Trump usa palavras de baixo calão ao falar sobre Haiti e outros países

Trump reagiu dessa forma quando dois senadores propuseram um projeto de lei migratória que concederia vistos a alguns dos cidadãos de países Agência EFEWashington O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou ontem (11) de “buracos de merda” El Salvador, Haiti e vários países africanos, e sugeriu que preferiria receber em seu país mais imigrantes da Noruega ao invés dessas nações, de acordo com publicação do jornal The Washington Post. “Por que temos todas essas pessoas de países (que são um) buraco de merda vindo aqui?”, afirmou Trump, durante uma reunião com legisladores na Casa Branca, segundo o jornal, que entrevista duas fontes que participaram do encontro. Trump reagiu dessa forma quando dois senadores propuseram um projeto de lei migratória que concederia vistos a alguns dos cidadãos de países que foram retirados recentemente do programa de Status de Proteção Temporária (TPS, sigla em inglês), como El Salvador, Haiti, Nicarágua e Sudão. O presidente sugeriu que os Estados Unidos deveriam receber mais imigrantes de países como a Noruega, cuja primeira-ministra, Erna Solberg, se reuniu na última quarta-feira com Trump, de acordo com o jornal. Os comentários do presidente dos EUA deixaram impactados os legisladores presentes ao encontro, segundo o jornal, que não esclarece se o presidente se referia também a Nicarágua e tampouco identifica os países africanos citados. Presidente cita Haiti e África O jornal Los Angeles Times confirmou o relatório do Post, e acrescentou que, antes de proferir o insulto, Trump exclamou: “Para que queremos haitianos aqui? Para que queremos toda esta gente da África aqui?”. Perguntado a respeito, um porta-voz da Casa Branca, Raj Shah, não negou que Trump tivesse feito essas declarações. “Certos políticos em Washington escolhem lutar por países estrangeiros, mas o presidente Trump sempre lutará pelo povo americano”, disse Shah, em um comunicado enviado à imprensa. “O presidente Trump luta para conseguir soluções permanentes que tornem nosso país mais forte, ao acolher aqueles que possam contribuir com nossa sociedade, fazer crescer nossa economia e se integrar na nossa grande nação”, acrescentou o porta-voz. As informações são da agência de notícias EFE. Trump “sempre rejeitará as medidas temporárias, fracas e perigosas que ameaçam as vidas dos americanos que trabalham duro, e que prejudiquem aqueles imigrantes que buscam uma vida melhor nos Estados Unidos, mediante de uma via legal”, afirmou Shah.

Delegado é acusado de dar celular e senha de internet para detento dentro de cela, no AM

Caso teria ocorrido no município de Lábrea durante vistoria nas celas da delegacia. Segundo a Polícia Civil, delegado foi afastado da unidade acritica.comManaus (AM) Uma revista nas celas da delegacia de Lábrea, no interior do Amazonas, a 702 quilômetros de Manaus, resultou em uma investigação por parte da Polícia Civil e o investigado é o próprio delegado Paulo César Ferreira da Silva. Ele foi acusado por um detento de fornecer um aparelho celular a ele e também da senha de internet Wi-Fi. Durante a revista, segundo um policial militar que participou das vistorias, e preferiu manter o nome em sigilo, foram encontrados dez celulares e em um deles estava conectado à internet, além do número de telefone do titular da delegacia estar salvo no aparelho. Conforme o PM, o próprio detento afirmou que o aparelho celular foi dado pelo delegado assim como também a senha do Wi-Fi. O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Mariolino Brito, informou que nenhuma delegacia do Amazonas possui roteador Wi-Fi e que as informações do detento serão apuradas. Segundo Brito, o delegado Paulo César foi retirado da função de titular de Lábrea e deve prestar esclarecimentos sobre as denúncias na sede da Delegacia Geral, em Manaus. “Não temos Wi-Fi em nenhum delegacia, mas será investigada essa relação do delegado com o detento. Por enquanto, ele foi removido da titularidade e vai ser ouvido em Manaus”, complementou. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informou que todos os procedimentos cabíveis foram adotados a fim de verificar se as informações do detento são verdadeiras ou não. Conforme a nota, o caso será investigado pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI) e, caso seja comprovada irregularidade na conduta da autoridade policial, o delegado deverá responder administrativamente junto à Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM).

Dose padrão da vacina contra febre amarela é necessária para quem vai viajar

Medida vale mesmo para quem já tenha tomado a dose fracionada. Alerta é feito pelo Ministério da Saúde Aécio Amado (Agência Brasil)Brasília (DF) Quem for viajar a países que exijam o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deve tomar a vacina padrão, mesmo que tenha tomado a dose fracionada. “A adoção do fracionamento das vacinas é uma medida preventiva que será implementada em áreas selecionadas, durante período determinado de 15 dias”, informou o Ministério da Saúde. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os viajantes internacionais fazem parte do grupo de pessoas não indicadas a receber a vacina fracionada – gestantes, crianças de nove meses a menores de dois anos e indivíduos com condições clínicas especiais (portadores de HIV/Aids, pacientes ao final do tratamento de quimioterapia e aqueles com doenças hematológicas, entre outras). A campanha de vacinação contra febre amarela com doses fracionadas foi lançada nesta semana pelo Ministério da Saúde e tem por objetivo aumentar a cobertura vacinal do país. A vacinação fracionada será adotada nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e da Bahia. Os moradores dessas cidades, caso recebam a dose fracionada, mas decidam viajar a um país que exija o certificado internacional de vacina contra a febre amarela, precisam tomar a dose padrão, segundo a agência. A Anvisa alerta que não será emitido, “em hipótese alguma”, o certificado internacional a quem apresentar o comprovante de vacinação fracionada. É preciso tomar a dose padrão, em qualquer unidade de saúde. No entanto, é necessário apresentar um comprovante da viagem, por exemplo, o bilhete da passagem. “A estratégia de fracionamento da vacina é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando há aumento de epizootias [conceito utilizado em veterinária e ecologia das populações para qualificar uma enfermidade contagiosa que ataca um número inusitado de animais ao mesmo tempo e na mesma região] e casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão da doença em cidades com elevado índice populacional e que não tinham recomendação para vacinação anteriormente”, diz o Ministério da Saúde.

Homem morre em hospital após explosão e vazamento de gás de cozinha em Manaus

A vítima deu entrada no Hospital 28 de Agosto em estado gravíssimo, com 80% do corpo com queimaduras de primeiro e segundo grau acritica.comManaus (AM) Rogério Freitas dos Santos, de 30 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (12), no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, em Manaus, após ser vítima de uma explosão e vazamento de gás de cozinha ocorrido no último 4 de janeiro, na casa dele, na comunidade Santa Marta, bairro Novo Israel, Zona Norte da capital. A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) confirmou o óbito de Rodrigo. Segundo o órgão, o paciente deu entrada no Hospital 28 de Agosto em estado gravíssimo, com 80% do corpo com queimaduras de primeiro e segundo grau. Conforme informações da Susam, ele havia sido encaminhado para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da unidade de saúde, mas não resistiu. Outras duas pessoas, familiares de Rodrigo, também foram vítimas do vazamento e explosão de gás de cozinha. Os dois seguem internados em hospital de Manaus, mas as identidades e o estado de saúde deles não foram confirmados.

Com dívidas de R$ 100 milhões, Fucapi pode ser extinta ou até entrar em falência

Segundo MP, não existem condições para instituição continuar operando devido salários atrasados e cobranças do fisco. Matrículas podem ser cessadas acritica.comManaus (AM) As dívidas da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) chegam a aproximadamente R$ 100 milhões, de acordo com a titular da 47ª Promotoria de Justiça Especializada em Fundações e Massas Falidas, Kátia Araújo. O Ministério Público do Estado (MP-AM) entrará com uma ação para que cessem as matrículas na instituição. Além disso, o órgão espera um aporte financeiro de uma empresa estrangeira e, caso não ocorra, o MP-AM pedirá a falência ou a extinção da fundação. A promotoria vem acompanhando o processo desde novembro do ano passado. Segundo Araújo, não existem condições para continuar operando, por conta dos salários atrasados, pagamento de fornecedores, dívidas trabalhistas, ação do Ministério Público Federal (MPF) e cobranças do fisco municipal. Kátia Araújo explica que as dívidas se acumularam a partir do momento em que a instituição precisou encerrar o convênio que tinha com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). “Houve uma determinação do Ministério Público Federal. Praticamente mantinha a Fucapi funcionando. Os outros contratos não foram renovados. Parou de ter fluxo. A universidade tem alunos pelo ifes, que às vezes atrasa. Isso é uma bola de neve. O que entra é bem menos do que sai. Uma hora explode, como qualquer processo falimentar”, disse. O pedido de falência ou extinção será analisado com cautela, assegurou Kátia. “A falência implica em fechamento da entidade, a extinção não, já que direciona o patrimônio para uma outra fundação com fins iguais e semelhantes, que tocariam o curso. Não quero ser precipitada com o pedido, vamos aguardar o aporte”, afirmou, acrescentando que há uma negociação com uma entidade estrangeira, mas o processo é feito em sigilo. Matrículas A abertura de matrículas para novos alunos vem sendo anunciada e preocupou o MP-AM. “Entrarei com um pedido para cessar a matricula, mas enquanto não tiver uma liminar, uma acautelar, atendendo o meu pedido, podem outras pessoas continuarem a se matricular e inevitavelmente vai gerar um prejuízo para essas pessoas. Estou dando um alerta. Não posso proibir ninguém de ir”. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Fucapi, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

PR lança Alfredo e Marcelo como pré-candidatos em 2018

O PR vai disputar a eleição deste ano com um candidato ao Senado, pelo menos um candidato a deputado Federal e uma chapa de 36 deputados estaduais. Futuramente, o partido deverá definir o candidato a governador que irá apoiar. O anúncio foi feito pelo presidente do PR no Amazonas, deputado Alfredo Nascimento, na noite desta quinta-feira (11) no primeiro encontro do ano da Juventude do PR, na sede do partido. Alfredo anunciou que é pré-candidato ao Senado e Marcelo Ramos, presidente do Diretório de Manaus, revelou que é pré-candidato a deputado federal. “O nosso partido, que é o quinto maior do País, disputará eleição com um time forte com todas as condições para ampliarmos nossa representação no Congresso Nacional e duplicarmos nossa bancada na Assembleia Legislativa”, disse Alfredo. Alfredo disse que seu currículo o credencia a disputar uma das duas vagas ao Senado, cargo que já ocupou no período de 2006 a 2014. “Fui superintendente da Suframa, secretário de Estado, vice-governador, prefeito eleito duas vezes, ministro de Estado, senador e deputado federal em mais de 30 anos de vida pública.”. Marcelo Ramos, depois de disputar três vezes a cargos majoritários, vai concorrer este ano à Câmara Federal. “O PR vem crescendo consistentemente a cada eleição e para este ano temos metas claras de fortalecimento do partido, não só mantendo o nosso espaço na Câmara Federal, mas também reconquistando uma cadeira no Senado e elegendo uma grande bancada na Aleam”, destacou Marcelo Ramos. O PR manterá sua marca de mobilização de seus filiados tanto da capital quanto do interior com encontros frequentes para debater os melhores caminhos para o partido. “Este encontro com a Juventude foi o primeiro de muitos que teremos até a eleição. No dia 18 será a reunião com o PR Mulher, na semana seguinte, dia 25, com os pré-candidatos e depois teremos o encontro municipal e em fevereiro, o encontro estadual”, antecipou Marcelo Ramos. Texto: assessoria de comunicação