A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 30º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu, em flagrante, na quinta-feira (24/08), por volta das 10h30, Rayara Bispo Pinto, 26, pelo crime de associação criminosa armada no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital amazonense.
De acordo com o delegado Mauro Duarte, titular do 30° DIP, Rayara agia da seguinte maneira: anunciava diversos produtos pelas redes sociais e sites de compra e venda, e após as pessoas demonstrarem interesse, ela as atraía para locais com pouca movimentação e sem sistema de segurança.
“No momento em que pessoas se dirigiam até o local, eram abordadas por indivíduos armados e roubadas. Com base nisso, foi constatado que trata-se de uma associação criminosa, que começa com Rayara atraindo as vítimas”, explicou o delegado.
Conforme a autoridade policial, as investigações iniciaram há cerca de duas semanas, após várias pessoas serem roubadas em circunstâncias semelhantes no bairro Jorge Teixeira. Inclusive, no dia 8 de agosto, uma vítima teve um aparelho celular e uma televisão roubados, após ter sido atraída pela infratora.
Flagrante
Na quinta-feira (24/08), uma mulher compareceu à delegacia para informar que estava interessada em comprar roupas pelo valor de R$ 1,4 mil, no entanto, a vendedora havia marcado como ponto de encontro o local onde um conhecido dela já havia sido roubado. Para não cair na emboscada, ela solicitou apoio policial para acompanhar a negociação.
“Fomos ao local junto com a denunciante, e avistamos Rayara que foi presa em posse de uma bolsa com três munições deflagradas. Também vimos dois homens armados que conseguiram fugir”, relatou Mauro Duarte.
A infratora já possui passagem pela polícia por tráfico de drogas e associação para o tráfico no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).
As investigações seguem em andamento para identificar e localizar os demais criminosos que atuavam juntamente com Rayara.
Ela foi autuada em flagrante por associação criminosa armada, e também responderá por roubo. Rayara será encaminhada à audiência de custódia, onde ficará à disposição da Justiça.
FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM.