Search
Close this search box.

Prefeitura entrega novas viaturas para reforço da frota da Guarda Municipal de Manaus


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), entregou, nesta quinta-feira, 25/4, 12 veículos Mitsubishi L200, para ampliar a capacidade operacional da Guarda Municipal de Manaus (GMM). A aquisição das viaturas é fruto de emenda parlamentar do senador Eduardo Braga e também de convênio com o Ministério da Justiça, para a reestruturação e modernização da corporação. 

De acordo com o titular da Semseg, Alberto de Siqueira, as viaturas elevam para 35 a frota da Guarda Municipal, resultado de um grande investimento feito pela gestão municipal.

“Essas novas L200 são equipadas com todos os recursos necessários para o trabalho policial, incluindo grafismos, luminárias e sistemas audiovisuais. Elas são fruto da emenda parlamentar do senador Eduardo Braga, em colaboração com o convênio do Ministério da Justiça”, destacou o secretário.

As novas viaturas, do modelo 4×4 e de última geração, serão distribuídas estrategicamente para reforçar o patrulhamento em áreas de maior demanda e garantir a segurança da população. Além disso, contribuirão para a rápida resposta a chamados de emergência e para a realização de operações de combate à criminalidade.

“A frota da Guarda Municipal de Manaus estará completamente renovada em breve, assim que os veículos forem devidamente registrados e preparados para o uso operacional”, ressaltou o secretário. 

A chegada dessas novas viaturas representa mais um passo importante na constante busca pela melhoria da segurança pública na cidade.

Evolução

Criada no dia 15 de junho de 1949, por meio da Lei nº 132, inicialmente recebeu a denominação de Guarda Municipal de Parques e Jardins. Ao longo dos anos, sofreu inúmeras mudanças na sua parte estrutural e de atuação. O primeiro concurso aconteceu em 1989 e o último em 2012.

A Emenda Constitucional nº 123, de 16 de junho de 2021, consentiu à Guarda Municipal o porte de arma de fogo, alterando o artigo 125 da Constituição Estadual. Já a EC nº 124, de 16 de junho de 2021, passou a tratar a Guarda Municipal como órgão de Segurança Pública. Em 23 de novembro desse mesmo ano, a Lei nº 2.811 instituiu a Corregedoria-Geral e a Ouvidoria da GMM, órgãos permanentes, de apoio e execução da guarnição.

Ainda no âmbito municipal, a Lei Complementar nº 16, de 21 de dezembro de 2021, dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal, a definindo como uma corporação uniformizada, destinada à proteção de bens, serviços, logradouros públicos e instalações do município, bem como a realização do patrulhamento preventivo e comunitário.

Foto – João Viana / Semcom



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias