Ministro da Saúde se encontra com Wilson Lima e Arthur Neto

É a primeira visita do novo ministro da saúde a um estado brasileiro. Agenda de Nélson Teich vai até a próxima terça-feira, dia 5.03/05/2020 17:11DA REDAÇÃO DO BNC AMAZONAS EM BRASÍLIAMinistro da Saúde se encontra com Wilson Lima e Arthur NetoEstá prevista para este domingo a primeira visita do novo ministro da Saúde, Nélson Teich, ao Amazonas.Acompanhado do secretário executivo do Ministério, general Eduardo Pazuello, Teich saiu de Brasília às 15h e já às 17h tem encontro com o governador Wilson Lima, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, e demais autoridades locais.

“Se nada mudar, eu vou recomendar o lockdown”, diz prefeito de Manaus

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), afirmou que se a população da cidade não aderir ao isolamento social, ele irá recomendar ao governo do estado a adoção do lockdown (confinamento total). A medida radical seria a última alternativa para conter o avanço da covid-19 na capital do Amazonas. “Se nada mudar, eu vou recomendar ao governador que decrete a quarentena, o chamado lockdown. Fecha tudo. Radicalizar mesmo. Vamos salvar as pessoas mesmo que elas não queiram ser salvas. Lá na frente, elas vão poder avaliar se tomamos as medidas certas ou não. Mas primeiro elas precisam estar vivas.” A afirmação foi feita em entrevista publicada hoje ao jornal “O Globo”. Segundo dados Ministério da Saúde, o estado tem a maior taxa de incidência da doença em todo o Brasil. São 5.224 casos confirmados e 425 mortes. O prefeito afirmou ainda que a cidade “vive cenas de terror”, devido ao colapso funerário e do sistema público de saúde.

Nelson Teich visita Manaus e MS reforça apoio ao Amazonas, atendendo pedido do governador Wilson Lima

Solicitação de apoio foi feita em reuniões e formalizadas em ofícios enviados ao Governo FederalO Ministério da Saúde (MS) reforçou o auxílio ao Governo do Amazonas para o combate ao Covid-19. O pedido foi feito pelo governador Wilson Lima por meio de ofícios e reuniões com a equipe do ministério e com o titular da pasta, Nelson Teich, que desembarca hoje (03/05) em Manaus, acompanhado do secretário executivo do MS, general Eduardo Pazuello.Ao todo, o Estado receberá o reforço de 267 profissionais de saúde contratados pelo MS, que também encaminhou 244 mil unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), 25 respiradores do tipo invasivo, usados em leitos de UTI, e 20 respiradores de transporte, destinados a cuidados intermediários e transferências hospitalares.Para Wilson Lima, o reforço amplia a capacidade de atendimento na rede estadual de saúde. Na semana passada, o governador solicitou inclusive uma reunião em Brasília com o ministro, que decidiu vir a Manaus para acompanhar de perto o esforço que tem sido feito.“O Ministério da Saúde tem sido muito sensível à situação do Amazonas, à verdadeira guerra que estamos travando contra o novo Coronavírus. Essa ajuda chega em muito boa hora e o Estado do Amazonas é muito grato pelo reforço que estamos recebendo do ministério”, afirmou o governador que, na tarde deste domingo, se reúne com o ministro Teich e sua equipe na sede do Governo.A articulação de apoio do Governo Federal tem sido permanente, segundo Wilson Lima, e foi reforçada nas últimas semanas com o envido de pedidos formais ao Ministério da Saúde e também em reunião com o ministro Teich e equipe.No dia 28 de abril, em videoconferência com o ministro, o governador e a secretária de Saúde, Simone Papaiz, conversaram sobre as dificuldades do Governo do Estado em enfrentar a pandemia, diante do número crescente de casos.“Nossas principais necessidades são aquelas já apresentadas aqui, sobretudo a questão dos respiradores. Temos tido reuniões constantes com o Ministério da Saúde para podermos avançar nesses itens. Ontem conversei com o general Pazuello, que me falou do plano que está sendo construído para o Amazonas para que possamos combater o coronavírus”, frisou Wilson Lima durante a videoconferência do dia 28 de abril.Na ocasião, o general Eduardo Pazuello solicitou aos Estados a elaboração de planos de contingência, e destacou que o Amazonas é o Estado mais adiantado nesse sentido. “Mapear informações é fundamental para fazermos o planejamento mais adequado para cada lugar, e o Amazonas hoje é o Estado em que temos o plano de ação mais pronto e desenhado. Por isso já temos algumas medidas para passar para vocês”, afirmou o secretário executivo sobre o apoio que já está chegando ao Amazonas.Foto: Divulgação Secom