Search
Close this search box.

Ilumina+ Amazonas: LED vai beneficiar unidades policiais de Manaus


O Programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vai modernizar o sistema de iluminação pública da Delegacia Geral de Polícia Civil, na capital, e oito Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), na zona leste de Manaus. Os serviços de instalação do novo sistema iniciam nesta terça-feira (28/05). No total, serão implantados 164 pontos de LED, com investimento de R$ 287 mil.

A Delegacia Geral receberá 20 pontos de LED, a 4ª Cicom, 12, a 9ª Cicom, 26, a 11ª Cicom, 22, a 14ª Cicom, 16, a 25ª Cicom, 12, a 28ª Cicom, 36, a 29ª Cicom, 8, e 30ª Cicom, 12. 

O sistema LED também já foi instalado na área externa do Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde (SES), no Comando de Policiamento da Área Leste (CPA) e na sede da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH).

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, esta é uma etapa importante do Programa Ilumina+ Amazonas, que visa modernizar também as áreas públicas institucionais do estado.

“São órgãos públicos que necessitam da modernização da iluminação pública. O trabalho que realizamos nos municípios do interior será agora estendido às áreas institucionais do Governo do Estado na capital. Posteriormente, planejamos expandir essa ação para outros órgãos públicos que também necessitam de modernização”, afirmou.

O comandante do Batalhão de Policiamento da Zona Leste, tenente-coronel Wener Vieira, que solicitou a modernização do sistema de iluminação dos órgãos de segurança na zona leste da cidade, destacou que a medida só trará benefícios. “Somos gratos por terem atendido de pronto a nossa demanda. O programa trará benefícios tanto para a população quanto para os nossos policiais que trabalham nessas instalações, permitindo serviço de melhor qualidade e maior segurança nos nossos prédios”, ressaltou.

As luminárias de LED instaladas pelo Programa Ilumina+ Amazonas têm luminosidade quatro vezes maior que as lâmpadas tradicionais e proporcionam economia de energia de até 60%, porque possuem maior eficiência energética. Isso também contribui para a redução de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

No interior

A primeira etapa do Ilumina+ Amazonas, com foco no interior do estado e com início em maio de 2022, já alcançou 39 municípios e 62 comunidades rurais e indígenas, substituindo mais de 70 mil pontos de iluminação.

A meta do Governo do Amazonas é alcançar os 61 municípios do interior, implantando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA).

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias