Search
Close this search box.

Policiamento é reforçado nas rotas de empresas e do transporte coletivo em Manaus


Com redução de 21% no número de roubos a ônibus do transporte coletivo, em Manaus, em relação ao mesmo período do ano passado, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), segue com as ações da Operação Rota Segura, que reforça o policiamento das rotas de empresas do Distrito Industrial e de transportes coletivos. Os trabalhos são coordenados pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) da Polícia Miliar do Amazonas (PMAM).

O Rota Segura consiste na parada das rotas para que os policiais militares orientem os motoristas e os passageiros. Durante os procedimentos de abordagens, os policiais militares conversam com os ocupantes dos ônibus e orientam os motoristas, além de realizarem a revista.

“O foco é justamente na abordagem, prevenção e repressão ao crime de forma qualificada pelo policialmente especializado. A montagem da operação é realizada todos os dias, e é empenhado todo o efetivo que estiver no serviço naquele dia em pontos específicos que foram levantados, de acordo com os dados da estatística, referente às ocorrências que estamos tratando”, afirmou o 1º tenente da PM, Wilkens Diego Feitosa.

Além dessa ação, outras unidades policiais da instituição realizam ações específicas para o enfrentamento aos crimes de roubos a coletivos, como a Operação Catraca, em que são realizadas em pontos estratégicos de diferentes zonas de Manaus, onde há grande fluxo de passageiros.

De acordo com os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, o Governo do Estado registrou uma redução de 21%, no primeiro trimestre de 2024, no número de roubos a ônibus do transporte coletivo, em Manaus, em relação ao mesmo período de 2023.

Mais reforço

Uma das áreas mais populosas de Manaus é a zona norte. Por essa razão, o Comando de Policiamento de Área (CPA) Norte demanda grande parte da atuação. De segunda a sexta-feira, da meia-noite às 8h, as viaturas da Serviço Extra Gratificado (SEG) atuam na área da 27ª Cicom, no Novo Aleixo, para fortalecer essas ações. As duas Cicoms que são mais demandadas para a Operação Rota Segura são as 6ª e 27ª Cicoms, devido à maior incidência desse tipo de crime.

Policiamento especializado

O Comando de Policiamento Especializado (CPE), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), também atua no Rota Segura. O policiamento e as abordagens são realizados nos corredores viários e pontos estratégicos na área do Distrito Industrial, nas manhãs de segunda a sábado.

Integração

A SSP-AM anunciou, no dia 23 de abril, a instalação do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus. O anúncio foi feito pelo secretário da SSP-AM, coronel PM Vinícius Almeida, durante apresentação do índice de redução dos crimes de roubos ao transporte público na capital.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

FOTO: Roberto Carlos/Secom



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias