Dezesseis policiais militares, entre praças e oficiais, participaram do 1º Curso de Atirador Designado da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), realizado pela Companhia de Operações Especiais (COE). A capacitação, que durou 10 dias, teve solenidade de conclusão de curso na noite de quarta-feira (24/07), na sede da COE, situada na avenida Torquato Tapajós, zona oeste.
De acordo com o comandante da COE, capitão PM Adaumir Diego, no curso foram abordadas situações que exijam do policial militar conhecimentos avançados e habilidades práticas, para o enfrentamento de casos críticos voltados ao combate à criminalidade.
“Em um cenário onde as organizações criminosas vêm buscando se aprimorar, a Polícia Militar foca na qualificação de sua tropa, para que estejamos prontos para lidar com qualquer tipo de ocorrência de grande vulto. Dessa forma garantiremos uma resposta eficiente e precisa em operações complexas”, explicou.
Participaram do curso oficiais e praças do Comando de Policiamento Especializado (CPE), sendo 12 PMs da COE, dois das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e dois do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque).
Entre as disciplinas estavam Noções de Balística, onde os policiais militares foram treinados para efetuar tiros a uma distância média de até 300 metros, utilizando um fuzil de assalto comum, munição comum e um aparelho óptico adequado.
“Essa capacitação é crucial para assegurar que os policiais militares possam atuar com precisão e eficácia em situações que exijam tiros de longa distância”, pontuou o comandante da COE.
Além das habilidades de tiro, os policiais militares também foram treinados no manuseio adequado da carabina modelo ARAD 7,62 milímetros ou 5,56 milímetros, independentemente do tamanho do cano utilizado.
O curso também abrangeu assuntos voltados para elaboração de ações e o aprimoramento de procedimentos para responder a incidentes críticos, a disseminação e consolidação da doutrina de atirador designado no âmbito da PMAM, e a capacitação para atuar em cobertura de patrulha, que inclui a observação e vigilância, especialmente em ocorrências de crimes violentos contra o patrimônio.
A formação abordou a atuação em cobertura e escolta de valores e a execução ou revisão de planos de defesa, auxiliando em ocorrências de grande vulto.
“Esses conhecimentos e habilidades são essenciais para garantir a segurança e eficácia das operações policiais, proporcionando uma resposta mais rápida e bem-sucedida em situações de alta complexidade”, finalizou o capitão PM Adaumir.
FOTOS: Israel Amorim/PMAM