Search
Close this search box.

Homenagens marcam solenidade de 187 anos da Polícia Militar do Amazonas


O aniversário de 187 anos de fundação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) foi celebrado em solenidade na noite de quinta-feira (25/04). Na ocasião, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, foi condecorado com a Medalha Tiradentes, mais alta comenda da corporação, batizada em alusão ao líder histórico considerado patrono das polícias de todo o Brasil.

O evento, realizado no batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), no bairro Distrito Industrial, zona leste de Manaus, reuniu autoridades e personalidades civis e militares que também foram homenageadas. Na ocasião, o vice-governador reforçou o compromisso da gestão Wilson Lima com o fortalecimento da PMAM em diferentes frentes.

“Tenho muita gratidão em receber a Medalha Tiradentes. Não vejo isso como uma distinção pessoal, mas como um tributo a todos os homens e mulheres amazonenses que servem com bravura e abnegação nessa instituição centenária.  Que esta cerimônia seja não apenas uma celebração do passado, mas, acima de tudo, um compromisso de renovação com o futuro”, enfatizou Tadeu de Souza.

Dirigindo-se à tropa, Tadeu de Souza também renovou a disposição do Governo do Estado de proporcionar à PMAM prioridade em investimentos, dentro das possibilidades orçamentárias. Nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 50,6 milhões em recursos estaduais somente na infraestrutura da segurança pública.

Dentre os investimentos recentes na PMAM estão a convocação de 1.121 aprovados nos últimos concursos públicos das forças de segurança; o pagamento da gratificação de apreensão de arma de fogo a 661 policiais militares; a gratificação de cursos de especialização, mestrado e doutorado a 491 policiais; entre outros.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou a importância da atuação em conjunto para as ações da corporação. “Com uma colaboração sólida, podemos, sim, avançar na busca por soluções inovadoras e eficazes para garantir a tranquilidade que a nossa amada sociedade amazonense merece. Devemos caminhar juntos e buscar sempre sermos referência nacional como instituição policial militar”, disse.

Homenageados

Além do vice-governador Tadeu de Souza, foram agraciados com as medalhas Tiradentes e Mérito Policial policiais militares, secretários de Estado, servidores do Estado e Município, autoridades do Legislativo e Judiciário, membros da Polícia Militar de outros estados, Forças Armadas e personalidades civis. Além disso, praças e oficiais da PMAM receberam medalhas de 10, 20 e 30 anos de serviço.

Entre os homenageados estiveram os secretários estaduais Fabrício Barbosa (Administração e Gestão), Renata Queiroz (Cidades e Territórios) e coronel Vinícius Almeida (Segurança Pública); o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno Fraga; e o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib.

Também foram agraciados os secretários executivos do Governo do Amazonas Andreza Helena da Silva (Administração e Gestão); José Divanilson Cavalcanti Júnior (Segurança Pública); Luiz Carlos de Matos (Cultura), representando o secretário Marco Apolo Muniz; Martha Bernardo Duarte (Comunicação Social); e Sálua Pavão (Casa Civil).

Do Poder Judiciário, a PMAM homenageou o desembargador e corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Jomar Ricardo Saunders Fernandes; a juíza titular de Presidente Figueiredo, Maria da Graça Starling; e o desembargador do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 11ª Região, José Álvaro Marques.

A relação prossegue com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; e a promotora de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MP-AM, Márcia Cristina de Lima Oliveira.

Outros estados

A PMAM também prestou homenagens a representantes das forças de segurança de outros estados. Receberam medalhas o coronel Gezimar Barroso Dos Santos, do comando-geral da PM do Amapá; o major Eduardo Cesar Mendonça Damasceno Junior, do Corpo de Bombeiros de Roraima; e o major João Rodrigues Lima Filho, representante do comando-geral da PM de Roraima.

FOTO: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria e Mauro Neto/Secom



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias