A quinta fase da Operação Mute, que tem como objetivo identificar e retirar celulares localizados em unidades prisionais, foi realizada nesta quarta-feira (24/07), no Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 (CDPM), localizado no km 8, da BR 174. Durante a ação nenhum aparelho celular ou artefato ilícito foi apreendido no local. Em Manaus, a Operação, que acontece de forma integrada em todo País, foi coordenada pela Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
A intenção é combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional, sendo orquestradas pela Coordenação de Projetos e Inovação da Senappen.
Na capital amazonense, a operação contou, ainda, com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP), que realizou revistas em pavilhões e celas do CDPM 1.
Para o Secretário da Seap AM, Coronel Paulo Cesar, as revistas nas unidades prisionais do Amazonas são fundamentais para garantir um ambiente seguro para internos e colaboradores. “Combinando tecnologias avançadas e treinamento adequado, é possível minimizar os riscos e manter a ordem dentro das prisões”, disse o secretário.
O Policial Penal Federal do setor de inteligência que atuou na ação falou sobre a execução da Operação Mute no Amazonas. “São nítidos o compromisso e o profissionalismo na administração penitenciária do Amazonas. Em todas as cinco fases da operação em Manaus, nenhum celular foi apreendido, bem como nenhum artefato que colocasse em risco a vida de servidores e dos demais internos. É louvável cumprimentar cada um que desenvolve suas atividades com zelo, meticulosidade e lealdade à sociedade.”, destacou.
FOTO: Divulgação/Seap