Contaminação de 3.144 pessoas em 17 dias coincide com volta de aglomerações em Manaus

Flutuante foi interditado em Manaus por não cumprir normas de distanciamento (Foto: Divulgação/SSP)

Da Redação amazonas atual

MANAUS – Em 17 dias, entre 24 de agosto e 7 de setembro, 3.144 pessoas em Manaus contraíram a Covid-19. O número total de pacientes com a doença passou de 40.859 para 44.003 casos desde março. A incidência coincide com volta de aglomerações na capital com concentração em bares, casas de show, praias e comércio. Em muitas ocasiões, as pessoas não usavam máscaras e nem mantinham o distanciamento mínimo.

Do dia 24 de abril até o dia 8 de maio, período crítico no sistema de saúde, foram 3.553 infectados em Manaus. À época a cidade tinha 2.481 casos e saltou para 6.034. A redução da incidência nesse período (16 dias) de abril e maio para agosto e setembro é de apenas 11%.null

Apesar do número de infectados, as internações e os óbitos são menores e estáveis, proporcionando uma folga no atendimento dos hospitais. Entre os 16 dias de agosto a setembro as internações oscilaram entre 251 a 269 pacientes, ora reduzindo, aumentando, mas não passando disso. Incluindo pacientes com diagnóstico positivo para a Covid e também pacientes suspeitos.

Os dados constam nos boletins diários da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) que monitora a ocorrência da Covid-19 no estado. 

As mortes também ocorreram em menor quantidade nos dias analisados em relação ao pico da pandemia, de abril e junho. O maior número foi registrado no dia 25 de agosto: 9 mortes por coronavírus em 24 horas, uma taxa de letalidade de 3%, abaixo do que a cidade já vivenciou quando chegou a 7% em 25 de abril.null

Nos dias analisados, foram registrados 74 óbitos. As mortes em domicílio, quando a pessoa não consegue ser levada ao hospital, foram 81 no período.

Nesse mesmo período em que 3.144 manauaras se infectaram por coronavírus, outros 16.412 se recuperaram da doença. Manaus já passou dos 100 mil recuperados, mas ainda enfrenta a dificuldade em fazer cumprir as normas de saúde, principalmente após a reabertura do comércio e retorno das atividades econômicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *