Search
Close this search box.

Webconferência da prefeitura aborda gravidez na adolescência e saúde reprodutiva

A gravidez na adolescência será o tema abordado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na webconferência “Diálogos na Atenção Primária”, nesta quarta-feira, 2/2, às 14h. O tema em destaque faz parte da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, um movimento nacional que acontece na primeira semana de fevereiro e tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de discutir o assunto e evitar a gestação precoce, responsável por acentuar níveis de pobreza na sociedade.
 

 
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, destacou o papel dos profissionais de saúde do município para a redução do índice de gravidez na adolescência. “Os profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde são os que têm o primeiro contato com a comunidade e essa relação mais direta permite uma conversa mais aberta sobre saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes”, salientou.
A webconferência desta quarta-feira será conduzida pela chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, que reforçará o trabalho das parcerias com as equipes da Estratégia Saúde da Família, programa “Saúde na Escola” e o diálogo com as comunidades, como importantes iniciativas para a mudança de cenário.
“O levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que em 2019 foram 19.330 nascimentos de bebês, cujas mães tinham até 14 anos. Isso representa que a cada 30 minutos, uma menina torna-se mãe. É uma realidade muito preocupante, que demanda o envolvimento do poder público e da sociedade. Precisamos trabalhar juntos para modificar esse quadro”, frisou.
— — —
Texto – Tânia Brandão/Semsa

Compartilhe nas Redes

últimas noticias