Susam adquire quatro novos tomógrafos
A secretaria aguarda a entrega por parte dos fornecedores A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está adquirindo quatro aparelhos novos de tomografia para a rede de urgência e emergência. Os equipamentos são destinados aos Prontos-Socorros 28 de Agosto, João Lúcio, Platão Araújo e Hospital Francisca Mendes e estão inseridos no processo de reestruturação da rede estadual de saúde. Os equipamentos vão substituir tomógrafos obsoletos. A Susam aguarda a entrega por parte dos fornecedores. Alguns dos equipamentos que serão substituídos já possuem 15 anos de uso, a exemplo do equipamento do Platão Araújo. Em função da sobrecarga no pico da pandemia de Covid-19, os equipamentos requerem manutenção constante. Quando isso acontece, outras unidades da rede são acionadas para dar suporte. De acordo com o gerente de Urgência e Emergência da secretaria, Moab Amorim, nos últimos meses, houve aumento de cerca de 30% na demanda pelo exame nos Prontos-Socorros. “Já tínhamos uma demanda alta para o exame antes da Covid. Com a pandemia, reduziu a demanda para o exame por outras causas, mas aumentou muito para as síndromes respiratórias”, observa. Isso acontece porque o exame de tomografia passou a ser primordial no fechamento do diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus. “Mesmo que o teste rápido tenha dado negativo, a clínica com sua soberania passou a usar a tomografia como padrão de fechamento de diagnóstico Covid e não Covid. Com isso, todos os pacientes respiratórios passaram a fazer esse exame, causando sobrecarga nos aparelhos”, explica o gerente de Urgência e Emergência da Susam.
Governo do Amazonas começa a pagar verbas rescisórias de ex-funcionários da Unisol
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) iniciou o pagamento, nesta quinta-feira (27/08), das verbas rescisórias de funcionários que prestaram serviço à Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol), responsável pela administração do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) até junho deste ano. Nesta primeira parcela foi pago R$ 1 milhão em direitos trabalhistas devidos pela fundação. O pagamento dos direitos foi um compromisso assumido pelo governador Wilson Lima com os trabalhadores, após a Susam ter assumido a administração plena da unidade, que foi administrada pela Unisol por 17 anos. “Estamos honrando mais esse compromisso assumido pelo Governo do Estado, entendendo que esses funcionários prestaram um serviço importante no Francisca Mendes ao longo desses anos. Com esse novo momento na administração do hospital, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento na unidade, que é referência no tratamento de doenças cardiovasculares na rede pública de saúde”, destacou Wilson Lima. Ao todo, 375 trabalhadores, dos 381, aceitaram o acordo feito pelo Governo do Estado, com participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) para o pagamento por meio do depósito judicial. De acordo com programação estabelecida pelo o Fundo Estadual de Saúde (FES), os depósitos judiciais são realizados mensalmente a partir de agosto até setembro de 2021. O secretário interino de Saúde, Marcellus Campêlo, explicou como foi feita a organização para o pagamento das pendências trabalhistas deixadas pela antiga prestadora de serviço, que chegam perto dos R$ 25 milhões. “Nós fizemos um processo seletivo, assumimos essa mão de obra, esses recursos humanos, mas ficaram as pendências dos pagamentos das verbas rescisórias”, explicou Marcellus. Administração – No dia 5 de junho, o Governo do Amazonas passou a administrar o Hospital Universitário Francisca Mendes após a unidade passar 17 anos sob a administração terceirizada da Unisol. Com isso, a maior parte dos funcionários da antiga fundação foi contratada pela Secretaria de Saúde, para que não houvesse descontinuidade nos serviços prestados pelo hospital. Desde então, a Susam vem trabalhando para definir um novo modelo de gestão para a unidade, que passará a Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes. A criação da fundação foi instituída pela Lei Estadual nº 4.026, em 2014, mas não chegou a ser implementada pelas gestões anteriores. Enquanto trabalha no arcabouço legal e atos que permitirão a regulamentação e criação de fato da autarquia na estrutura administrativa do Estado, a Susam também continua estabelecendo ações que garantam a funcionalidade da unidade na transição. Prova disso é que, em uma semana do mês de agosto, foram realizados 97 cirurgias e procedimentos de hemodinâmica, número acima do que estava sendo executado antes de junho.
SSP-AM e Polícia Civil incinera mais de 1 tonelada de drogas
Manaus-AM | Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e Polícia Civil do Amazonas, incineraram nesta sexta-feira (28), mais de 1 tonelada de maconha apreendidas durante as operações realizadas na capital e no interior nos seis primeiros meses do ano. O material foi conduzido da Delegacia Geral de Polícia do Amazonas (DG), localizada na avenida Pedro Teixeira Dom Pedro, num caminhão baú em comboio com o apoio do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), até a Empresa Eternal Indústria, Comércio, Serviços e Tratamentos de Resíduos da Amazônia, no Distrito Industrial ll zona Leste.As drogas foram colocadas na fornalha começaram a ser incineradas por volta das 10h, em uma temperatura de mil graus. Conforme o relato do Secretário de Segurança Pública do Amazonas Coronel Louismar Bonates, as drogas após serem apreendidas passam por processo de perícia, até serem liberadas para o destino final, a incineração.
PSG faz contato formal com o pai de Messi para abrir negociação, afirma jornal argentino
Diretor técnico Leonardo teria expressado a intenção de contratar o camisa 10 do Barcelona. Segundo a imprensa francesa, Neymar ligou para o craque nos últimos dias O diretor técnico do Paris Saint-Germain, o brasileiro Leonardo, entrou em contato com o pai de Lionel Messi, Jorge Messi, na tentativa de dar os primeiros passos de uma negociação para trazer o craque para o clube. Segundo o “Olé”, o objetivo foi expressar formalmente a intenção de contar com o argentino, tomar conhecimento a respeito dos caminhos para a eventual saída do Barcelona, e se informar sobre quais seriam as pretensões em termos de vencimentos. Veículos da imprensa francesa, como o “Telefoot”, o “Le Parisien” e a “Sky Sports”, afirmam que Messi teve uma conversa com o atacante Neymar nos últimos dias sobre essa possibilidade de transferência para o PSG. Outro que entrou em contato foi o meia-atacante Di María. Mas o Manchester City é considerado o principal favorito para fechar com o jogador, caso ele realmente saia da Catalunha. O clube inglês teria oferecido um contrato de três temporadas. O “Mundo Deportivo”, da Espanha, adianta que o pai de Messi, que também é o seu representante, deve chegar em Barcelona no próximo domingo. Mesmo dia em que o elenco do clube catalão realiza testes de coronavírus, visando o início da pré-temporada. A imprensa espanhola também afirma que Messi ainda estuda a melhor forma e o melhor momento para dar explicações sobre a sua intenção de sair do Barcelona, informada ao clube na última segunda-feira. A última vez que o argentino falou publicamente foi depois da goleada sofrida para o Bayern de Munique, na Liga dos Campeões.
Bolsonaro anuncia que não vai atuar nas eleições municipais
“Tal atitude tomaria todo meu tempo num momento de pandemia”, disse o presidente https://audio.audima.co/iframe-thin-local.html?skin=thin&statistic=falsenull O presidente Jair Bolsonaro informou hoje (28) que decidiu não atuar no primeiro turno nas eleições para prefeitos, que acontece em novembro, em todo o Brasil. “Tenho muito trabalho na presidência e, tal atividade, tomaria todo meu tempo num momento de pandemia e retomada da nossa economia”, escreveu em publicação nas redes sociais. De acordo com Bolsonaro, entretanto, ele continua trabalhando para a homologação do partido Aliança pelo Brasil, criado em novembro do ano passado, após o presidente deixar o PSL, partido pelo qual se elegeu. Para a legenda ser homologada é necessário a coleta de cerca de 500 mil assinaturas em pelo menos nove estados. As rubricas precisam ser validadas, uma a uma, pelo Tribunal Superior Eleitoral. “Em comum acordo tenho conversado com 3 outros partidos para o caso de não se concretizar a tempo o Aliança. Nessa segunda hipótese, de ambos os lados, se impõe condições para essa filiação. Isso também decidi que somente poderia acontecer em 2021”, explicou sobre o seu plano para filiação, caso o Aliança pelo Brasil não possa ser oficializado. O presidente desejou boa sorte a todos os candidatos. “E, principalmente, aos eleitores nessas escolhas”, escreveu. As eleições municipais deste ano estão marcadas, em primeiro turno, para 15 de novembro e, em segundo turno, para 29 de novembro. Originalmente realizado em outubro, este ano o pleito foi adiado em razão da pandemia da covid-19.
Governador Wilson Lima está recuperado da Covid-19
O governador Wilson Lima informou, nesta quinta-feira (27/08), em vídeo publicado nas redes sociais, que está curado da Covid-19. Na tarde de hoje, ele repetiu o exame para o novo coronavírus, que confirmou o diagnóstico de recuperação e o fim do período de transmissão. “Estou vindo aqui, cumprindo aquele nosso compromisso de transparência em tudo relacionado ao Covid, dizer que acabei de receber meu exame e ele testou negativo, ou seja, estou curado. A primeira-dama também testou negativo, está todo mundo bem de saúde”, afirmou o governador. Ele também agradeceu as mensagens de apoio recebidas durante a recuperação e reforçou a importância das medidas preventivas contra a Covid-19. “Quero agradecer aqui as orações, as mensagens de apoio e carinho, e apesar de eu estar curado, não abro mão da minha máscara, e aí eu recomendo que você também use máscara, continue mantendo o distanciamento social, usando álcool em gel, evitando aglomerações e seguindo todas aquelas recomendações dos profissionais da área de saúde”, acrescentou. Wilson Lima testou positivo para o novo coronavírus no dia 13 de agosto, quando iniciou o protocolo de isolamento domiciliar por duas semanas. Nesse período, durante o qual apresentou apenas sintomas leves da doença, o governador despachou de casa e manteve as reuniões de trabalho por videoconferência. Foto: Divulgação/Secom
Pastor Everaldo é preso em operação da Lava Jato contra cúpula do governo do Rio
Presidente do PSC apoiou a candidatura de Witzel e dispunha de espaço no governo, tendo realizado diversas nomeações POR O DIAPUBLICADO ÀS 28/08/2020 07:30:00ATUALIZADO ÀS 28/08/2020 09:38:14 nullPastor Everaldo chegou à Superintendência da PF por volta das 8h20Reginaldo Pimenta / Agência O DIARio – O presidente do PSC , Pastor Everaldo, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, em uma operação que mira um esquema de desvio na saúde. O governador Wilson Witzel foi denunciado pelo Ministério Público como líder do grupo e afastado do governo nesta sexta-feira.nullINDICADAS PARA VOCÊ Ator da saga Crepúsculo e namorada são encontrados mortos Deam de Nova Iguaçu prende homem acusado de estuprar e engravidar a filha de 14 anos Advogado entra com representação no MPF contra prisão domiciliar de QueirozPastor Everaldo, que já foi candidato à presidência da República, em 2014, apoiou a candidatura de Witzel e dispunha de espaço no governo, tendo realizado diversas nomeações. O ex-secretário de Saúde de Witzel Edmar Santos disse em sua delação que o pastor controlava e pressionava por contratações na pasta da Saúde.Leia: Defesa de Witzel se diz ‘surpresa’ com afastamento e destaca que decisão foi monocráticaPolíticos reagem a afastamento de Wilson Witzel; confiraO PSC informa que o ex-senador e ex-deputado Marcondes Gadelha, vice-presidente nacional do PSC, assume provisoriamente a presidência da legenda. O calendário eleitoral do partido nos municípios segue sem alteração. O PSC reitera que confia na Justiça e no amplo direito de defesa de todos os cidadãos. “O Pastor Everaldo sempre esteve à disposição de todas as autoridades, assim como o governador Wilson Witzel”, diz em nota.Procuradores do Ministério Público Federal (MPF), policiais federais e auditores da Receita Federal cumprem diversos mandados de prisão e de busca e apreensão em endereços ligados aos principais nomes do governo do estado do Rio de Janeiro. Entre os alvos estão o governador, o vice-governador Cláudio Castro (PSC) e o presidente da Assembleia Legislativa do estado, André Ceciliano (PT). As diligências foram autorizadas pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves. A medida tem validade inicial de 180 dias.A operação, batizada de Tris in Idem, é desdobramento da Operação Placebo, que investiga corrupção em contratos públicos do Executivo fluminense. O nome da operação é uma referência ao fato de se tratar do terceiro governador do estado que se utiliza de esquemas ilícitos semelhantes para obter vantagens indevidas.Segundo apurado pelos investigadores, a partir da eleição de Wilson Witzel, estruturou-se no âmbito do governo estadual uma organização criminosa, dividida em três grupos, que disputavam o poder mediante o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos. Liderados por empresários, esses grupos lotearam algumas das principais pastas estaduais – a exemplo da Secretaria de Saúde – para implementar esquemas que beneficiassem suas empresas.No total, são 17 mandados de prisão, sendo seis preventivas e 11 temporárias, e 72 de busca e apreensão. Além dessas medidas, em outro inquérito, o também ministro do STJ Jorge Mussi autorizou o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão no estado do Piauí, objetivando coletar provas sobre suposto esquema de nomeação de funcionários fantasmas no governo fluminense para desvio de dinheiro público.
GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO É AFASTADO DO CARGO PELO STJ
URGENTE Além de afastar do cargo o governador Wilson Witzel, há mandado contra a primeira-dama e prisão do pastor Everaldo Pereira O canal fechado Globo News informou às 5h07 de hoje (28) que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou do cargo por seis meses o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). A decisão é por irregularidades na gestão da saúde do estado. Uma operação da Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão, inclusive no palácio do governo, mas não há ordem de prisão contra Witzel. Contudo, há contra o pastor Everaldo Pereira, o presidente nacional do PSC. Ele foi citado em delação premiada por envolvimento nos esquemas de saúde no Rio. Na mesma situação está envolvido o secretário de Saúde fluminense. A Polícia Federal vai prendê-lo, portanto. A primeira-dama do Rio também é alvo da operação, por supostas relação com empresas de saúde. Nesta quinta, a ministra Nancy Andrighi, do (STJ), rejeitou um pedido da defesa do governador pelo arquivamento de um inquérito que o investiga por incitação ao crime.