Search
Close this search box.

Ordem de serviço é assinada para implantação de iluminação LED em Urucará


O Governo do Estado assinou ordem de serviço para implantação do Programa Ilumina+ Amazonas em Urucará (a 261 quilômetros de Manaus). O sistema de iluminação pública do município será modernizado com 1.673 pontos de LED, sendo 1.567 na sede, 48 na comunidade Amanari, 35 em Boa Esperança e 23 em Bonança. Os serviços devem iniciar no mês de maio.

Sob execução da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa de modernização da iluminação pública substitui lâmpadas antigas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente utilizadas no interior, gerando uma economia de até 60% no custo de energia para as prefeituras. Garante, ainda, a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera e permite maior luminosidade nas vias públicas.

O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca que a meta estipulada pelo governador Wilson Lima é atender, com iluminação pública sustentável e de alta qualidade, os 61 municípios do interior até novembro de 2025. “O governador quer chegar na Conferência do Clima (COP 30) com as cidades do interior todas usando uma iluminação pública sustentável. O uso do LED melhora a qualidade de vida da população, com ruas mais seguras para atividades noturnas, e contribui significativamente com a economia local, ajudando no turismo e no comércio”, ressalta.

Balanço do programa

O Programa Ilumina+ Amazonas já alcançou 39 municípios e 59 comunidades rurais e indígenas. São 70.728 pontos com iluminação pública de LED. O programa, no momento, está sendo realizado nas comunidades rurais do Careiro Castanho e em Ipixuna.

FOTO: Divulgação/Avanço



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias