Oportunidade e agilidade. É desta forma que a população atendida no primeiro Governo Presente realizado este ano, retratou a ação realizada neste sábado (13/07), no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire, na Avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. A 7ª edição do mutirão está levando serviços como a emissão de documentos, consultas médicas, atendimento psicossocial, acesso a crédito, atividades esportivas, entre outros benefícios a opulação da capital.
Ao todo, 37 órgãos estaduais vão estar envolvidos na ação de cidadania. O Governo Presente acontecerá aos sábados, em escolas da rede pública estadual em todas as zonas da cidade, que vão abrir as portas para a comunidade das 8h às 14h.
O autônomo Álvaro dos Santos, de 58 anos, disse que o mutirão de serviços é uma oportunidade para a população sanar pendências documentais. Álvaro foi atendido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), que está emitindo a Carteira de Identidade Nacional (CIN), a partir da distribuição de 200 senhas para o atendimento durante o sábado.
“O processo aqui foi muito rápido, já estava andando com os documentos na bolsa, só aguardando aparecer uma oportunidade para tirar a minha identidade. Todos os servidores me receberam muito bem”, disse.
Todos os atendimentos serão na modalidade online, desta forma o cidadão não precisará levar cópias dos documentos ou fotografias. A SSP-AM orienta, ainda, que o solicitante não use camisa branca. Todos os documentos exigidos e informações para solicitar a CIN constam no site da SSP-AM (www.ssp.am.gov.br).
Serviços de saúde
O público também teve acesso a serviços disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Foram 128 fichas para atendimentos com médicos especialistas entre cardiologista, dermatologista, clínico geral, oftalmologista e ortopedista; 32 fichas para atendimentos com nutricionista; 100 fichas para realização de exames como glicemia; 32 fichas para exame de bioimpedância e 100 fichas para aferição de pressão arterial.
Os técnicos do estande de promoção prestaram orientações sobre saúde da criança e do adolescente, saúde da mulher, com informações sobre prevenção do câncer de mama e colo do útero e orientação para alimentação saudável.
A Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realizou no Ônibus da Prevenção, testes rápidos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis e hepatites B e C, além de distribuição gratuita de preservativos.
A dona de casa Rosana Mendes, de 52 anos, procurou os serviços do Estado para cuidar da saúde íntima. “Estou fazendo um check-up de rotina mesmo. A médica passou pelo SUS, ainda não tinha conseguido e agora apareceu essa oportunidade perto de casa. Estou aproveitando, está sensacional”, comentou.
Durante a ação, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) também levou a Unidade Móvel de Castração (Castramóvel) para a castração de 150 cães e gatos. Wando Santos, morador do bairro Jorge Teixeira, levou a cadela ‘Nenêm’ para castrar. “Nos explicaram que o anticoncepcional faz muito mal para o animal, faz ela ter câncer de mama e outras doenças. A gente dava e não sabíamos do risco que estávamos correndo, por isso decidimos castrar. Ela é o xodó da casa, a nossa queridinha”, explicou.
Empreendedorismo
O programa Crédito Rosa é um dos serviços presentes no mutirão. O programa, administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), vai atender, orientar e cadastrar mulheres que empreendem e desejam obter financiamento.
Três empreendedoras contempladas pelo programa receberam cheques simbólicos do Crédito Rosa, que é voltado a mulheres que empreendem e atuam no mercado de trabalho como autônomas ou Microempreendedoras Individuais (MEI), entre elas, Andria Viana, que recebeu um valor de R$ 5,2 mil em crédito.
“Sempre tive vontade de ser empreendedora, tinha vontade de dar continuidade nesse projeto na minha vida. Então fui atrás e consegui, hoje vou poder realizar muitos sonhos. Nós trabalhamos também com confecções, a gente vai poder comprar novos tecidos e também continuar pedindo de fora”, contou.
FOTO: Mauro Neto/Secom