Os medicamentos Enbrel PFS e Genotropin (apresentação 12mg) são os primeiros produtos da Pfizer a contar com a bula digital, que poderá ser acessada a partir deste mês por meio de um QR code inserido nas embalagens desses medicamentos.
A previsão é de que Genotropin (apresentação 5,3 mg), Caverject, Enbrel e a vacina Prevenar 13 também passem a contar com a nova funcionalidade. Porém, mesmo com a inclusão do documento eletrônico, a bula impressa continuará a ser obrigatória.
Por meio do QR code, contudo, os pacientes também poderão ter acesso a materiais educativos em diferentes formatos, com informações sobre as doenças tratadas, instruções para uso adequado dos medicamentos e um guia com perguntas e respostas sobre as dúvidas mais comuns.
“Além de permitir que pacientes e profissionais de saúde acessem com mais facilidade as versões atualizadas dessas bulas, o documento eletrônico também contribui para ampliar a acessibilidade desse conteúdo, considerando especialmente portadores de deficiências visuais, já que os materiais contemplam formatos variados, como áudio e vídeo”, comenta a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.
Bula digital é amparada pela lei
Em maio deste ano, foi sancionada a Lei 14.338/22, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que regula a bula eletrônica de medicamentos. Com a decisão, foi permitido que os laboratórios disponibilizem a bula através de QR Code na embalagem dos remédios com informações sobre a composição, utilidade, dosagem e contraindicações, seguindo as determinações da Anvisa.