PM reforça policiamento a pé no comércio e terminais de ônibus com serviço extra


Modalidade de policiamento garante maior presença das forças de segurança nas ruas prevenindo delitos

Com o retorno do policiamento ostensivo a pé realizado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), áreas comerciais e que registram grande fluxo de pessoas recebem reforço da patrulha ostensiva de segurança durante todo o dia. A modalidade garante mais segurança para a população com a presença física dos policiais e, em contrapartida, beneficia os servidores que atuam nas ruas pelo Serviço Extra Gratificado (SEG).

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 180 policiais militares atuam por turno dentro da modalidade ostensiva a pé. Somado ao efetivo motorizado, ou seja, que circulam em viaturas, a quantidade de servidores alcança 700 policiais espalhados em áreas comerciais e locais onde a movimentação de pessoas é mais intensa.

O aumento no patrulhamento foi possível por meio do SEG, implantado pelo governador Wilson Lima, e que consiste na compra da hora de folga para que o policial militar da ativa desenvolva sua atividade fim, gerando benefícios ao profissional e também à população. Atualmente, o Governo do Estado paga R$ 40 na hora extra, enquanto estados como Ceará, por exemplo, pagam R$ 22.

“Desde que o Serviço Extra Gratificado foi criado pelo nosso governador, isso melhorou bastante o atendimento da Polícia Militar com a população. Nós praticamente dobramos a capacidade operativa na rua, nosso policial hoje, de SEG, consegue interagir com as outras modalidades que é o policiamento a cavalo, policiamento motorizado, embarcado. Inclusive, nós temos SEG atuando no interior desde o mês de agosto”, explicou o subcomandante da PM, coronel Algenor Filho.

Ainda conforme o subcomandante, áreas comerciais em todas as zonas da cidade como o Centro, Vieiralves, Djalma Batista, Manoa, Cidade Nova, Parque Dez, Cidade de Deus e Grande Circular são contempladas com o policiamento ostensivo.

“A vantagem desse serviço é que o policial está mais próximo da comunidade, ele está naqueles locais onde a nossa viatura não pode transitar. O objetivo é fazer com que a população possa se deslocar para as áreas comerciais, fazer as suas compras de forma segura e o policial estar lá fisicamente”, destacou.

Compras mais seguras
Na rua do Comércio, bairro Parque 10, zona centro-sul de Manaus, o consultor de vendas Nilson Ramos, de 47 anos, trabalha em uma farmácia e avalia a importância do policiamento na área. O local é conhecido pela quantidade de estabelecimentos comerciais, bancos e outros serviços que movimentam a área diariamente.

“Dá mais segurança e faz com que a gente trabalhe mais a vontade, com menos preocupação com a bandidagem, com os ladrões e, realmente, melhorou bastante a questão da segurança aqui. Com a presença deles a gente fica mais seguro”.

Em outro ponto da cidade, no Terminal de Integração 5, zona leste, a presença dos policiais também é elogiada pelos usuários do transporte coletivo. A industriária Emily Mendes, de 27 anos, utiliza o terminal diariamente e afirma que a presença de equipes da Polícia Militar diminui a probabilidade de crimes como roubos e furtos.

“É muito importante a segurança pública com os policiais presentes aqui no terminal, tanto para os trabalhadores como para quem estuda. É muito importante para evitar roubos. Às vezes, acontece tipo ‘arrastão’ aqui 22h, 23h, e sem a presença deles aqui é complicado, mas com a presença vai colaborar muito para a segurança de todos”.



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias