No sul de Canutama, Idam distribui 30 mil mudas de cacau para 60 agricultores familiares


No sul de Canutama (distante 619 quilômetros de Manaus), 30 mil mudas de cacau foram distribuídas pelo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) para 60 agricultores familiares do município, resultado de uma parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que visa fomentar a cultura cacaueira em território amazonense. 

Realizada pelo posto avançado Idam/Açuanópolis, a distribuição das mudas de cacau aconteceu na sexta-feira (19/07), segundo a técnica do instituto, Nanci Reis. “Após o recebimento, os agricultores terão o acompanhamento de técnicos do Idam durante todo o processo de plantio para melhor aproveitamento das mudas”, disse. 

Ainda segundo Nanci, a ação foi realizada com o apoio da Secretaria de Produção de Canutama, que forneceu terra e realizou a irrigação durante o plantio e preparo das mudas. “Essa tem sido uma ação que tem contado com o engajamento de todos, pois promete fomentar a agricultura familiar do município, diversificar a produção dos plantios e proporcionar o desenvolvimento sustentável na região”, comemorou a técnica. 

Projeto

A parceria entre o Idam e a Ceplac visa a distribuição de 400 mil sementes de cacau destinadas ao ecossistema de terra firme no Amazonas. A ação tem como público-alvo agricultores familiares beneficiários do Projeto Prioritário (PP) do Cacau do Idam e, também, dos demais municípios nos quais o fruto é cultivado. 

Para Canutama, está prevista a distribuição de 50 mil mudas, sendo que, desse total, 30 mil já foram entregues a agricultores familiares locais.

Foto: Divulgação/Idam



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias