procurador-geral-adjunto da Prefeitura de Manaus na primeira gestão do prefeito Arthur Neto (PSDB), de 1989 a 1992.

Também foi secretário-executivo da Justiça e Cidadania (Sejusc) do Governo do Amazonas. Exerceu por quatro anos o cargo de procurador-geral de Justiça (PGJ), do MP-AM.

Ele agora vai se dedicar à advocacia no Amazonas e em Brasília.

“O doutor Francisco Cruz é uma referência à instituição, respeitado por todos, dentro e fora do MP-AM. Foi procurador-geral por dois mandatos. Suas gestões representaram um grande avanço para o MP. Sempre teve o olhar voltado para o fortalecimento da instituição. Sai dos quadros ativos um grande representante ministerial, que vai continuar honrando o estado do Amazonas. E continuará sendo membro do Ministério Público”, disse o ex-PGJ e atual subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Carlos Fábio Monteiro.

A procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, disse que Francisco Cruz deixa um grande legado de competência, coragem, integridade e espírito público.

“Não apenas pelo que suas gestões representaram em termos de avanços, para o MP-AM, mas, sobretudo, por sua atuação criminal junto ao Tribunal do Júri, onde restou evidente sua enorme capacidade de servir à sociedade”.

Leda Mara complementou dizendo que “gratidão, respeito e reconhecimento são palavras que definem o sentimento experimentado pela família ministerial em relação ao doutor Francisco”.

Foto: BNC Amazonas

Compartilhe nas Redes

últimas noticias