Hatch esportivo tem motor 1.6 turbo de 305 cv, mais potente que o 2.0 turbo do Civic Type R
Depois do Honda Civic Type R, outro esportivo japonês chega ao Brasil para um embate bem particular. O Toyota GR Corolla desembarca em duas versões e já chega com uma certa vantagem quando comparado ao Honda. Com seu motor 1.6 turbo, de 3 cilindros, são 305 cv e 37 kgfm de torque – o 2.0 turbo de seu oponente tem, no Brasil, 297 cv e 42,8 kgfm de torque.
O Toyota GR Corolla usa o câmbio manual de 6 marchas com um sistema de tração integral que pode ser ajustado por um seletor no console central. É um hatch médio, com seus 4.407 mm de comprimento, 2.640 mm de entre-eixos, 1.851 mm de largura e 1.479 mm de altura, além de 1.485 kg em ordem de marcha. As rodas de 18″, forjadas e assinadas pela BBS, calçam pneus 235/40 e guardam freios com discos de 14″ na dianteira e 11,7″ na traseira.
São duas versões disponíveis no Brasil. O GR Corolla Core (R$ 416.990) e Circuit (R$ 461.990) se diferenciam pelo teto em fibra de carbono, Head-up Display, alerta de ponto-cego e carregador por indução no mais caro. Serão 99 unidades, sendo 20% da Core e 80% da Circuit, ao menos nesta primeira fase de lançamento. As primeiras unidades chegam ainda esta semana aos concessionários com GR Garage em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
Pela primeira vez, o Corolla chega ao Brasil em sua carroceria hatch e, também pela primeira vez, um esportivo da Toyota desembarca de forma oficial em nosso país. No desenvolvimento, o próprio presidente global da maca, Akio Toyoda, participou do projeto usando sua experiência em competições – no exterior, há a versão limitada Morizo, em sua homenagem.
Sob o capõ está o motor 1.6 mais potente em um carro de produção. A sua carroceria tem visual esportivo não à toa, com seus 30 mm a mais de largura. Além da aerodinâmica, as bitolas mais largas na dianteira (60 mm) e na traseira (90 mm) trazem consigo uma suspensão específica para o uso em diversas situações. A versão Circuit tem redução de peso e melhorias na suspensão e do sistema de tração integral.
O esportivo recebe 349 pontos a mais de solda que um Corolla tradicional para reforçar sua rigidez da carroceria, além de outros reforços estruturais. Por dentro, o freio de estacionamento manual é proposital, para ser utilizado durante a pilotagem. O painel de instrumentos é exclusivo para o GR Corolla, com 12,3″, e uma central multimídia com tela de 7″, ao invés do display de 8″ como no modelo global. Segundo a Toyota, a troca foi necessária porque o sistema original não pega a faixa estendida de FM usada no Brasil. Na lista de equipamentos, há ar-condicionado de duas zonas, bancos em suede, Toyota Safety Sense, diferencial Torsen com limitador de deslizamento.
Fonte: Uol/Motor 1