fbpx

Tarso Brant explica cuidados com o corpo após transição: ‘Tenho tendência a ter uma longevidade mais curta’

Ele foi a inspiração para a criação da personagem Ivana (Carol Duarte) em a “Força do Querer” (2017). Na trama de Glória Perez, a jovem se descobre transgênero e decide passar pelo processo de transição, com as dificuldades que ele demanda. Convidado para dividir cenas com a atriz, Tarso Brant passou por jornada similar na vida real, com a própria transição de gênero. Aos 27 anos, ele conta que, de lá para cá, as coisas mudaram em relação ao entendimento das pessoas sobre o tema. Reconhece, porém, que a caminhada para uma situação ideal ainda é longa.

“A aceitação e compreensão das pessoas quanto a esse assunto se tornaram mais visíveis. Após o tema ficar em evidência, muitas coisas mudaram para um lado mais positivo. Acredito que ainda tem muita coisa a ser trabalhada, a sociedade está se adaptando aos poucos com essa possibilidade, de ser e de existir. Estão se adequando para lidar da melhor forma sobre o tema, que é delicado “, opina Tarso.

O ator afirma que ficou muito feliz ao saber que o assunto seria abordado novamente com a reapresentação da novela – tabu, identidade de gênero , à época, era um tema novo para muitos dos espectadores. Tarso diz que considera a autora genial, sobre como ela trabalhou o assunto no folhetim. “Fez com que o telespectador se conectasse com o sentimento da Ivana a nível visceral”, afirma. O convite para participar, aliás, partiu da autora e deixou ainda mais latente no jovem seu sonho de criança: atuar.

“Sempre quis ser artista. Mas, depois da evidência, aproveitei a oportunidade para explorar mais as minhas habilidades artísticas. De lá para cá, fiz peças de teatro, tive bastante trabalho, mais na área comercial e clipes. Fiz testes, mas não tinha rolado ainda um convite oficial (para voltar à TV). É uma coisa que estou na expectativa de voltar no ano que vem” acrescenta ele, que se diz apaixonado pelo ofício.

Enquanto não volta para a telinha, Tarso se tornou uma espécie de porta-voz das pessoas trans, trazendo informações sobre esse universo para o público. Conta com mais de 600 mil seguidores no Instagram e um canal no Youtube. É pelas redes que ele divide, também, com os fãs um pouco de sua rotina de exercícios. É focado na dieta e no treino. Segundo o ator, um processo de prevenção: por conta da hormonização para mudar o corpo, precisa se cuidar, já que, segundo ele, isso o torna mais suscetível a ter problemas de saúde. A parte estética acaba sendo consequência.

“O que eu invisto na rotina saudável, alimentação e atividades físicas constantes é mais pela minha saúde mental, e isso reflete no meu físico. Quando eu escolhi fazer a hormonização, sabia que tinha que me dedicar à saúde. Foquei nisso, tendo em mente que eu iria fazer algo com o meu corpo que não era fácil, que trouxesse algo no curto prazo. Eu me beneficio de efeitos colaterais”, explica ele, que está sempre compartilhando vídeos praticando exercícios físicos e pegando pesado na malhação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *