Search
Close this search box.

Mês de conscientização do autismo teve programação especial no parque Amazonino Mendes


A Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS), realizou, neste sábado, 27/4, ação de encerramento do mês de conscientização do autismo, no parque Amazonino Mendes, localizado entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nas zonas Leste e Norte da capital.

A programação contou com caminhada em alusão ao “Abril Azul”, personagens e atividades adaptadas para as crianças e adolescentes presentes no evento, como oficina de pinturas, circuito motor, zumba, cama elástica e outras atividades, promovendo o bem-estar e alegria.

O evento contou ainda com apoio da Fundação Manaus Esporte (FME) e das secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa), de Limpeza Urbana (Semulsp), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Planejamento Urbano (Implurb), do Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU) e do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar).

O presidente do FMS, Emerson Castro, destacou a união das secretarias para proporcionar eventos como esse que melhoram a assistência às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “É a união das secretarias fazendo o melhor atendimento às crianças com espectro autista, e também às instituições, que são nossas parceiras. Para que se tenha uma ideia, a Prefeitura de Manaus, durante os três anos da nossa gestão, já investiu mais de R$ 4 milhões nas instituições que prestam serviços e atendimento a essas crianças”, destacou Emerson.

O diretor do Eamaar, Alexandre Gald, também enfatizou o investimento realizado pela gestão municipal para crianças com TEA, com a prefeitura sendo vista como a mais inclusiva do Brasil, com o Eamaar saindo de 2,8 mil para 7,8 mil crianças atendidas. “A gente já deu o primeiro passo, virando referência no tratamento e, assim, trazendo a população, abraçando a causa e mostrando que, quando um trabalho é feito com amor e dedicação, a gente pode contar com eles sempre”, disse Gald, agradecendo o apoio das secretarias.

Marcia de Sousa, mãe de Paulo Gabriel, de 7 anos, agradeceu pelo evento e ressaltou que é muito bom receber esse apoio dos órgãos públicos e de toda a sociedade. “É importante que a população, que todas as pessoas possam entender que nossos filhos e nós, pais, também nos sentimos muito felizes, quando vocês abraçam eles de uma forma muito especial”, agradeceu.

Edneide Gomes, mãe de Pedro Henrique, de 10 anos, disse ser importante ter eventos que permitam a interação entre crianças com TEA. “É muito importante para nossas crianças, porque eles gostam muito e interagem bastante”, contou.

Leandro Lucas, pai de Juliano,  de 6 anos, também compartilhou da opinião da necessidade de eventos que valorizem as crianças com autismo. “A Prefeitura de Manaus está de parabéns. A gente sabe a importância que tem para nossas crianças esse tipo de ação, de pais atípicos poderem confiar no trabalho das pessoas que estão aqui, deixar os seus filhos participarem dessas brincadeiras”, reforçou.

Foto – Clóvis Miranda/Semcom



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias