“Operação pela Vida” prende quatro pessoas e apreende 11 veículos
“Operação pela Vida” prende quatro pessoas e apreende 11 veículos 22:07 – 27/01/2021 FOTO: Divulgação/SSP-AM Quatro pessoas foram detidas e 11 veículos apreendidos na tarde desta quarta-feira (27/01), na “Operação Pela Vida”. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), as forças de Segurança percorrem as ruas da capital para fiscalizar o decreto governamental que restringe temporariamente a circulação de pessoas. De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, as equipes policiais estão trabalhando diuturnamente para garantir a segurança da população. “Estamos trabalhando 24 horas por dia, com várias equipes em turnos diferentes, para que a gente possa dar cobertura em toda Manaus, não só para cumprir o decreto, mas também coibir a criminalidade”, disse. Em uma das abordagens, quatro pessoas foram presas por descumprirem o decreto e o veículo em que o grupo estava foi apreendido e encaminhado ao parqueamento do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Procon-AM autua cinco estabelecimentos que descumpriam decreto sobre serviços essenciais
Procon-AM autua cinco estabelecimentos que descumpriam decreto sobre serviços essenciais 22:08 – 27/01/2021 FOTO: João Pedro Sales/Procon-AM O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou cinco estabelecimentos que descumpriam o Decreto nº 43.303, de 23 de janeiro de 2021, que determina que apenas serviços essenciais devem funcionar com atendimento presencial ao público neste momento de alta de casos de Covid-19 no Estado. As autuações ocorreram nesta quarta-feira (27/01), nas zonas norte, oeste e centro-sul de Manaus. Entre os locais autuados, estão um hotel localizado na rua 10 de julho e uma oficina mecânica na avenida Japurá (ambos no Centro de Manaus), duas concessionárias (uma no Adrianópolis e outra no bairro Cidade Nova) e uma padaria no bairro Dom Pedro. Nesta última, foi verificado funcionamento via drive-thru, o que não é permitido pelo decreto. “Pedimos que os consumidores sigam denunciando nos nossos canais de atendimento. Estamos nas ruas para orientar e garantir que o decreto seja cumprido. É fundamental que todos entendam que essas são circunstâncias diferentes, que estamos agindo para que o índice de casos de Covid-19 no Estado diminua”, ressalta o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe. Atendimentos suspensos – O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) informa que os atendimentos na sede do órgão, na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo, estão suspensos até o dia 31 de janeiro. A medida foi tomada em cumprimento ao Decreto nº 43.271, de 6 de janeiro de 2021. Nesse período, os servidores do Procon-AM, que estão em regime de teletrabalho, realizam atendimentos somente pelo site http://www.procon.am.gov.br e pelos e-mails institucionais fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br (denúncias) e duvidasprocon@procon.am.gov.br (reclamações e dúvidas). Os consumidores também podem entrar em contato por meio do telefone 3215-4015, em funcionamento das 8h às 17h. As reclamações registradas por e-mail devem ser acompanhadas de cópias dos documentos pessoais do consumidor, de comprovante de residência e de todo e qualquer documento que esteja relacionado à reclamação, como prints, cupom fiscal, fatura contestada, contrato celebrado entre as partes e afins.
Central de Fiscalização fecha feira e outros estabelecimentos nesta quarta-feira (27/01)
Central de Fiscalização fecha feira e outros estabelecimentos nesta quarta-feira (27/01) 22:09 – 27/01/2021 FOTO: Divulgação/SSP-AM Uma feira na zona leste de Manaus e outros estabelecimentos foram fechados pela Central Integrada de Fiscalização (CIF), nesta quarta-feira (27/01), no terceiro dia do novo decreto que ampliou as restrições de circulação no estado. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a ação percorreu ruas e avenidas comerciais com grande fluxo de pessoas. A Feira do Produtor, no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital, estava funcionando além do horário permitido, de 4h às 10h. As equipes da CIF solicitaram aos responsáveis pelos boxes o encerramento das atividades. Outros dois locais proibidos de funcionar nesse período foram orientados a encerrar as atividades. O primeiro foi o salão de beleza Mãos de Fada, no bairro Cidade de Deus, e outro foi a oficina Central Tec, na avenida Margarita, zona norte de Manaus. Pelo Decreto 43.303, atividades não essenciais estão proibidas até o dia 31 deste mês. A circulação de pessoas também passou a ser restrita 24 horas por dia. Composta por órgãos estaduais e municipais, como as Polícias Civil e Militar, Ouvidoria da SSP, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Defesa Civil, entre outros, a CIF tem atuado em todas as zonas da cidade para fiscalizar o cumprimento da determinação.
Parceria entre Governo do Amazonas e Unicef beneficia maternidades com 114 mil itens de EPI
Parceria entre Governo do Amazonas e Unicef beneficia maternidades com 114 mil itens de EPI 21:19 – 27/01/2021 FOTO: Lucas Silva/Secom Todas as sete maternidades da rede estadual de saúde, em Manaus, serão contempladas com 114 mil novos itens de EPI e de assistência para os profissionais de saúde das unidades. O material foi doado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), ao Governo do Amazonas para apoiar ações de enfrentamento e combate a Covid-19. Ao todo, foram doados para as maternidades 48 mil pares de luvas não-cirúrgicas; 18 mil máscaras cirúrgicas tripla com elástico; 6 mil aventais manga-longa TNT; 6 mil toucas descartáveis; e 36 mil sapatilhas branca propé. Todas as maternidades devem ser abastecidas com os insumos entre hoje (27) e amanhã, quinta-feira (28). Por volta das 15h desta quarta, uma equipe do Unicef realizou a entrega dos equipamentos na Maternidade Ana Braga, localizada na Avenida Cosme Ferreira, São José, zona leste da capital. “Estamos recebendo esses equipamentos, que são de grande alento, porque sabemos que a demanda é muito grande. E o Governo do Estado tem nos dado muita atenção, em parceria com a Unicef. Esses equipamentos vão nos ajudar a equipar nossos profissionais. Hoje, nós estamos recebendo EPIs, o que vai dar melhores condições de trabalho para eles”, comemorou Rosiene Lobo, diretora da maternidade Ana Braga. De acordo com Neideane Ribeiro, ponto focal de saúde do escritório do Unicef em Manaus, o objetivo da ação em parceria com o Governo do Estado é garantir o bem-estar e segurança dos profissionais de saúde, para que eles possam executar seus trabalhos em total segurança, diminuindo o índice de contaminados entre a classe. “O intuito é conseguir garantir para os profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, todos que estão hoje na linha de frente, a proteção mais adequada e minimizar o número de profissionais acometidos também pela Covid-19”, destacou a representante da Unicef. Outras doações – As doações do Unicef são parte do Programa de Cooperação que a entidade possui no Brasil. Na última semana, outros órgãos vinculados à ONU, como a Organização Internacional para Migrações (OIM), Agência da Onu para Refugiados (Acnur) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), também realizaram doações ao Governo do Amazonas, que contemplaram profissionais de saúde que atuam nas unidades de saúde em Manaus. “O Unicef, como as outras agências da ONU, sempre tem esse alinhamento e essa articulação com o Governo do Estado. Todas as nossas ações sempre são alinhadas com as do Governo, em ouvir quais são as necessidades, buscar como podemos colaborar nesse momento para minimizar essa questão da pandemia que estamos vivendo”, destacou Neideane.
Governo do Amazonas retoma entrega de vacinas para municípios do interior
Governo do Amazonas retoma entrega de vacinas para municípios do interior 21:21 – 27/01/2021 FOTO Arthur Castro/Secom Ao todo, nove municípios receberam as doses dos imunizantes nesta quarta-feira (27/01) A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) retomou, nesta quarta-feira (27/01), a entrega de vacinas AstraZeneca, que está destinada para o público prioritário de idosos e profissionais de saúde, para municípios do interior do Estado. Ao todo, nove municípios receberam as doses dos imunizantes: Anori (490), Barreirinha (910), Boa Vista do Ramos (480), Carauari (770), Humaitá (1.570), Itacoatiara (3.530), Manacapuru (3.180), Manicoré (1.470) e Rio Preto da Eva (1.000), o que totalizou 14.400 doses da vacina. Anamã (360), Apuí (510), Benjamin Constant (1.080), Coari (2.390), Eirunepé (910), Ipixuna (590), Iranduba (1.680), Itapiranga (340), Lábrea (1.270), Maués (1.690), Nhamundá (830), Parintins (3.990), Pauini (400), Presidente Figueiredo (850) e Tapauá (560) foram os primeiros a retirarem as vacinas. Para retirada das vacinas, existe um fluxo do órgão que vai do agendamento prévio de 24 horas ao recebimento de documentos dos técnicos do órgão. “Nós temos um fluxo para a solicitação das vacinas, seja de rotina ou da Covid-19. O representante do município articula como será o transporte e a coleta. Se for da Covid-19, o município entra em contato com o PNI Estadual e informa o dia e o horário para o representante legal buscar”, explica a enfermeira Ângela Desirré Carepa, da Gerência de Investigação de Doenças Transmissíveis. “Esse representante vem com um documento assinado pelo gestor do município e a identidade para identificação. Aqui, ele recebe, confere, leva a nota fiscal e a documentação de orientação. Hoje nós já estamos distribuindo as notas informativas das fases 1 e 2”, completou Ângela. Com as retiradas hoje, a FVS-AM já entregou 31.850 doses da vacina AstraZeneca e já tem agendamento confirmado de 19 municípios nesta quinta-feira (28/01).
Polícia Civil prende reincidente por furto de cabos telefônicos
Polícia Civil prende reincidente por furto de cabos telefônicos 21:23 – 27/01/2021 FOTO: Alailson Santos/PC-AM. Policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) efetuaram, na terça-feira (26/01), a prisão em flagrante de Altair Fernandes de Souza Júnior, de 33 anos, por furto de cabos telefônicos ocorrido no bairro da Paz, zona centro-oeste de Manaus. O indivíduo já é reincidente pelo delito. Segundo o delegado Aldeney Goes, titular da Especializada, as diligências em torno do caso começaram após o representante de uma empresa de serviços de telefonia realizar uma denúncia na DERFD, informando que descobriu que o material estava sendo furtado por meio de um alarme eletrônico, que indicou o local exato da ocorrência. “Fomos acionados e passamos a realizar diligências naquela área da cidade para localizar o infrator, porém ele já havia fugido do local. Em continuidade aos trabalhos, localizamos Altair alguns minutos depois em uma área de mata aberta, queimando os cabos que havia furtado”, explicou Aldeney Goes. De acordo com a autoridade policial, o indivíduo chegou a queimar cerca de 30 metros de cabo e, no momento da abordagem, os policiais apreenderam, ainda, a faca que ele utilizava para cortar o material. “O infrator já havia sido preso anteriormente pelo mesmo crime, porém foi solto mediante uso de tornozeleira eletrônica”, relatou. Procedimentos – Altair, que anteriormente já respondeu pelo crime de roubo e cumpriu pena por 8 anos, foi autuado em flagrante por furto qualificado. Ele será encaminhado para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição da Justiça.
Governo cede Centro de Exames de Direção do Detran-AM para vacinação de idosos
Governo cede Centro de Exames de Direção do Detran-AM para vacinação de idosos 19:47 – 27/01/2021 FOTO: Divulgação/Detran-AM O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), cedeu duas áreas do Centro de Exames de Direção Veicular (CEDV), no bairro de Santa Etelvina, na zona norte, para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizar a vacinação contra a Covid-19. No local, serão montados seis pontos de vacinação, sendo quatro no sistema drive-thru e dois para pedestres. “Nesse momento a prioridade é salvar vidas, conforme determinação do governador Wilson Lima. Por isso, o Detran Amazonas também entende que é preciso ceder o espaço para que as estruturas de saúde consigam vacinar o maior número de pessoas, mesmo que tenhamos que adiar nossa retomada das atividades aqui no CEDV”, defendeu Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM. Ele e o subsecretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Cruz, estiveram na manhã desta quarta-feira (27/01), em visita ao local que será utilizado para a vacinação. “Vamos montar duas tendas, logo na entrada da área de exames do Detran, para aquelas pessoas que chegarem a pé. E, no local onde funciona o treinamento das autoescolas, vamos montar o sistema de drive-thru, com quatro estações de vacinação”, explicou Cruz. A área de exame prático de direção do Detran-AM, na zona norte, será um dos pontos de vacinação em Manaus, conforme o Plano Municipal de Vacinação dos Idosos, divulgado pela Semsa. Adequação – O CEDV vai passar por algumas adequações para receber a vacinação. Pias serão montadas para facilitar a higienização dos técnicos da Semsa que irão fazer a imunização. A secretaria municipal também vai solicitar equipes da limpeza pública, para manter a limpeza e conservação do local enquanto durar a vacinação. Além disso, servidores do Detran-AM vão auxiliar na organização das filas de carros no sistema drive-thru para evitar congestionamentos
NOTA DO PREFEITO DAVID ALMEIDA
Pesquisa Avançada Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse Órgão OrgãoAGEMANCASA CIVILCASA MILITARDEFESA CIVILESPIFDTFUNDO MANAUS SOLIDÁRIAIMMUIMPLURBMANAUS PREVIDÊNCIAMANAUSCULTMANAUSMEDMANAUSTRANSOUVIDORIAPGMPREFEITOPREFEITURAPROCONSEMACCSEMADSEMASCSEMCOMSEMDECSEMEDSEMEFSEMEXSEMINFSEMJELSEMMASSEMPPESEMSASEMTEPISEMULSPSMTUSUBHAFSUBSEMCHSUBSEMPABTRÂNSITOTRANSPORTEVICE PREFEITO Categoria Categoria350 anosAbastecimentoAçãoAção ConjuntaAcessibilidadeAçõesACOLHIMENTOACOMPANHAMENTOAdequaçãoAdministraçãoAdote ManausAgendaAgilidadeAgriculturaAlertaAlimentaçãoAlvaráAmamentaçãoAmazôniaAnúncioAperfeiçoamentoApoioAposentadosArborizaçãoArteArtesanatoArticulaçãoAssistênciaAssistência SocialAtenção BásicaAtenção IntegradaAtenção primáriaAtendimentoAtividadesATUAÇÃOAudiência PúblicaAuditoriaAuditoriaAutismoAutonomiaAuxílioAvaliaçãoAvaliadoresAvisoBalançoBem-EstarBenefícioBenefíciosBLITZBOI MANAUSBola da SuframaBoletim MédicoBolsa UniversidadeBrasíliaCadastroCalendário cristãoCalendário Escolarcâmara municipalCampanhaCampanha AntirrábicaCAMPEONATOCapacitaçãoCarnavalCARNAVAL DE RUACastraçãoCategoria IndeterminadaCelebraçãoCentroCentro HistóricoCertificaçãoChamadaChamamento PúblicoCheiaChuvasCidadaniaCidade InteligenteClimaCobertura de saúdeCOLETA DE LIVROSColetivaCombateComemoraçãoComércioComodidadeCompetiçãoComplexo ViárioCompromissoComunicaçãoComunicadoConcorrênciaConcursoConcursosConferênciaConfraternizaçãoConhecimento TradicionalConscientizaçãoConselhoConsolidaçãoConsumidorContempladosContingenciamentoContrapartidaControleConvocaçãoCooperaçãoCopa do MundoCoronavírusCredenciamentoCuidadosCulturaCULTURA E INCLUSÃOCursoDançaDebateDebatesDécimo TerceiroDecisão JudicialDecoração natalinaDecretoDefesa CivilDefesa do ConsumidorDenúnciaDesburocratizaçãoDesenvolvimentoDestaqueDesviosDIA DA AMAZÔNIADia das MãesDiplomaçãoDiplomaciaDirecionamentoDireitosDireitos HumanosDiversãoDiversidadeDoaçãoEconomiaEconomia 4.0Economia CriativaEditalEducaçãoEducação EspecialEducandosEleiçãoEleiçõesEmendasEmpreendedorismoEmpregabilidadeEmpregoEncerramentoEnchenteEntretenimentoEquilíbrio FiscalESCOLA TRANSFORMADORAESPETÁCULOEsporteEstacionamentoEstacionamento RotativoEstímuloEstratégiaEstudantesEventosExpansãoExperiênciaExposiçãoFake NewsFeiras e MercadosFeriadoFestaFESTIVAISFinançasFinanciamentosFiscalizaçãoFOLCLOREFoliaFormaçãoFórumFuncionamentoGalerias PopularesGarantiaGastronomiaGestãoGraduaçãoH1N1HabitaçãoHomenagemIluminaçãoImunizaçãoINCENTIVOInclusãoInfluenzaInforme FunerárioInfraestruturaInovaçãoInscriçãoInscriçõesINSPEÇÃOIntegraçãoINTERDIÇÃOIntervençãoINTERVENÇÃO VIÁRIAInvasãoInvestimentosIrregularidadeJUNHO VERMELHOJuventudeJUVENTUDE E ESPORTELazerlegislaçãoLevantamentoLicençaLicitaçõesLimpezaLiteraturaManausManaus a ServiçoManaus Mais LimpaManaus SolidáriaManejoManifestaçãoMarço LilásMatrículasMedida PreventivaMeio AmbienteMemóriaMercado de trabalhoMerenda escolarMetasMobilidadeMobilizaçãoModeloModernizaçãoMonitoramentoMoradiaMudança de endereçoMulheres empreendedorasMunicipíadasMúsicaMutirãoNatalNatal do AbraçoNegociaçõesNegóciosNormasNotaNota de PesarNotíciasNotícias EspeciaisNutriSUSObrasObras de VerãoObras de VerãoOcorrênciasOficinaOlimpíadasOperaçãoOpiniãoOportunidadeOrçamentoOrdemOrdenamento UrbanoOrganizaçãoOrganizações SociaisÓrgãos PúblicosOrientaçãoOutubro RosaPacote TributárioPaisagismoPalestraParceriaParque Cidade da CriançaPARQUE ELÉTRICOPasseioPASSO A PAÇOPatrimônioPatrulhamentoPaz no TrânsitoPedaladaPlanejamentoPlanejamento UrbanoPlano de InvernoPlano de MobilidadePlantio CaseiroPolíticaPolíticas PúblicasPolo DigitalPOLO INDUSTRIALPortoPossePrazoPrecauçãoPRECAUÇÃOPrefeitoPrefeituraPremiaçãoPrêmioPreparaçãoPreservaçãoPrevençãoPrevenção ao coronavírusPrevidênciaProcesso SeletivoProcessosProfessoresProgramaçãoPROJETOProjetosProrrogaçãoPROTEÇÃOPublicaçãoPublicidadeQualidadeQualidade de VIdaQualificaçãoReajusteRecadastramentoReciclagemReconhecimentoRecuperaçãoRecursosReferênciaReforçoReformaRefugiadosRegulaçãoRegularizaçãoRenovaçãoREORDENAMENTORepresentatividadeResponsabilidadeResponsabilidade SocialResultadoResultadosReuniãoRéveillonRevitalizaçãoSançãoSaneamento BásicoSarampoSaúdeSAÚDE ANIMALSaúde AnimalSaúde em DomicílioSegurançaSegurança PúblicaSeleçãoSemana da PátriaSemana do ClimaSemana SantaSeminárioSensibilizaçãoServiçoServiço PúblicoServiçosServiços PúblicosservidoresSistemaSistema ViárioSocialSocioinclusãoSolenidadeSolidariedadeSuspensãoSustentabilidadeTecnologiaTemporárioTemporáriosTerapiaTerapias AlternativasTerceira IdadeTrabalhoTrabalho IntegradoTramitaçãoTrânsitoTransparênciaTransporteTreinamentoTributosTriênioTurismoÚltima HoraUrbanismoUrgenteVacinaçãoVagasValorizaçãoVigilância SanitáriaVisitaWorkshopzona azulZona Franca de Manaus Assunto Data Inicial Data Final
Sine Amazonas divulga seis vagas de emprego em diversas áreas para esta Quinta-feira (28/01)
Sine Amazonas divulga seis vagas de emprego em diversas áreas para esta Quinta-feira (28/01) 19:45 – 27/01/2021 Todos os serviços do Sine/AM continuam sendo oferecidos e realizados de forma on-line A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (SETEMP), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), divulga seis vagas de emprego para esta quinta-feira (28/01). Os interessados devem enviar os currículos para o e-mail: atendimentosineam@gmail.com. Todas as vagas são publicadas diariamente nas redes sociais da Setemp, Instagram (@_setemp) e Facebook (setemp.am). As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas, com detalhes das vagas informados pelos empregadores. Confira as vagas: 1 vaga: Gerente de Operações de Transporte Escolaridade: Ensino Superior Completo Administração, Ciências Contábeis ou Áreas Afins; com experiência na área. OBS: Com experiência em gestão e manutenção de frota, elaboração de procedimentos, planejamento de manutenção corretiva e preventiva, orçamento e liderança de equipe, currículo atualizado e documentação completa. 3 vagas: Orientador de Loja PCD Escolaridade: Ensino Médio Completo; com experiência na área. OBS: Com experiência em atendimento ao cliente, ter boa comunicação, conhecimento em informática, com mobilidade para trabalhar devido atividades da função, currículo e laudo médico atualizado. 2 vagas: Atendente PCD Escolaridade: Ensino Médio Completo; sem experiência na área. OBS: Ter boa comunicação, habilidade para atendimento ao cliente e trabalho em equipe, ter curso de informática básica, com mobilidade para trabalhar devido atividades da função, currículo atualizado e documentação completa.
URGENTE | MPE pede prisão do prefeito David Almeida
Veja o documento com os pedidos de prisão , afastamento e busca e apreensão, redigido pela Procuradoria Geral do Ministério Público O Ministério Público do Estado solicitou a prisão do prefeito de Manaus, David Almeida, e da secretária da Saúde da capital, Shadia Fraxe, na ação que denuncia irregularidades na aplicação da vacina e no favorecimento de pessoas que teriam “furado” a fila do grupo prioritário da vacinação. O órgão ainda pede o afastamento de ambos dos cargos públicos. No documento, os pedidos de prisão, afastamento e busca e apreensão, foram redigidos pela Procuradoria Geral do Ministério Público e enviado à Justiça do Amazonas. EM NOTA Link http://www.manaus.am.gov.br/noticia/nota-do-prefeito-david-almeida/ O prefeito de Manaus, David Almeida, disse em nota estar “profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária” de membros do Ministério Público e informou que “ingressará com as medidas cabíveis contra os responsáveis”. (Veja abaixo o posicionamento de todos os envolvidos) No documento, o órgão pede também o afastamento do subsecretário de Gestão de Saúde, Luís Cláudio de Lima Cruz, dos assessores da Secretaria municipal de Saúde: Djalma Pinheiro Pessoa Coelho, Stenio Holanda Alves e Clendson Rufino Ferreira. Entre os investigados que seriam alvo de busca e apreensão estão também o secretário municipal de Limpeza Urbana, Sebastião da Silva Reis, a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Jane Mara Silva de Moraes, além dos médicos. Entre as irregularidades, o órgão aponta que: houve a contratação de 10 médicos, para o cargo de Gerente de Projetos, intermediada pela médica Ilcilene de Paula da Silva, com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Shadia Fraxe, e do assessor Djalma Pinheiro Pessoa Coelho. As contratações ocorreram por nomeação do prefeito David Almeida, que teria inserido uma declaração falsa ao nomear médicos para exercerem atividade médica, porém no cargo de Gerente de Projetos. Os médicos também ganham salário maior que o determinado. Segundo o Ministério Público, a contratação dos dez médicos ocorreu para beneficiar o grupo, composto por “ligações políticas e econômico-financeiras de apoio político e eleitoral ao atual prefeito”, como citado no documento. Ainda, destaca que as suas nomeações ocorreram nos dias 18 e 19 de janeiro de 2021, mesma data em que as primeiras vacinações ocorreram no estado e na capital. Em relação, especificamente, à fraude na fila de prioridades, o Ministério Público aponta que: houve omissão na elaboração e na publicação do Plano Municipal de Vacinação com caráter doloso, com o objetivo de afrouxar as fiscalizações. Conforme lista enviada ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas pela prefeitura de Manaus, o MP aponta que doses da vacina foram usadas irregularmente na imunização das seguintes pessoas: Secretária Municipal de Saúde, Shadia Hussami Hauache Fraxe Subsecretário de Saúde Municipal, Luiz Cláudio de Lima Cruz Secretário Municipal de Limpeza, Sebastião da Silva Reis (vulgo Sabá Reis) Assessor II da Secretaria Municipal de Saúde, Clendson Rufino Ferreira Advogado e Assessor I da Secretaria Municipal de Saúde, Stenio Holanda Alves Secretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania SEMASC, Jane Mara Silva de Moraes de Oliveira uma advogada um empresário e a esposa. Conforme o documento: nenhum dos indivíduos citados integram a linha de frente do combate ao Covid-19, ou são idosos prioritários, o que configura a prática da infração de peculato. houve omissão no planejamento e execução da vacinação, o que indica o desvio de vacinas para atender a interesses particulares do prefeito e de toda a cúpula da Secretaria municipal da Saúde. Em decisão assinada nesta segunda-feira (27), o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos sentencia que o âmbito da Justiça Estadual é inabilitado para o processamento e o julgamento do caso. O magistrado indica a competência para o julgamento para o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região. Em nota, o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) reforçou o entendimento de que a matéria é de competência estadual. “O interesse nacional é de todos os entes federativos, mas a questão da burla da fila de vacinação ocorre em meio à competência material municipal, que é de aplicação das vacinas, razão pela qual a competência é da Justiça Comum Estadual”, diz o texto.
Atendimento na enfermaria de campanha do Delphina Aziz incluirá reabilitação por fisioterapia para pacientes com Covid-19
Atendimento na enfermaria de campanha do Delphina Aziz incluirá reabilitação por fisioterapia para pacientes com Covid-19 18:30 – 27/01/2021 FOTO: Herick Pereira/Secom Acompanhamento promove recuperação mais rápida e diminui sequelas causadas pela doença Os pacientes internados na enfermaria de campanha do Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, contarão com um reforço importante no processo de recuperação da Covid-19: a fisioterapia. Somados ao tratamento clínico, os exercícios serão disponibilizados na central de reabilitação da unidade de saúde, para promover uma recuperação mais rápida e diminuir as sequelas causadas pela doença. A reabilitação por meio da fisioterapia terá como foco os pacientes considerados no estágio final da doença, os quais a partir de hoje receberão o acompanhamento na enfermaria de campanha. O espaço inaugurado nesta quarta-feira (27/01), com a presença do governador do Estado, Wilson Lima, possibilitará um fluxo de desocupação de leitos do Delphina Aziz. A central de reabilitação do hospital entrou em atividade, em setembro do ano passado, como ambulatório pós-Covid, porém, com as medidas de restrição e dificuldade de acesso da população, o local passou a atender pacientes ainda internados. “Não quer dizer que eles só vão receber fisioterapia aqui. Eles já recebem fisioterapia no andar, mas aqui é uma modalidade mais para recuperação e reabilitação. Com isso, esperamos acelerar a reabilitação desse paciente: tendo uma recuperação com o mínimo de sequelas possível, principalmente da parte cardiopulmonar; e que consiga ter alta o quanto antes para diminuir seu tempo de internação”, destacou o diretor técnico do Complexo Hospitalar Zona Norte, Leandro Moura, sobre os benefícios da modalidade integrada ao acompanhamento clínico. Recuperação – Devido à internação prolongada por conta da Covid-19, conforme explica o coordenador do serviço de Fisioterapia do Hospital Delphina Aziz, Érick Paiva, muitos pacientes ficam enfraquecidos e, até mesmo, desenvolvem problemas relacionados ao pulmão, como a fibrose. Para diminuir tais sequelas, os fisioterapeutas criam uma rotina de exercícios, específicos para simular a independência desses pacientes e aumentar a capacidade pulmonar. “A gente vai simular quando subir e descer escada, rampas, steps, exercícios ativos de respiração, tudo para que esse paciente volte o mais breve possível para casa, otimizando a alta e com condicionamento mínimo necessário para ele manter as atividades de vida diária”, explicou Érick Paiva. Contratação temporária – O Governo do Amazonas tem realizado, desde o dia 13 deste mês, a contratação temporária de fisioterapeutas para atuação no suporte aos pacientes acometidos pela Covid-19, na rede pública. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), mais de 90 especialistas, na área de fisioterapia, já foram contratados para atuar na linha de frente, e novas contratações estão em andamento. A atuação dos agentes na assistência às pessoas com dificuldades respiratórias tem sido muito positiva, proporcionando uma nova alternativa no fluxo de atendimento hospitalar. “Nós contratamos fisioterapeutas para atuar tanto nas urgências, nas emergências, como também para dar apoio nesse momento da fisioterapia, principalmente nas salas rosas, salas de estabilização e nas UTIs. Nós precisamos dos fisioterapeutas trabalhando nessa recuperação do paciente para que, primeiro, seja tratado no início para que não agrave; e, segundo, quando agravar tenha uma recuperação mais rápida”, acrescentou o secretário de Saúde, Marcellus Campelo.
Panorama da Covid-19 no Amazonas é divulgado pela FVS-AM, nesta quarta-feira (27/01)
Panorama da Covid-19 no Amazonas é divulgado pela FVS-AM, nesta quarta-feira (27/01) 18:32 – 27/01/2021 O Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 299, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), informa o diagnóstico de 3.146 novos casos de Covid-19, totalizando 257.606 casos da doença no Estado. De acordo com o boletim, foram confirmados 136 óbitos por Covid-19, sendo 79 ocorridos no dia 26/01 e 57 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 7.560 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta terça-feira (26/01), foram registrados 86 sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 31.653 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 12,29% dos casos confirmados ativos. Rede de Assistência – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 1.842 pacientes internados, sendo 1.185 em leitos (534 na rede privada e 651 na rede pública), 625 em UTI (285 na rede privada e 340 na rede pública) e 32 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde. Há ainda outros 549 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 463 estão em leitos clínicos (82 na rede privada e 381 na rede pública), 56 estão em UTI (32 na rede privada e 24 na rede pública) e 30 em sala vermelha. Banco de dados – O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 323.590 casos, enquanto no interior do Estado, o número chega a 312.036. Quatro municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim. São eles: Apuí, Itamarati, Pauini e Silves. Municípios – Dos 257.606 casos confirmados no Amazonas até esta quarta-feira (27/01), 114.348 são de Manaus (44,39%) e 143.258 do interior do Estado (55,61%). Além da capital, os 61 municípios têm casos confirmados: Coari (8.790); Parintins (7.956); São Gabriel da Cachoeira (6.058); Tefé (5.826); Manacapuru (5.830); Humaitá (5.687); Carauari (4.950); Iranduba (5.032); Presidente Figueiredo (4.675); Lábrea (4.476); Itacoatiara (3.959); Barcelos (3.566); Careiro (3.252); Ipixuna (3.137); Eirunepé (3.053); Rio Preto da Eva (3.040); Maués (2.912); Tabatinga (2.645); Santa Isabel do Rio Negro (2.487); São Paulo de Olivença (2.359); Manicoré (2.233); Boca do Acre (2.165); Benjamin Constant (2.102); Itapiranga (2.101); Autazes (2.008); Nova Olinda do Norte (1.994); Atalaia do Norte (1.951); Alvarães (1896); Pauini (1.821); Urucurituba (1.823); Barreirinha (1.751); Maraã (1.694); Tapauá (1.569); Beruri (1.586); Anori (1.534); Santo Antônio do Içá (1.400); Anamã (1.384); Novo Airão (1.365); Amaturá (1.337); Uarini (1.278); Fonte Boa (1.257); Urucará (1.239); Envira (1.210); Borba (1.153); Nhamundá (1.116); Novo Aripuanã (1.095); Guajará (1.072); Manaquiri (1.004); São Sebastião do Uatumã (985); Silves (951); Canutama (856); Tonantins (804); Jutaí (784); Juruá (744); Apuí (724); Japurá (700); Boa Vista do Ramos (683); Careiro da Várzea (650); Itamarati (610); Caapiranga (483) e Codajás (456). Óbitos – Entre pacientes em Manaus, há o registro de 5.152 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 2.408. A lista inclui Manacapuru (232); Parintins (184); Itacoatiara (155); Coari (153); Tefé (125); Iranduba (95); Tabatinga (94); Humaitá (86); São Gabriel da Cachoeira (70); Maués (62); Presidente Figueiredo (60); Autazes (52); Lábrea (51); Benjamin Constant (49); Nova Olinda do Norte (44); Manicoré (43); Careiro (44); Barcelos (40); Rio Preto da Eva (39); Borba (36); São Paulo de Olivença (37); Barreirinha (33); Urucará (32); Santo Antônio do Içá (31); Alvarães (30); Santa Isabel do Rio Negro (30); Manaquiri (28); Carauari (29); Fonte Boa (25); Tonantins (23); Anori (22); Novo Airão (22); Beruri (21); Nhamundá (21); Jutaí (19); Boca do Acre (18); Itapiranga (18); Novo Aripuanã (18); Guajará (17); Urucurituba (17); Tapauá (17); Uarini (16); Eirunepé (14); Ipixuna (13); Pauini (13); Caapiranga (12); Apuí (11); Codajás (11); Silves (11); Amaturá (10); Boa Vista do Ramos (10); Maraã (10); São Sebastião do Uatumã (10); Juruá (9); Canutama (8); Itamarati (7); Careiro da Várzea (6); Atalaia do Norte (5); Japurá (5); Anamã (3) e Envira (2). Alerta à população – O uso da máscara, o respeito ao distanciamento entre as pessoas, a lavagem das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel, são recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus da Covid-19, que continua presente no Estado. Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no Estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. BOLETIM DIÁRIO DE CASOS COVID-19
Prefeito David Almeida confirma investimento de R$ 17 milhões com programa ‘Nossa Merenda’
Prefeito David Almeida confirma investimento de R$ 17 milhões com programa ‘Nossa Merenda’ 27/01/2021 18h12 Buscando soluções para amenizar a crise financeira e social, causada pela pandemia da Covid-19, na capital do Amazonas, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta quarta-feira, 27/1, que mais 26 mil famílias, participantes do programa social “Nossa Merenda”, receberão seus cartões com a quantia de R$ 150 nos próximos dias. A expectativa é a de que, no total, R$ 17 milhões sejam distribuídos aos responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino, contemplados pelo benefício. A retomada da entrega dos cartões do “Nossa Merenda” com a nova remessa de 53.430 cartões já foram entregues às escolas municipais. A estimativa é a de que, até o final de fevereiro, mais 66.381 sejam disponibilizados para as famílias. David Almeida afirmou que essa é mais uma ação da Prefeitura de Manaus, que busca ajudar a aliviar os danos financeiros causados pelo novo pico no número de casos registrados da Covid-19. “Vamos entregar para as famílias dos alunos da rede municipal mais 26 mil cartões, cada um no valor de R$ 150. Serão R$ 17 milhões colocados no bolso dos pais dos alunos, para que eles possam fazer aquisição de alimentos. Essa é mais uma ação da prefeitura, neste momento de dificuldade da pandemia, para que a gente possa fazer uma rede de proteção social, para os moradores da nossa cidade”, afirmou David Almeida. Vale ressaltar que, ontem, o prefeito sancionou o projeto de lei que garante a implementação do programa social “Auxílio Manauara”, que beneficiará mais 40 mil famílias com R$ 200, por seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis. Atualização A Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou em seu site uma página, para que os pais ou responsáveis dos alunos participantes do programa possam realizar a atualização dos dados cadastrais, evitando aglomerações nas escolas. Após o preenchimento do cadastro, uma equipe da secretaria entrará em contato com o responsável. A partir desta sexta-feira, 29/1, os responsáveis serão comunicados pela direção das escolas sobre como devem proceder para receber o cartão com o valor de R$ 150 por aluno. — — — Texto – Thiago Fernando / Semcom Foto – Alex Pazuello / Semed
Livro que reúne leis e decretos do Amazonas sobre Covid-19 ganha segunda edição pela Imprensa Oficial
“Compêndio de Normas Coronavírus/Covid-19” traz toda a legislação relacionada à pandemia publicada no Diário Oficial Eletrônico do Estado (DOE) Ter acesso num só lugar a todas as leis, decretos e demais atos oficiais já anunciados pelo Governo do Amazonas no enfrentamento do novo coronavírus desde o início da pandemia. É o que a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) oferece à sociedade amazonense com a segunda edição do “Compêndio de Normas Coronavírus/Covid-19”, que reúne toda a legislação relativa à pandemia já publicada no Diário Oficial do Eletrônico do Estado (DOE). A publicação reúne desde o primeiro decreto, de n° 42.061 de 16 de março de 2020, que estabelecia situação de emergência na saúde pública no estado, até decisões mais recentes, como o Decreto Nº 43.234, de 23 de dezembro de 2020, que suspendeu atividades econômicas não essenciais e determinou medidas restritivas de circulação. Ou ainda a Lei n° 5.369, de 5 de janeiro de 2021, que estabelece multa para quem divulgar fake news sobre epidemias e pandemias. Ao invés de procurar por atos oficiais referentes à Covid-19 separadamente, um por um, consultando cada edição do Diário Oficial no site do DOE, o cidadão pode ter acesso a todos eles num único documento. O livro, editorado pela própria Editora da Imprensa Oficial, possui mais de 500 páginas, sendo dividido por datas para facilitar a busca. Como acessar – A versão eletrônica da segunda edição do Compêndio de Normas pode ser acessada pelo site da Imprensa Oficial, no endereço http://imprensaoficial.am.gov.br, clicando no banner do “Compêndio de Normas sobre a Covid-19” e escolhendo entre as duas versões disponíveis: para visualização virtual na plataforma Yumpu, com conteúdo atualizado até 4 de janeiro de 2021, ou a versão em formato PDF para download, com conteúdo atualizado semanalmente, até 25 de janeiro, e separado por períodos. A versão impressa da segunda edição do compêndio tem conteúdo atualizado até 4 de janeiro de 2021 e é distribuída para o Governo do Amazonas, secretarias, fundações, autarquias e autoridades. Informações sobre como adquirir a versão impressa podem ser solicitadas pelo e-mail atendimento@imprensaoficial.am.gov.br. Documento histórico – A ideia de compilar num só lugar todas decisões governamentais acerca do novo coronavírus no Amazonas foi para facilitar a consulta e a pesquisa desses atos oficiais para cidadãos, pesquisadores, jornalistas, juristas, estudantes e qualquer um que, presente ou futuramente, queira saber mais sobre esse período crítico da História da humanidade. “A Imprensa Oficial é o acervo de todos os atos da Administração Pública Estadual, e por que não fazermos, além da nossa atribuição de só publicar leis e decretos no DOE?”, ressalva o diretor-presidente da IOA, Mário Aufiero. “Entregamos com esse compêndio um documento histórico para a atual e as futuras gerações, uma ferramenta de transparência da atual gestão do Governo do Amazonas”, disse. Diário Oficial Eletrônico – Assim como as leis e decretos sobre a Covid-19, qualquer ato oficial decidido pelo Governo do Amazonas só passa a valer após publicação no DOE, também administrado pela Imprensa Oficial. Para acessá-lo, basta visitar a página da publicação, no endereço https://diario.imprensaoficial.am.gov.br/, a partir de qualquer plataforma digital. No site, é possível fazer filtragem dos conteúdos por palavras-chave, download em versão HTML e copiar/colar trechos dos diários oficiais. Imprensa Oficial – A Imprensa Oficial é uma autarquia do Estado do Amazonas com 128 anos de história, responsável pela publicação do Diário Oficial Eletrônico do Estado (DOE) e pela produção de serviços gráficos para órgãos da administração pública. Para mais informações, os contatos são (92) 2101-7500 e atendimento@imprensaoficial.am.gov.br.
SES-AM disponibiliza atendimento clínico virtual à população via Chatbot
SES-AM disponibiliza atendimento clínico virtual à população via Chatbot 17:17 – 27/01/2021 FOTOS: Rodrigo Santos/SES Serviço foi desenvolvido em parceria com a Samel Health Tech e Instituto Transire e entrou no ar nesta quarta-feira (27/01) A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) disponibilizou, em parceria com a Samel Health Tech e Instituto Transire, o Chatbot para atendimento da população em geral, nos casos de suspeita de Covid-19, e psicológico para os profissionais da saúde. A triagem virtual é feita pelo endereço http://chatbot.saude.am.gov.br/. Médicos e psicólogos entram em contato com o solicitante, via WhatsApp, para a finalização do atendimento e orientações. O Chatbot está disponível a partir desta quarta-feira (27/01). Ao acessar o site, é necessário fornecer os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número do CPF, CEP e telefone que tenha WhatsApp. Após fornecer as informações, a triagem é iniciada. Nos casos de suspeita de Covid-19, o usuário deve marcar sim ou não para as perguntas sobre os sintomas. Ao final, uma mensagem automática vai mostrar se há a probabilidade de estar contaminado e o médico entrará em contato, caso os sintomas indiquem a necessidade. Para os profissionais da saúde, que buscam atendimento psicológico, é necessário fornecer os dados no site, além da matrícula. Depois da triagem, um dos profissionais do Serviço de Apoio Psicológico ao Servidor (SAPS) fará contato para atendimento na modalidade de Plantão Psicológico. Os contatos telefônicos têm duração média de trinta minutos, norteados pela Política de Humanização, técnicas de acolhimento e escuta qualificada, a fim de verificar níveis de ansiedade e existência de pensamentos disfuncionais, bem como a realização de técnicas psicoeducativas, na mobilização do servidor em estabelecer ou fortalecer estratégias de enfrentamento de condições adversas. Para o gerente da Rede de Atenção Psicossocial, da Secretária Executiva Adjunta de Políticas Públicas, Ismael Reis, o serviço é necessário para auxiliar a população e, também, minimizar os efeitos negativos da pandemia na saúde emocional dos profissionais. “É importante considerar o enorme potencial de sofrimento psíquico e desconforto emocional dos diversos grupos envolvidos: pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores, profissionais de comunicação, segurança e a população como um todo, podem experimentar estados emocionais intensos e traumáticos. Para tanto, iniciamos o trabalho com a realização da retomada do apoio psicológico destinado ao profissional da linha de frente”, diz Reis. Parceria – A SES-AM conta com os profissionais psicólogos cadastrados no programa Brasil Conta Comigo, do Ministério da Saúde, para atuação no Chatbot. O corpo médico, que fará a consulta virtual, foi disponibilizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A triagem virtual, por sua vez, foi viabilizada pela parceria com a Samel Health Tech e Instituto Transire, que desenvolveram a plataforma e são responsáveis por possíveis manutenções e reparos.