Na manhã desta segunda-feira (17), o governador Wilson Lima anunciou que a delegada Emília Ferraz comandará a Polícia Civil do Amazonas, substituindo o delegado Lázaro Ramos, ocupando o cargo de delegada-geral.
O anúncio foi dado durante a inauguração da nova sede do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), localizada na Av. Brasil, no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus, próximo à Prefeitura de Manaus. O governador fez questão de ressaltar que é a primeira vez que uma mulher ocupará o cargo no estado do Amazonas.
Ainda segundo o governador, essa substituição faz parte do conjunto de mudanças que o governo está fazendo na estrutura da Secretaria Pública do Amazonas (SSP), mas especialmente na Polícia Civil.
A nova delegada-geral já está montando sua equipe e alinhando estratégias junto ao secretário de Segurança Pública, o coronel Louismar Bonates. A expectativa é que Emília Ferraz seja empossada pelo próprio governador nos próximos dias.
“A delegada Emília é alguém que já tem um histórico na polícia, a gente coloca lá alguém que tem um retrato da situação do estado do Amazonas, sobretudo a questão do tráfico de drogas. É uma mudança estratégica que a gente faz, mexemos algumas peças”, explicou o governador em coletiva de imprensa.
Apesar da substituição, Lázaro Ramos continuará na equipe de estrutura do governo do Amazonas.
“Vamos dar o nosso melhor. A Polícia Civil vai evoluir ainda mais na prestação de serviços para a população, e é imbuído desse espírito de gratidão e trabalho que nós vamos exercer nossa função”, declarou Emília Ferraz.
A nova delegada já passou por muitas delegacias, departamentos de polícia e atualmente é presidente do Sindicato de Delegados da Polícia Civil. Para ela, o principal desafio será atender mais de perto a população.