Sobe para 174 o número de mortos durante um jogo de futebol em Malang, na Indonésia, neste fim de semana, de acordo com autoridades locais. O caso aconteceu no último sábado (1º), no estádio Kanjuruhan.
Segundo informações, o local estava lotado durante a partida emocionante entre o Arema FC e o Persebaya Surabaya, que são times rivais há anos. A confusão iniciou quando o Persebaya ganhou por 3 a 2, o que não acontece há 20 anos, logo em seguida, os torcedores do time adversário invadiram o gramado.
A polícia local interviu e tentou fazer com que as pessoas voltassem aos seus lugares, disparando gás lacrimogênio e usando cassetetes. Os torcedores entraram em confronto direto com a polícia e durante a ação, muitas pessoas foram pisoteadas até a morte. Durante o conflito, várias partes do estádio foram danificadas e os danos se estenderam até locais da cidade próximos ao estádio.
Além dos torcedores, dois policias também morreram. De acordo com as autoridades locais, muitas pessoas correram para a saída, e durante a aglomeração, ficaram sem ar. Em um vídeo gravado por testemunhas, é possível ver o momento da confusão:
O governo indonésio se desculpou pelo incidente e afirmou que irá investigar as circunstâncias da tragédia. Além disso, também ressaltou que vai considerar proibir a entrada do público nos próximos jogos. Após o caso ganhar repercussão na internet, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) lamentou o incidente, afirmando que o mundo do futebol está em estado de choque.
“Este é um dia sombrio para todos os envolvidos no futebol e uma tragédia além da compreensão. Estendo minhas mais profundas condolências às famílias e amigos das vítimas que perderam suas vidas após este trágico incidente”, declarou o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Somado a isso, no perfil oficial da Federação no twitter, foi anunciado que “todas as bandeiras das Associações e Confederações Membros da FIFA agora estão hasteadas a meio mastro na sede da FIFA [na Suíça], em homenagem a todos aqueles que perderam suas vidas”. Após a divulgação das mortes dos torcedores, várias pessoas se reuniram dentro e fora do estádio para fazer uma homenagem às vítimas. Veja os vídeos:
Foto: Yudha Prabowo/AP/Picture Alliance