No sul de Canutama (distante 619 quilômetros de Manaus), 30 mil mudas de cacau foram distribuídas pelo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) para 60 agricultores familiares do município, resultado de uma parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que visa fomentar a cultura cacaueira em território amazonense.
Realizada pelo posto avançado Idam/Açuanópolis, a distribuição das mudas de cacau aconteceu na sexta-feira (19/07), segundo a técnica do instituto, Nanci Reis. “Após o recebimento, os agricultores terão o acompanhamento de técnicos do Idam durante todo o processo de plantio para melhor aproveitamento das mudas”, disse.
Ainda segundo Nanci, a ação foi realizada com o apoio da Secretaria de Produção de Canutama, que forneceu terra e realizou a irrigação durante o plantio e preparo das mudas. “Essa tem sido uma ação que tem contado com o engajamento de todos, pois promete fomentar a agricultura familiar do município, diversificar a produção dos plantios e proporcionar o desenvolvimento sustentável na região”, comemorou a técnica.
Projeto
A parceria entre o Idam e a Ceplac visa a distribuição de 400 mil sementes de cacau destinadas ao ecossistema de terra firme no Amazonas. A ação tem como público-alvo agricultores familiares beneficiários do Projeto Prioritário (PP) do Cacau do Idam e, também, dos demais municípios nos quais o fruto é cultivado.
Para Canutama, está prevista a distribuição de 50 mil mudas, sendo que, desse total, 30 mil já foram entregues a agricultores familiares locais.
Foto: Divulgação/Idam