Festa clandestina em sítio é flagrada por operação da SSP-AM
Festa clandestina em sítio é flagrada por operação da SSP-AM 22:14 – 07/03/2021 FOTO: Carlos Soares / SSP-AM Agentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) fecharam uma festa clandestina com mais de cem pessoas, no ramal do Areal, quilômetro 10 da Rodovia BR -174, que liga Manaus a Boa Vista (RR). A ação ocorreu na tarde deste domingo (07/03), após denúncia recebida pelo telefone 181. De acordo com a polícia, a festa já vinha sendo programa há dias e os organizadores contrataram até um DJ de fora para o evento. Ao todo, foram apreendidos R$ 4 mil em espécie; três pedras de Oxi; 39 comprimidos de drogas sintéticas; 67 trouxinhas de oxi; 15 trouxinhas de cocaína; 140 trouxinhas de pasta base de cocaína; 15 cigarros de maconha; duas porções de maconha. Segundo o secretário de segurança pública, coronel Louismar Bonates, essa é a terceira festa clandestina flagrada neste fim de semana pelas fiscalizações policiais. A primeira foi no bairro do Alvorada, zona centro-oeste, e as demais nos bairros de Flores, zona centro-sul, e um ‘rolezinho’ no Novo Aleixo, zona norte. “Quando a equipe policial chegou ao local, alguns integrantes fugiram, mas a maioria foi detida e conduzida para os procedimentos. Essa festa foi toda planejada, tinha estrutura e com certeza iria durar a noite toda”, destacou. O secretário disse, ainda, que a população tem sido parceira do sistema de segurança e sempre denuncia os eventos clandestinos, que estão acontecendo durante a pandemia da COVID-19 no Amazonas. “Nós estamos apurando todas as denúncias que recebemos via 181 e no site da SSP e agradecemos a população pelas informações”, afirmou Bonates. Os integrantes da festa assim como os organizadores foram conduzidos para Delegacia Geral de Polícia Civil. Os detidos assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por descumprimento de medida sanitária, com previsão de pagamento de multa e prestação de serviço comunitário estabelecido pelo Poder Judiciário. Também foi aberto um inquérito sobre tráfico de drogas, onde todos serão arrolados e ouvidos. Um segurança da festa vai responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
Deixando o Brasil, Ford destrói 900 unidades de KA e Ecosport
Empresa encerrou a produção de carros no país em janeiro deste ano. Veículos estão sendo destruídos na fábrica de Camaçari (BA). Equipamentos e máquinas estão sendo desmontados e retirados e trabalhadores ficam desempregados7 de março de 2021, 16:06 h 247 – A Ford começou a destruir as unidades inacabadas de Ka, Ka Sedan e Ecosport na fábrica de Camaçari (BA). Vídeos gravados na última quinta-feira (4) e obtidos pelo UOLmostram modelos sendo destruídos até virarem sucata. A Ford anunciou em 11 de janeiro que encerrará a produção de veículos no Brasil em 2021, com o fechamento imediato das fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP).nullPUBLICIDADEnull Foram 900 unidades que ficaram inacabadas com o encerramento repentino das atividades em Camaçari. Vários equipamentos e máquinas estão sendo desmontados e retirados da fábrica. A montadora ainda busca definir o que será feito com as fábricas de Camaçari e Taubaté. O governo da Bahia chegou a divulgar sondagens de potenciais interessado, entre eles marcas chinesas, indianas, sul-coreanas e japonesas.null Enquanto isso, a Ford se prepara para mudar sua atuação no Brasil, transformando-se em mera importadora. Ka e Ecosport, que saíram de linha, já começam a desaparecer das concessionárias e a marca norte-americana deve apresentar em breve seu novo produto no Brasil: o SUV Bronco Sport, vindo do México. As mudanças já fizeram despencar as vendas da Ford nos primeiros meses do ano. A marca viu sua participação no mercado cair de 7,15% para 5% – distribuidores acreditam que chegará a 1,4% com a nova política da empresa. Já o Ka, que sempre figurava entre os cinco carros mais vendidos do país, ocupou apenas a 30ª posição em fevereiro, segundo dados da Fenabrave.
CIF fecha 43 estabelecimentos que descumpriam decreto governamental
CIF fecha 43 estabelecimentos que descumpriam decreto governamental 20:58 – 07/03/2021 FOTO: Carlos Soares /SSP-AM Visando orientar e notificar estabelecimentos que estejam descumprindo decreto governamental, que proíbe aglomeração como forma de prevenção à Covid-19, a Central Integrada de Fiscalização (CIF) fechou 43 estabelecimentos que estavam funcionando além do horário permitido. A ação ocorreu na tarde e noite de sábado (06/03), e madrugada deste domingo (07/03), nas zonas sul, centro-oeste, norte e leste de Manaus. Participaram da CIF um efetivo de 44 agentes incluindo polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Segundo o relatório de operação, durante a fiscalização na tarde de sábado, os fiscais flagraram a feira do Mutirão, localizada no bairro Novo Aleixo, zona norte, funcionando após o horário estipulado pelo decreto. Mais de 40 barracas de venda foram notificadas e fechada pela equipe. Além da feira, os agentes realizaram vistorias na praça do bairro Jorge Teixeira, feira do Fuxico, praça da Cidade Nova. Na praça do Caranguejo, conjunto Eldorado, o bar da Monique foi autuado por estar fornecendo consumo de bebidas além do horário permitido. Na operação realizada na noite e madrugada, pela segunda vez, o Boteco do Mengão, localizado na rua Professora Lea Alencar, bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, foi flagrado violando o decreto governamental e funcionando apenas como bar. O proprietário foi autuado pelos agentes da Dvisa Manaus e Procon-AM. Balanço – Nas fiscalizações realizadas na sexta-feira (05/03) e sábado (06/03) já foram fechados 54 estabelecimentos que descumpriram decreto governamental que proíbe aglomeração de pessoas como forma de prevenir a propagação do novo coronavírus.
Festança clandestina em chácara termina na prisão de 100 pessoas na BR-174; veja vídeosEvento tinha drogas, armas e contrataram um DJ italiano com um cachê de 15 mil
Jael Lucena / redacao@diario.com.br Manaus – Após denúncia a respeito de festa clandestina em uma chácara na BR-174, 100 pessoas foram detidas e vários materiais ilícitos foram apreendidos no fim da tarde deste domingo (7). A ação aconteceu após denúncia feita para o 181, o canal de denúncias da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Segundo o Coronel Louismar Bonates, a equipe conseguiu prender 100 pessoas porém muitas pessoas fugiram para a mata. No total, 100 pessoas foram detidas (Foto: Jael Lucena)“Lá nós encontramos uma festa com mais de 100 pessoas, muitos correram para dentro da mata. Havia muitas drogas, armas, além de um DJ italiano que teria recebido um cachê de R$ 15 mil para realizar a festa”, afirmou Bonates. Ainda conforme o coronel, essa foi a terceira festa deflagrada neste domingo. A equipe da SSP-AM já havia deflagrado dois eventos sendo um novo Aleixo e outro no bairro Flores. As pessoas detidas foram encaminhadas em dois ônibus até a Delegacia Geral com apoio do Núcleo Especializado em operações de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas. Fonte: D24am.
Fiscalização do Detran-AM impede “rolezinho” na zona norte e fecha duas festas clandestinas
Fiscalização do Detran-AM impede “rolezinho” na zona norte e fecha duas festas clandestinas 18:53 – 07/03/2021 FOTO: Divulgação /Detran-AM Durante a fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizada, na madrugada deste domingo (07/03), os agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) impediram um encontro de motociclistas, conhecido como “rolezinho”, na zona norte de Manaus, e também fecharam dois locais com festas clandestinas nas zonas centro-sul e oeste. Durante a ação, 11 pessoas foram detidas por descumprirem o decreto governamental; drogas e bebidas foram apreendidas; sete motoristas foram pegos dirigindo sob efeito de álcool; oito motocicletas foram removidas e 21 atuações foram aplicadas por diversas irregularidades. Após investigação do setor de inteligência do Detran-AM, os agentes do Neot conseguiram frustrar o “Rolezinho” que estava marcado para acontecer 1h da manhã, deste domingo, na avenida Nathan Xavier, próximo ao Campo de Golfe, no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus. Ao avistarem a equipe, os participantes fugiram do local pela contramão, mas foram detidos na avenida Max Teixeira, no bairro Cidade Nova. Na ação, sete motocicletas foram removidas, três pessoas foram pegas dirigindo sob efeito de álcool e 14 autuações foram feitas por diversas irregularidades. Ainda nessa operação, um dos envolvidos, que teve a moto removida, ao ter o seu nome consultado no banco de dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), foi constatado que tinha passagem pela polícia por ter assaltado um shopping na cidade de Boa vista (RR). Festas clandestinas- Os agentes do Neot conseguiram impedir a realização de uma festa clandestina no bairro de Flores, zona centro-sul, que estava acontecendo em um bar com portas fechadas. No local tinham15 pessoas que se dispersaram com a chegada da fiscalização. Os agentes também encerraram outra festa clandestina que estava ocorrendo em uma casa na rua São Gabriel, no bairro do Alvorada, zona centro-oeste. No evento, além de drogas e bebidas, tinham 11 pessoas, destas, oito tentaram se esconder no matagal, mas foram localizadas. A polícia militar foi acionada e os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Geral. Já na avenida Djalma Batista, na entrada do Conjunto Eldorado, a blitz da Lei Seca flagrou quatro pessoas dirigindo alcoolizadas; uma motocicleta foi removida e sete motoristas foram atuados.
Programação pelo Dia Internacional da Mulher inclui entrega de UTI Adulto no Instituto da Mulher Dona Lindu
Programação pelo Dia Internacional da Mulher inclui entrega de UTI Adulto no Instituto da Mulher Dona Lindu 17:59 – 07/03/2021 FOTO: Divulgação/Secom Unidades de saúde do estado prepararam programação reduzida, em função da Covid-19, com a realização de palestras sobre saúde feminina e entrega de brindes No Dia Internacional da Mulher, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, às 10h, a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI) do Instituto da Mulher Dona Lindu. Atividades de saúde, ações e homenagens alusivas à data também fazem parte da programação em algumas unidades de saúde do estado. Na maternidade Nazira Daou, a programação pelo dia Internacional da Mulher terá início às 9h, com a distribuição de brindes às servidoras e às pacientes internadas na unidade, seguida de roda de conversa sobre saúde feminina e palestras sobre amamentação, puerpério e planejamento familiar. O encerramento será marcado pela soltura de balões para simbolizar o combate à violência obstétrica. A direção da maternidade espera contemplar 70 pacientes e suas respectivas acompanhantes, além de 130 funcionárias da assistência direta com a iniciativa. Para a direção da maternidade, a data não simboliza apenas um marco histórico para as lutas femininas como ratifica a importância das reivindicações de direitos sociais e políticos, além da busca incessante em ofertar atendimento humanizado para as mulheres amazonenses no pré-natal, parto e puerpério. No SPA Zona Sul, a programação pelo Dia da Mulher deve contemplar 30 mulheres. Na unidade localizada na Colônia Oliveira Machado, as homenagens iniciam às 15h, com distribuição de rosas, seguida de homenagem feita por funcionários para as mulheres, da apresentação do coral da Igreja Adventista e encerramento com um coquetel. A programação na Policlínica Gilberto Mestrinho vai contar com a distribuição de brindes para os usuários e apresentação cultural com violinistas nas dependências da unidade. Já na Maternidade Balbina Mestrinho, a abertura da programação está prevista para às 9h, com as falas da direção e da gerência de enfermagem da unidade, seguida de sorteio de brindes, entrega de presentes, coquetel e encerramento. “Será um evento pequeno, uma vez que não podemos fazer aglomerações. Mas não podíamos deixar de enaltecer as mulheres servidoras, pacientes e acompanhantes pelo Dia Internacional da Mulher e chamar a atenção para o Março Lilás, mês destinado ao combate do câncer de colo do útero”, disse a fonoaudióloga e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Georgete Míglio. O SPA e Policlínica Danilo Corrêa optou por dividir a programação em dois horários, diurno e noturno. Cada turno terá atividades para o máximo de 30 mulheres. A programação da manhã inclui alongamento laboral, às 8h30, café da manhã e ciclos de palestras. Os temas a serem abordados são “Alimentação e saúde da mulher”, “Inteligência emocional em tempos de pandemia” e “Violência contra a mulher”. À noite, a programação iniciará às 19h30 com alongamento laboral, seguida de lanche e as mesmas palestras realizadas no turno da manhã. O encerramento das atividades está programado para ocorrer às 21h30. Já na Maternidade Azilda Marreiro, as atividades alusivas pelo Dia da Mulher seguem até a quarta-feira (10/03). Nesta segunda (09/03), a programação terá início às 14h, com uma palestra sobre gratidão, seguida de dinâmicas de grupo e palestra motivacional com equipes do Serviço Social e Psicologia. Na terça-feira (09/03), a programação inclui massoterapia, corte de cabelo e sobrancelhas, além de noções de maquiagem. Às 14h está programada a roda de conversa “De mulher para mulher”. O encerramento da programação será na quarta-feira (10/03), com a palestra “Higiene íntima da mulher” e sorteio de brindes.
Polícia Militar detém dois homens por porte ilegal de arma de fogo e recupera motocicleta com restrição de roubo na zona norte de Manaus
Polícia Militar detém dois homens por porte ilegal de arma de fogo e recupera motocicleta com restrição de roubo na zona norte de Manaus 17:21 – 07/03/2021 FOTO: Divulgação/PMAM Policiais militares da 26° Companhia Interativa Comunitária (Cicom) detiveram, na tarde deste domingo (07/03), dois homens por porte ilegal de arma de fogo e pelo roubo de uma motocicleta. A detenção e a recuperação do veículo ocorreram na rua Sete de Maio, no bairro Santa Etelvina, zona norte. A ação foi realizada durante patrulhamento na localidade no momento em que a guarnição da viatura avistou a dupla em uma motocicleta em atitude suspeita, saindo de via local. Ao efetuar abordagem, a equipe policial encontrou a arma com três munições não deflagradas, e ao consultar a placa do veículo, constataram a restrição de roubo da motocicleta. Mediante as circunstâncias, os policiais entraram em contato com o proprietário, e em virtude dos fatos foi dado voz de prisão aos supostos acusados que foram conduzidos ao 6° DIP para os procedimentos cabíveis. Na delegacia verificou-se que um dos infratores possui mandado de prisão em seu desfavor por estupro e homicídio, e o outro infrator responde por roubo, furto e homicídio.
Balanço da vacinação no Amazonas informa aplicação de 376.722 doses de vacina contra Covid-19 até este domingo (07/03)
Balanço da vacinação no Amazonas informa aplicação de 376.722 doses de vacina contra Covid-19 até este domingo (07/03) 17:52 – 07/03/2021 Foto: Herick Pereira/Secom A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulga o consolidado diário de vacinação contra Covid-19 no Amazonas. Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM), apontam que 376.722 doses foram aplicadas em todo o estado até este domingo (07/03), sendo 297.186 de primeira dose e 79.536 de segunda dose. A informação está disponível no site da FVS-AM por meio do link https://bit.ly/3aTsndS. O Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, desenvolvido pela FVS-AM, com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS), prevê que, até esta fase da vacinação, sejam contempladas pessoas que estejam nos seguintes grupos prioritários: povos indígenas vivendo em terras indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas de 60 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas institucionalizadas com deficiência. As informações consolidadas pela FVS-AM são de responsabilidade das secretarias municipais de saúde, responsáveis pela operacionalização da imunização contra Covid-19 em suas cidades. Neste balanço, 21 cidades não enviaram a informação. São elas: Anamã, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Coari, Codajás, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itapiranga, Japurá, Juruá, Manaus, Nova Olinda do Norte, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Urucurituba. Doses aplicadas por município – Conforme dados gerenciados pela FVS-AM, e informados pelas secretarias municipais de saúde de cada cidade do Amazonas, até este domingo (07/03), foram aplicadas as seguintes quantidade de doses, considerando a 1ª e 2ª dose: Manaus (187.520), São Gabriel da Cachoeira (14.192), Tabatinga (13.533), Benjamin Constant (12.192), São Paulo de Olivença (9.454), Autazes (8.144), Itacoatiara (7.782), Maués (6.563), Santo Antônio do Içá (6.292), Parintins (5.917), Borba (5.762), Tefé (5.715), Manacapuru (5.365), Lábrea (5.114), Barreirinha (4.822), Manicoré (4.817), Humaitá (4.596), Coari (4.018), Santa Isabel do Rio Negro (3.662), Atalaia do Norte (3.313), Amaturá (3.268), Jutaí (3.031), Eirunepé (2.636), Boca do Acre (2.504), Careiro (2.453), Alvarães (2.080), Nova Olinda do Norte (2.059), Iranduba (2.039), Rio Preto da Eva (1.959), Careiro da Várzea (1.940), Tapauá (1.897), Nhamundá (1.847), Barcelos (1.720), Urucará (1.647), Envira (1.637), Presidente Figueiredo (1.626), Carauari (1.431), Pauini (1.362), Ipixuna (1.223), Beruri (1.155), Novo Aripuanã (1.147), Maraã (1.107), Anori (1.026), Canutama (1.014), Apuí (999), Boa Vista do Ramos (982), Urucurituba (973), Novo Airão (970), Japurá (914), Fonte Boa (911), Silves (902), Uarini (896), Anamã (884), Guajará (825), São Sebastião do Uatumã (796), Itamarati (781), Caapiranga (722), Manaquiri (682), Itapiranga (673), Codajás (631), Juruá (517) e Tonantins (83). Doses aplicadas por grupo prioritário geral– Indígenas: 61.079 de 1ª dose e 31.232 de 2ª dose; trabalhadores da saúde: 84.543 de 1ª dose e 45.611 de 2ª dose; pessoas com 80 anos ou mais: 31.937 de 1ª dose e 1.018 de 2ª dose; pessoas de 75 a 79 anos: 28.210 de 1ª dose e 683 de 2ª dose; pessoas de 70 a 74 anos: 42.884 de 1ª dose e 513 de 2ª dose; pessoas de 65 a 69 anos: 41.835 de 1ª dose e 178 de 2ª dose; pessoas de 60 a 64 anos: 6.174 de 1ª dose e 97 de 2ª dose; pessoas institucionalizadas com 60 anos ou mais: 495 de 1ª dose e 201 de 2ª dose; pessoas institucionalizadas com deficiência: 29 de 1ª dose e três de 2ª dose. Distribuição–Até o momento o Amazonas recebeu 738.420 doses de vacina contra a Covid-19. Destas, 723.910 doses entregues e 13.394 doses a serem entregues. Mais informações acesse https://bit.ly/3owHiPU. Referência– A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-AM (92) 3182-8550 e 3182-8551. Contato telefônico do PNI/FVS-AM são (92) 2129-2500 e 2129-2502.
Boletim de casos de Covid-19 atualiza situação epidemiológica do Amazonas, neste domingo (07/03)
Boletim de casos de Covid-19 atualiza situação epidemiológica do Amazonas, neste domingo (07/03) 17:02 – 07/03/2021 A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 338, traz o diagnóstico de 493 novos casos de Covid-19, totalizando 324.103 casos da doença no estado. Segundo o boletim, foram confirmados 22 óbitos por Covid-19, sendo 17 ocorridos no dia 06/03 e cinco óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 11.262 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, neste sábado (06/03), foram registrados 22 sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 36.202 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 11,17% dos casos confirmados. Rede de Assistência– Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 946 pacientes internados, sendo 510 em leitos clínicos (104 na rede privada e 406 na rede pública), 416 em UTI (114 na rede privada e 302 na rede pública) e 20 em sala vermelha (na rede pública), estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde. Há ainda outros 168 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 121 estão em leitos clínicos (25 na rede privada e 96 na rede pública), 30 estão em UTI (quatro na rede privada e 26 na rede pública) e 17 em sala vermelha (três na rede privada e 14 na rede pública). Banco de dados – O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 407.777 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 386.692. Ao todo, sete municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim. São eles: Anori, Atalaia do Norte, Itamarati, Manicoré, Maraã, Tabatinga e Tapauá. Municípios– Dos 324.103 casos confirmados no Amazonas até este domingo (07/03), 150.035 são de Manaus (46,29%) e 174.068 do interior do estado (53,71%). Além da capital, os 61 municípios têm casos confirmados: Coari (9.068); Parintins (8.576); Iranduba (7.740); Tefé (7.339); Manacapuru (7.198); São Gabriel da Cachoeira (7.144); Humaitá (6.505); Itacoatiara (6.453); Carauari (5.562); Presidente Figueiredo (5.389); Lábrea (5.195); Rio Preto da Eva (4.083); Careiro (4.062); Barcelos (3.949); Ipixuna (3.811); São Paulo de Olivença (3.680); Eirunepé (3.490); Maués (3.399); Tabatinga (3.043); Itapiranga (2.742); Santa Isabel do Rio Negro (2.650); Manicoré (2.499); Autazes (2.478); Pauini (2.435); Atalaia do Norte (2.411); Alvarães (2.389); Benjamin Constant (2.385); Boca do Acre (2.279); Nova Olinda do Norte (2.254); Urucurituba (2.198); Barreirinha (2.057); Novo Airão (2.004); Beruri (1.908); Maraã (1.815); Urucará (1.780); Anori (1.747); Amaturá (1.713); Tapauá (1.670); Uarini (1.578); Santo Antônio do Içá (1.572); Nhamundá (1.533); Anamã (1.512); Borba (1.430); Envira (1.404); Novo Aripuanã (1.371); Codajás (1.342); São Sebastião do Uatumã (1.342); Manaquiri (1.329); Fonte Boa (1.303); Jutaí (1.282); Guajará (1.267); Silves (1.220); Tonantins (1.104); Canutama (1.025); Apuí (894); Juruá (842); Careiro da Várzea (807); Boa Vista do Ramos (802); Japurá (763); Itamarati (707) e Caapiranga (539). Óbitos– Entre pacientes em Manaus, há o registro de 7.991 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 3.271. A lista inclui Manacapuru (273); Parintins (289); Itacoatiara (254); Coari (183); Tefé (156); Iranduba (121); Humaitá (116); Tabatinga (113); São Gabriel da Cachoeira (94); Presidente Figueiredo (88); Maués (84); Autazes (80); Careiro (76); Benjamin Constant (64); Lábrea (63); Rio Preto da Eva (58); Manicoré (56); Nova Olinda do Norte (55); São Paulo de Olivença (54); Barreirinha (52); Barcelos (51); Urucará (47); Borba (43); Santa Isabel do Rio Negro (40); Manaquiri (40); Carauari (38); Santo Antônio do Içá (35); Tonantins (33); Alvarães (33); Jutaí (32); Beruri (30); Nhamundá (30); Fonte Boa (29); Anori (29); Novo Airão (28); Urucurituba (27); Itapiranga (26); Novo Aripuanã (24); Uarini (22); Silves (21); Boca do Acre (21); Eirunepé (20); Guajará (20); Caapiranga (19); Tapauá (19); Apuí (18); Codajás (18); São Sebastião do Uatumã (17); Pauini (17); Ipixuna (16); Amaturá (15); Juruá (13); Careiro da Várzea (12); Maraã (12); Boa Vista do Ramos (11); Canutama (8); Itamarati (8); Atalaia do Norte (7); Japurá (7); Anamã (4) e Envira (2). Alerta à população – O uso da máscara, manter a distância entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel, são recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus da Covid-19, que continua presente no Estado. A FVS-AM alerta que a flexibilização dos serviços e comércios não descredencia essas medidas que são essenciais para manter as atividades funcionando. Referência– A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.
SSP-AM abre inscrições para curso de inclusão digital
SSP-AM abre inscrições para curso de inclusão digital 16:36 – 07/03/2021 FOTO: Divulgação /SSP-AM Visando qualificar os seus servidores e membros da melhor idade, o Departamento de Prevenção a Violência (DPV) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) vai realizar o curso online de inclusão digital na modalidade Educação a Distância (EAD) com o objetivo de oferecer alfabetização digital. As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (08/03) e vão até o dia 22 de março. O início das aulas está marcado para o dia 29 deste mês. Essa é a primeira vez que o curso ocorrerá através de videoaulas. A novidade veio devido à pandemia de Covid-19. Segundo o coordenador do núcleo de Inclusão Digital do DPV, João Ricardo, a idade mínima para fazer o curso é 18 anos. As aulas terão turmas nos horários matutino e vespertino. “O material didático é de graça e vamos atender todos que realizarem as inscrições. A formação é rápida e todos os alunos serão contemplados com certificados. Há 10 anos esse curso é ministrado, e já formamos mais de mil pessoas”, disse. Inscrições: Para se inscrever, o interessado pode acessar o link https://forms.gle/AQxk2BrMwgGmzRc38 e preencher um formulário com informações pessoais. No ato da inscrição, o aluno deve estar munido de documentos como RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS ou convênio e o endereço de e-mail.
Amazonas apresenta crescimento de 34% no registro de ocorrências de violência doméstica contra mulher
Amazonas apresenta crescimento de 34% no registro de ocorrências de violência doméstica contra mulher 15:36 – 07/03/2021 FOTO: Divulgação /SSP-AM O Estado do Amazonas observou um crescimento na notificação de crimes de violência doméstica contra mulheres no ano passado, com uma alta de 34%. Foram registradas 25.132 ocorrências, seis mil casos a mais que em 2019. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). “Foi um crescimento generalizado no Brasil e isso se explica pela pandemia”, afirmou a delegada Débora Mafra, responsável pela Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher da zona sul de Manaus. O mês de abril apresentou o menor registro de ocorrências do ano. Naquele mês o estado viveu a fase mais rígida das medidas de isolamento por conta do primeiro pico da pandemia de Covid-19. Em todo o Amazonas, as delegacias de Polícia Civil receberam 756 ocorrências de violência doméstica contra mulheres no âmbito da Lei Maria da Penha. Já agosto teve a maior formalização por meio de Boletins de Ocorrência no ano, ultrapassando 2,6 mil registros. “O agressor já maltratava a mulher e passou a ter mais tempo para isso, com o agravante de violar os direitos da companheira ou da mãe por questões relacionadas à própria pandemia, como o fato de não poder sair de casa, a perda do emprego ou a falta de dinheiro”, disse a delegada. Os casos de feminicídio também cresceram ano passado. Em todo o estado, foram registradas 16 ocorrências dessa modalidade de homicídio qualificado, contra nove casos de 2019. Além de Manaus, que teve 13 mulheres vítimas de feminicídio, houve casos confirmados nos municípios de Nova Olinda do Norte, Careiro e Manacapuru. Os indicadores sobre violência doméstica contra mulheres e feminicídio estão disponíveis na sessão SSP Dados, no site da Secretaria de Segurança. O endereço é www.ssp.am.gov.br. Pedido de socorro – Maridos, namorados, ex-companheiros e filhos figuram entre os principais autores de violência doméstica contra a mulher no Amazonas. O isolamento necessário para conter a contaminação do novo coronavírus também foi motivo de agressão por ex-companheiros com guarda compartilhada de filhos. “Além da violência dos maridos e namorados, que são os principais agressores, tivemos muitos casos de filhos atacando as mães por causa de drogas e ex-companheiros que não respeitavam o confinamento e passavam a brigar com as mães para ver as crianças, agredindo-as fisicamente”, destacou a delegada Débora Mafra. O serviço emergencial 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), recebeu 9,2 mil ligações de mulheres em situação de violência doméstica pedindo socorro da Polícia Militar. As chamadas representaram 9% do total de acionamentos do ano. “É importante salientar que a mulher pode e deve pedir ajuda policial nessas situações de emergência, pois a polícia não parou, mesmo com a pandemia. Vizinhos e amigos também podem fazer isso, denunciando de forma anônima. Não custa lembrar que denunciar é uma forma de salvar uma vida”, enfatizou a delegada. Injúria, ameaça, lesão corporal, perturbação da tranquilidade e vias de fato foram os cinco tipos criminais mais registrados nas delegacias pelas mulheres amazonenses, em 2020. Em muitos desses casos, as vítimas procuraram socorro após a flexibilização das medidas de isolamento sanitário preventivo. Mas tanto o registro da ocorrência quanto a requisição de exame de corpo de delito podem ser feitos online, sem que a mulher precise expor sua saúde a riscos. Apoio – Depois de registrado o B.O, a vítima pode solicitar uma medida restritiva contra o companheiro indo diretamente a uma das três Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher. Denúncias de casos podem ser feitas através dos telefones 180 e 181, que é o disque-denúncia da SSP-AM. Acionamentos emergenciais podem ser feitos pelo 190.
Polícia Militar recupera motocicleta com restrição de roubo na zona norte de Manaus
Polícia Militar recupera motocicleta com restrição de roubo na zona norte de Manaus 13:54 – 07/03/2021 Policiais militares da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) recuperaram, neste domingo (07/03), uma motocicleta de placa PHW 5881, com restrição de roubo. O fato ocorreu na rua Santa Helena, bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. A ação ocorreu durante patrulhamento dos policiais na rua, momento em que avistaram a moto estacionada em via pública. Após consulta junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), constataram a restrição de roubo. Em seguida, a equipe policial conduziu o veículo até à Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos ( DERFV) para os devidos procedimentos.
Sine Amazonas divulga 37 vagas de emprego em diversas áreas para esta segunda-feira (08/03)
Sine Amazonas divulga 37 vagas de emprego em diversas áreas para esta segunda-feira (08/03) 13:49 – 07/03/2021 Todos os serviços do Sine/AM continuam sendo oferecidos e realizados de forma on-line A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), divulga 37 vagas de emprego para esta segunda-feira (08/03). Os interessados devem enviar os currículos para o e-mail: atendimentosineam@gmail.com. Todas as vagas são publicadas diariamente nas redes sociais da Setemp, Instagram (@_setemp) e Facebook (setemp.am). As oportunidades de emprego são de diversas empresas e instituições do Amazonas e os detalhes das vagas serão informados pelos empregadores. 03 VAGAS: TORNEIRO MECÂNICO Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS:Com experiência na função, boa comunicação, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 01 VAGA: MECÂNICO CARRO A DIESEL Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência na função, com experiência em mecânica e motores de veículos a diesel, curso de mecânica em autos a diesel, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 05 VAGAS: ALMOXARIFE Escolaridade: Ensino Médio Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência na função no ramo de eletroeletrônicos, conhecimento dos procedimentos e processos de almoxarifado, prática em sistema integrado e de gerenciamento, prática em ferramentas de manufatura enxuta, conhecimento no 5s, noções em sistema da qualidade, informática básica, pacote office, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 05 VAGAS: ESPECIALISTA DE PRODUÇÃO AP Escolaridade: Ensino Superior Cursando em áreas correlatas a função; Com experiência na área. OBS: Com experiência no ramo de eletroeletrônicos, conhecimento dos processos de produção em eletroeletrônicos, pratica em máquinas de produção, domínio na área de produção SMT, prática em treinamento operacional e habilidades em gerenciar equipes, possuir curso de informática intermediária, pacote office, programa de transferência de materiais, noções de IPC, inglês básico, eletrônica básica, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 02 VAGAS: COSTUREIRA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência na função, práticas e habilidade de costuras em geral, máquinas industriais, boa comunicação, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 02 VAGAS: COSTUREIRA OVERLOQUISTA Escolaridade: Ensino Fundamental Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência na função, prática em máquinas industriais, boa comunicação, disponibilidade de horário, currículo atualizado e documentação completa. 04 VAGAS: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS – (PCD) Escolaridade: Ensino Fundamental Completo; Com experiência na área. OBS: Com experiência na função, habilidades para trabalho em equipe, disponibilidade de horário, com mobilidade para trabalhar devido às atividades da função, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado. 15 VAGAS: AUXILIAR DE PRODUÇÃO – (PCD) Escolaridade: Ensino Fundamental Completo; Com ou sem experiência. OBS: Com habilidades para trabalho em equipe, boa comunicação, com mobilidade para trabalhar devido às atividades da função, disponibilidade de horário, documentação completa, currículo e laudo médico atualizado.
Governo do Amazonas intensifica acolhimento da população em situação de rua em abrigo emergencial
Governo do Amazonas intensifica acolhimento da população em situação de rua em abrigo emergencial 13:00 – 07/03/2021 FOTOS: Lucas Silva/Secom Espaço é coordenado pela Sejusc e conta com apoio de secretarias de Estado e do município, além de OSCs O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), tem intensificado as ações de acolhimento da população em situação de rua para o abrigo emergencial temporário, localizado na área da Concentração do Sambódromo, zona centro-oeste. O espaço foi inaugurado no dia 25 de fevereiro, como medida de proteger esse público do contágio da Covid-19, e já conta com 82 abrigados. O espaço possui capacidade para atender até 150 pessoas dessa população em vulnerabilidade, e funciona 24 horas com oito estruturas de tendas, abrangendo 800m², nos moldes das disponibilizadas pela operação “Acolhida”, do Governo Federal. O abrigo segue os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde e por organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS). No local, os abrigados contam com dormitórios, refeitórios e banheiros, recebem seis refeições diárias e têm acesso a atividades culturais, palestras, atendimento psicossocial, além de acesso à documentação civil. As atividades são realizadas por servidores do corpo técnico da Sejusc e por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam no espaço. “Estamos atualmente com 82 pessoas no abrigo emergencial. Nessa próxima semana, vamos fazer, novamente, uma nova triagem até chegar no quantitativo de 150. Antes de entrarem no espaço, elas fazem o teste do vírus para ver se estão infectadas. Quando estão infectadas, a gente dá encaminhamento para que elas tenham tratamento. No abrigo, elas estão tendo alimentação, tratamentos psicossociais e várias atividades”, explicou a secretária executiva de Direitos Humanos da Sejusc, France Mendes. Na última sexta-feira (05/03), os abrigados receberam atendimento de corte de cabelo e designer de sobrancelhas oferecidos pelas OSC Nacer e Movidos Pelo Amor, que atua com ações voltadas para pessoas em situação de rua na cidade de Manaus. “Nosso papel é estar cooperando com essa ação, no corte de cabelo. Como nós já trabalhamos com esse público, estamos justamente para somar e para que isso possa crescer mais ainda”, destacou o coordenador da instituição, Astrogildo Lima. Triagem– Antes do acesso ao abrigo emergencial, as pessoas em situação de rua passam por testes rápidos para Covid-19, HIV (vírus causador da Aids) e tuberculose, realizados por equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e também pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A triagem ocorre na sede da OSC Comunidade Católica Nova e Eterna Aliança, rua Visconde de Mauá, 339, Centro de Manaus. Após a coleta, é preenchida a ficha social com os dados do solicitante, além dele ser informado sobre as regras de convivência do abrigo. Caso aceite e não teste positivo para o novo coronavírus, deve assinar um termo de comprometimento, recebendo então uma fita azul, que garante a entrada no local. Após isso, ele é levado em um ônibus, cedido pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), até o abrigo. “Na triagem temos os testes rápidos inclusive de Covid. Testando negativo para Covid, essa pessoa passa pela triagem social com nossa equipe psicossocial e, se ela quiser, é encaminhada para o abrigo. Nele, a gente trabalha com todo tipo de assistência para esse cidadão com a questão da cidadania, que inclui a documentação civil, e a atenção à saúde, seja ela mental ou física”, comentou o gerente de Políticas à População em Situação de Rua da Sejusc, Edney de Souza. Um homem de 44 anos, que passou pela triagem, disse que ficou feliz com a oportunidade de ir para o abrigo. “Vou dormir melhor, ficar longe das drogas, que é o que mais me atinge. Vai me ajudar e muito. Agradeço a Deus”, disse. Equipes e apoios – Servidores de todas as secretarias executivas da Sejusc trabalham no abrigo, com o objetivo de garantir os direitos legais da população em situação de rua, atendendo a política estadual e nacional de direitos humanos. Todo o trabalho desenvolvido no abrigo emergencial conta com o apoio das secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Saúde (SES) e de Cultura e Economia Criativa; da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); e de OSCs que atuam com esse público. “O trabalho nesse abrigo tem a intenção da prevenção contra o coronavírus, uma vez que essa população em situação de rua fica em extrema vulnerabilidade. E o Governo do Amazonas, pensando nessa situação, propôs esse abrigo emergencial, com apoio de todas as OSCs que trabalham com esse público. É uma junção do Comitê da População de Rua, com o apoio de várias associações e fóruns de saúde mental, que têm nos auxiliado na dinâmica diariamente com essa população”, explicou a chefe do Departamento de Promoção e Defesa de Direitos da Sejusc, Janeffer Santos.
Ex-segurança e pistoleiro de líder da FDN é executado enquanto trabalhava de pedreiro em Manaus
A vítima estava afastada do crime e trabalhava como pedreiro e motorista de aplicativo. Foto: Reprodução Um pedreiro, identificado como Francisco de Oliveira Lemos, de 41 anos, irmão de Alexandre de Oliveira Lemos, vulgo “Alan ou Gordo”, foi executado na manhã deste sábado (6), em sua residência na Alameda A, Comunidade Nobre, bairro Lagoa Azul, zona Oeste de Manaus. Conforme a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Alexandre era apontado como segurança e pistoleiro do narcotraficante Zé Roberto, líder da facção criminosa Família do Norte (FDN), e foi morto em uma emboscada em 2018, ação onde Francisco conseguiu escapar da morte. Francisco também tinha ligação direta com o narcotraficante e era segurança e pistoleiros. No entanto, ele estava afastado do crime e estava seguindo a vida como pedreiro e motorista de aplicativo. Informações preliminares apontam que o crime tenha ligação do queima de arquivos, já que Francisco poderia saber mais informações que os outros.