Em sua 12ª edição, o programa Governo Presente ofereceu mais de 8,5 mil atendimentos no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, na avenida Curaçao, na Cidade Nova Cidade, zona norte de Manaus. O evento disponibilizou, no sábado (24/08), serviços à comunidade do bairro e adjacências, incluindo consultas médicas e exames, retirada de documentos, castração e vacinação de cães e gatos, documentos para regularização fundiária e entrega de cheques dos programas de microcrédito do Governo do Estado.
A microempreendedora Gracinete Lima foi uma das pessoas contempladas, ao receber das mãos do governador Wilson Lima um cheque simbólico do programa Crédito Rosa. “Vou usar esse dinheiro que ganhei para investir mais no capital de giro, porque esta é a terceira vez que eu empresto. O Crédito Rosa me ajudou bastante. Agora, vou comprar algumas coisas para minha lanchonete”, comemorou.
Realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Crédito Rosa oferece financiamentos que variam de R$ 500 a R$ 21 mil para incentivar pequenos negócios de empreendedoras. Ao longo do dia, 100 atendimentos foram realizados para mulheres interessadas em fomentar seus negócios.
O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) também cadastrou empreendedores no Programa Crédito Solidário que, em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), oferece linha de crédito com cunho social para autônomos. A equipe do FPS atendeu cerca de 50 pessoas, entre cadastros e orientações.
O Governo Presente contou com a participação de 42 secretarias e órgãos estaduais, sob a coordenação da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Unidade de Gestão Integrada (UGI) e Casa Civil, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.
O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou o papel social do programa. “Nesta 12ª edição, trazemos 42 secretarias para mais perto da população. Ao realizar o Governo Presente em diferentes bairros, eliminamos barreiras e facilitamos o acesso a serviços essenciais, principalmente para aqueles que enfrentam dificuldades em se deslocar durante a semana até os órgãos que oferecem esses serviços,” afirmou.
A Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) entregou a 500 moradores da área os documentos necessários para a regularização fundiária do Conjunto Nova Cidade, na zona norte de Manaus. O governador Wilson Lima fez a entrega dos documentos a Braulio Mota, morador do bairro Nova Cidade.
Esta ação integra o programa Amazonas Meu Lar, que visa a regularização de 33 mil terrenos e imóveis em todo o Estado. Além disso, a Suhab prestou atendimento a 832 pessoas, oferecendo serviços como negociações de débitos, emissão de boletos, abertura de processos e orientações sobre programas habitacionais.
Alderir Nascimento, morador e aposentado da região, recebeu o documento de quitação de sua residência e expressou sua satisfação com a rapidez do atendimento. “Eu gostei muito, foi uma ótima oportunidade. A entrega do documento de quitação do imóvel foi muito rápida e eficiente. Estou muito agradecido pela agilidade do atendimento,” comemorou.
A Secretaria das Cidades e Territórios (SECT) realizou 75 atendimentos voltados para a regularização fundiária de propriedades em área estadual. A secretaria também ofereceu consultas de processos em andamento, novos cadastramentos para solicitação de títulos definitivos de propriedades em áreas estaduais, além de orientações sobre regularização fundiária e agendamento para atendimento na sede da SECT.
O universitário Yan Silva destacou a importância da ação ao levar sua cadela Pandora para vacinação na Unidade Móvel de Atendimento, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). “É uma ação bastante inclusiva, porque nem todo mundo tem disponibilidade durante a semana ou mesmo no fim de semana para ir até um posto, ou recursos financeiros para pagar por uma vacina ou uma castração. Isso ajuda muito a melhorar a qualidade de vida dos nossos pets, que são parte da nossa família,” afirmou.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou 1,5 mil atendimentos. Foram feitos exames rápidos, como aferição de pressão e glicemia, atendimentos com médicos especialistas como clínico geral, oftalmologista, ginecologista, urologista, cardiologista e endocrinologista. Além disso, o órgão organizou os atendimentos nos estandes de promoção à saúde, realizou atualização cadastral e atendeu pela Ouvidoria.
A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), unidade da SES-AM, realizou 420 testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatite B e C. A Unidade Móvel de Castração (Castramóvel), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), realizou 488 atendimentos, sendo 190 castrações, 18 atendimentos veterinários, 154 vacinas e 136 agendamentos.
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) fez 416 atendimentos, com emissão de carteiras para autistas e pessoas com deficiência, além de atividades lúdicas para crianças na Trilha do Saber.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) realizou 229 atendimentos para solicitação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e 461 agendamentos.
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar fez a entrega de certificados para os alunos que concluíram os estudos por meio do Provão Eletrônico. No total, 34 pessoas fizeram inscrição para prestar o provão.
A Secretaria de Educação também ofereceu 391 serviços ao público presente, incluindo atendimento do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), da Comissão Permanente de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual (Ceams), da Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (Casp) e do canal ‘Seduc Atende’.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) entregou 54 certificados emitidos pela Escola Pública de Trânsito (Eptran), do curso de Direção Defensiva, e 50 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs), oriundas do projeto CNH Social.
O órgão atendeu 390 pessoas, oferecendo inscrições gratuitas para 300 vagas em cursos da Escola Pública de Trânsito, que incluem Monitor Escolar, Mototaxista, Condutor de Transporte Escolar, Condutor de Veículo de Transporte de Passageiros, Direção Defensiva e Condutores de Veículos de Emergência. Também foram oferecidos serviços como licenciamento anual, transferência de veículo, entre outros.
Setor Primário
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) entregou a produtores rurais da capital 33 documentos indispensáveis ao exercício de atividades ligadas ao setor primário. O órgão também entregou 100 kits de sementes de hortaliças.
A Feira de Produtos Regionais promovida pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) contou com a participação de quatro feirantes, que ofereceram uma variedade de produtos, incluindo hortifrútis, hortaliças, laticínios e itens para café da manhã regional.
Além disso, cinco toneladas de peixes foram doadas por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF). Essa doação beneficiou cinco instituições assistenciais localizadas no bairro Cidade Nova, todas credenciadas no Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), alcançando aproximadamente 2 mil famílias.
Outros Serviços
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) fez 375 atendimentos, sendo 80 esmaltação, 96 massagens e 199 cortes de cabelo.
A Fundação Amazonprev realizou mais de 156 atendimentos para servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado, dentre os quais o Censo Previdenciário, emissão de contracheques, consulta ao Portal do Segurado, acompanhamento de processos, solicitação de pensão e utilização do aplicativo MEU RPPS.
O Procon-AM, Águas de Manaus e Amazonas Energia estiveram presentes e realizaram um total de 145 atendimentos. Entre os serviços oferecidos estavam orientação e esclarecimento sobre relações consumeristas, recebimento de denúncias ou reclamações, impressão e 2ª via de contas de água e luz, e renegociação de dívidas com as concessionárias com descontos especiais e parcelamento que pode chegar a até 120 vezes.
Também foram disponibilizados serviços como a solicitação para Tarifa Social (Amazonas Energia) e Tarifa Manauara (Águas de Manaus), além da isenção de encargos por atraso.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) fez 101 atendimentos para divulgação de ações. A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) distribuiu água tratada do projeto Água Boa ao público.
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE