Cerca de 100 pessoas estiveram na sala de atendimento ao público do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) para fazer denúncias e receber orientações jurídicas, durante a 7ª edição do Governo Presente, mutirão de serviços promovidos pelo Governo do Amazonas, neste sábado (13/07), no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
Durante o evento, o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, destacou a importância da iniciativa em promover o acesso à informação e ao suporte jurídico para a população. Ele ressaltou que a ação é uma oportunidade fundamental para levar cidadania e conhecimento sobre direitos do consumidor às comunidades.
“O objetivo do Procon-AM é levar cidadania e conhecimento sobre os direitos do consumidor. Com esse mutirão conseguimos garantir às pessoas mais carentes não apenas informações essenciais, mas também a confiança necessária para buscar justiça e garantir seus direitos”, enfatizou Fraxe.
Os advogados do Procon-AM oferecem aos visitantes uma imersão nos direitos básicos do consumidor com folders explicativos, cartilhas educativas e recebendo denúncias da população. Os servidores enfatizaram a importância da conscientização para evitar fraudes e enganos. Os consumidores foram incentivados a adotar práticas jurídicas adequadas no dia a dia para não serem lesados.
“Cheguei à sala do Procon-AM com várias dúvidas sobre meus direitos como consumidora. Os advogados me explicaram detalhadamente sobre os direitos básicos. Além disso, descobri que o órgão oferece renegociação de dívidas via Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS). Pretendo levar meus documentos ainda esta semana para iniciar a renegociação e resolver minhas pendências financeiras, ” disse Antônia Silva, autônoma.
Ao todo 37 órgãos estaduais estarão envolvidos na ação de cidadania do Governo Presente que acontecerá aos sábados, em escolas da rede pública estadual em todas as zonas da cidade.
Foto: Jessika Caldas/Procon-AM