Search
Close this search box.

Técnicos do Sistema Sepror e agricultores participam do ‘Dia do Campo Limpo’, em Rio Preto da Eva


A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, nesta quarta-feira (19/06), das atividades do “Dia do Campo Limpo”, programa voltado para a segurança de todos os envolvidos na produção rural e que precisam aprender e entender os perigos ao se utilizar agrotóxicos. A atividade é organizada pelo Grupo de Trabalho interinstitucional de Vigilância de Populações Expostas a Agrotóxicos do Amazonas (GT de Agrotóxicos-AM), na escola Divino Espírito Santo, no quilômetro 110 da Rodovia AM-010, município Rio Preto da Eva.

A iniciativa é uma oportunidade para que todos os produtores rurais saibam como proceder, a quem recorrer e a forma correta de manusear, caso seja necessário, durante o uso de defensivos agrícolas.

A palestra principal da atividade teve como tema: “Riscos à Saúde associados ao uso de agrotóxicos”, que foi proferida pelo especialista Afrânio Souza de Melo, da Universidade do Estado do Amazonas de Itacoatiara (UEA/Itacoatiara).

A dose correta de cada produto também foi abordada nesse dia de aprendizagem, assim como a necessidade de utilização dos Equipamentos De Proteção Individual – EPI´s.

Além da utilização, pontos importantes também focados foram o armazenamento dos agrotóxicos e o descarte correto das embalagens, que precisam ser lavadas e devolvidas com todos os cuidados.

Para o técnico da Sepror, Heitor Liberato, o “Dia do Campo Limpo” tem importante significado, já que a agricultura está em constante evolução e os produtores precisam estar atualizados quanto aos cuidados no campo. “No campo também é preciso trabalhar com segurança, para que as famílias não sejam surpreendidas em acidentes com esses produtos. As informações repassadas fazem a diferença no dia a dia de muitos produtores e produtoras rurais do nosso Amazonas”, enfatiza.

Além dos técnicos da Sepror, participaram da atividade os profissionais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), e de técnicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

“O Dia de Campo Limpo” levou também diversos serviços públicos aos produtores rurais como imunização, aferição de pressão, medição de glicose entre outros.

FOTO: Divulgacao/Sepror



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias