Mulher é presa ao ser flagrada vendendo drogas no meio da rua no Nova Esperança

Mulher é presa ao ser flagrada vendendo drogas no meio da rua no Nova Esperança 21:21 – 12/03/2021 FOTO: Divulgação/SSP Uma jovem de 18 anos foi presa, em flagrante, na tarde desta sexta-feira (12/03), comercializando entorpecentes em uma esquina no bairro Nova Esperança, zona oeste de Manaus. Com a mulher, as equipes policiais apreenderam o equivalente a 120 trouxinhas de entorpecentes, entre cocaína, maconha e oxi, além de uma balança de precisão e a quantia de R$ 268, que seria a renda obtida com a venda das drogas. A prisão ocorreu após uma denúncia anônima ao telefone 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), feita na tarde de hoje. A ação foi coordenada pela Secretaria, com a participação de policiais militares e civis. De acordo com o relatório de ocorrência, a abordagem ocorreu por volta das 16h, na rua São Mateus. A jovem estava parada na esquina e usava uma pochete cheia de entorpecentes. O material ilícito equivalia a algo em torno de 128 trouxinhas de cocaína, maconha, oxi. A infratora não tinha passagens anteriores pela polícia. O caso foi registrado no 19º Distrito Integrado de Polícia Civil (DIP), localizado no bairro Santo Agostinho, zona oeste, onde o procedimento sobre o crime de tráfico de drogas será instaurado. Denúncias – A população pode auxiliar a polícia a prender suspeitos de crimes ligando para o telefone 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Outra forma de repassar informações é através do site da SSP, no www.ssp.am.gov.br. No serviço de mensagem, o cidadão deve relatar o nome da rua, bairro e número do local onde ocorre o crime. Se possível, fornecendo nome ou apelido de pessoas suspeitas de atividades criminosas. O cidadão também pode adicionar fotografias e vídeos na denúncia, que também é sigilosa.

Polícia Militar recupera motocicleta e apreende drogas na zona leste

Polícia Militar recupera motocicleta e apreende drogas na zona leste 21:25 – 12/03/2021 FOTO: Divulgação/PMAM Policiais Militares da 25ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), nesta sexta-feira (12/03), apreenderam motocicleta e uma bolsa com entorpecentes, no bairro Zumbi, zona leste. De acordo com informações da 25ª Cicom, por volta das 12h30, as viaturas 6366 e 6368, com o apoio da 30ª e 9ª Cicom, realizaram cerco no beco “Favelinha’, na rua Padre Marcelino (proximidades do campo coração), após denúncias de que neste local diversas pessoas estariam armadas e comercializando entorpecentes. Ao perceber a presença dos policiais, um homem que estava na frente do beco, numa moto Yamaha QZl 3I87, desembarcou deixando uma bolsa e a chave na ignição da motocicleta, e correu para o final do beco, efetuando disparos contra os policiais, a equipe reagiu a injusta agressão, no entanto o jovem conseguiu fugir pelo matagal. Na bolsa foram encontrados diversos materiais  entorpecentes, que foram apreendidos e apresentados no 25° DIP, juntamente com a motocicleta.

Polícia Militar detém casal por tráfico de entorpecentes na zona leste

Polícia Militar detém casal por tráfico de entorpecentes na zona leste 21:26 – 12/03/2021 FOTO: Divulgação/PMAM Policiais militares da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) detiveram, na tarde desta sexta-feira (12/03), um casal, ambos de 27 anos, por tráfico de drogas, no bairro João Paulo, zona leste de Manaus. Na ação, foram apreendidas 140 trouxinhas de substância com característica de Oxi, 28 trouxinhas de substância com característica de cocaína, uma porção pequena de substância com característica de cocaína, 100 gramas de substância com característica de maconha, uma balança de precisão e um rádio  de comunicação. A equipe foi informada, via linha direta, que um casal estaria comercializando entorpecentes na rua Hebert Coelho. Os policiais militares foram ao local e avistaram um homem e uma mulher, com as mesmas características da denúncia. Eles foram abordados e durante a busca pessoal foram encontradas várias porções de entorpecentes; também foram questionados se havia mais drogas, ao que responderam positivamente. A equipe fez buscas no interior de um imóvel, onde foram encontradas 170 porções de entorpecentes. O casal recebeu voz de prisão e foi conduzido ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), para os procedimentos cabíveis ao caso.

Procon-AM volta a notificar postos por aumentos dos preços dos combustíveis

Procon-AM volta a notificar postos por aumentos dos preços dos combustíveis 19:55 – 12/03/2021 O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) voltou a notificar os postos de combustíveis de Manaus e pediu explicações sobre os aumentos dos valores da gasolina e do diesel no Amazonas. Os estabelecimentos têm cinco dias corridos para apresentar resposta junto ao órgão. A ação desta semana foi realizada junto à pesquisa semanal de preço dos combustíveis, e segue a rotina do Procon-AM de analisar o cenário econômico e os valores praticados nos diversos segmentos do comércio. Na semana passada, 57 postos e 5 distribuidoras já haviam sido notificadas – no entanto, o pedido feito pelo órgão foi em relação aos valores de compra e venda nos últimos meses. Os mesmos postos foram notificados nesta semana, com a diferença de que o órgão solicitou informações sobre o valor de compra do combustível após o decreto presidencial nº 10.634/21, que dispõe sobre a divulgação ao consumidor dos preços real, promocional e de desconto do produto. Um 58º posto foi acrescentado à lista. As respostas das notificações anteriores estão sob análise. O Procon-AM também emitiu notificação ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Lubrificantes, Álcoois, e Gás Natural do Estado do Amazonas (Sindicombustíveis-AM), mas não obteve retorno. Os estabelecimentos notificados devem, ainda, fornecer dados sobre o recolhimento dos impostos sobre as vendas. “O aumento, por si só, não configura o preço abusivo, precisamos verificar a exigência de vantagem através da majoração de margem de lucro de forma injustificada. O Procon Amazonas continuará as ações de fiscalização nos postos de combustíveis, tendo em vista os sucessivos aumentos anunciados pela Petrobras. Continuaremos mapeando o mercado para saber se os reajustes estão adequados ou se os preços aplicados estão abusivos”, explica o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe. Pesquisa de preço – O Procon-AM realiza semanalmente a pesquisa dos valores das gasolinas comum e aditivada, etanol, diesel comum e S10. O objetivo é acompanhar o comportamento dos preços praticados em Manaus e divulgá-los para que os consumidores busquem as melhores opções de compra. Confira a tabela com os valores e os endereços dos postos.

Polícia Civil apreende adolescente em razão de sentença condenatória por roubo majorado

Polícia Civil apreende adolescente em razão de sentença condenatória por roubo majorado 19:58 – 12/03/2021 FOTO: Alailson Santos/ PC-AM. Policiais Civis da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), cumpriram, na manhã desta sexta-feira (12/03), por volta das 10h, mandado de busca e apreensão, em razão de sentença condenatória, em nome de um adolescente de 17 anos, por ato infracional análogo ao crime de roubo majorado, ocorrido em outubro de 2020. A apreensão ocorreu na casa dele, na rua Montefusco, bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. De acordo com a delegada Elizabeth de Paula, titular da Deaai, o adolescente já havia sido apreendido no dia 24 de outubro daquele ano, na avenida Sete de Maio, no mesmo bairro onde ele mora, após efetuar dois roubos por aquela área da cidade. “Na data do fato, por volta das 20h, o adolescente e um comparsa estavam em uma motocicleta cometendo roubos. Na ocasião, eles tentaram desferir golpes de faca em uma vítima, que conseguiu pedir ajuda. Ainda na mesma noite, eles roubaram o aparelho celular de uma outra mulher”, relatou a delegada. Conforme a titular, a ordem judicial em nome dele foi expedida no dia 24 de janeiro deste ano, pelo juiz Eliezer Fernandes Júnior, do Juizado de Infância e Juventude. “Seguimos até a casa dele e cumprimos o mandado”, disse Elizabeth. Procedimentos – O adolescente foi encaminhado para o Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, na rua Vivaldo Lima, bairro Alvorada, zona centro-oeste, onde permanecerá à disposição da Justiça

Servidores da UGPE realizam treinamento com drone para implantação de metodologia BIM na execução de projetos e obras

Servidores da UGPE realizam treinamento com drone para implantação de metodologia BIM na execução de projetos e obras 20:09 – 12/03/2021 FOTO: Tiago Corrêa / UGPE A captura da realidade com o uso de drone traz celeridade e precisão no levantamento de dados e na elaboração de estudos e projetos  Progredindo com a implantação da metodologia Building Information Modeling (BIM), na Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), servidores da unidade participaram nesta semana, de um treinamento de operação de drone para captação de realidade que auxiliará a execução e gestão de seus projetos. A UGPE é o órgão que executa, fiscaliza e acompanha projetos como o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e o Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués). Atualmente, a implementação da metodologia BIM na UGPE se encontra na fase de desenvolvimento da Base de Projetos e no desenvolvimento de seu Projeto-Piloto. Em paralelo, ocorrem treinamentos com os servidores, inseridos na implementação da metodologia, como o treinamento desta semana para captação de realidade com drone. O treinamento de captura de realidade realizado nos dias 11 e 12, é a continuação do treinamento iniciado no ano passado e que foi paralisado devido à nova onda de Covid-19. No treinamento, os servidores tiveram a parte teórica, envolvendo a legislação, o estudo dos equipamentos e criação do plano de voo, além da parte prática com a montagem do drone e realização da parte prática com o voo teste. A finalidade da implantação da metodologia de gerenciamento BIM é de aprimorar as práticas de gestão, economizar, aumentar a produtividade e a qualidade dos projetos executados. A captura de realidade vai fornecer dados para todas as subcoordenadorias da UGPE, envolvidas no desenvolvimento de programas como o Prosamim e o Prosaimaués. As imagens tridimensionais da área de intervenção facilitarão o levantamento de diagnósticos, o acompanhamento e monitoramento das obras, além de servir como registro para o antes, durante e após as intervenções realizadas pela unidade. O Trabalho de captação de realidade também oportuniza projetos mais precisos, contribuindo para tomadas de decisões mais viáveis e desenvolvimento de soluções mais econômicas. A tecnologia de captação de realidade ainda auxiliará em diversas áreas dos projetos da unidade, como a criação dos sistemas de drenagem e de sistemas de esgotamento sanitário, desenvolvimento de planejamento urbano, entre outros. O arquiteto do setor de Planejamento da UGPE, Cristiano Almeida, afirma que a captura da realidade dentro do uso proposto pelo BIM vai possibilitar criar simulações tridimensionais em ambiente virtual, facilitando a resolução de possíveis dificuldades que possam vir a ser enfrentadas na execução do projeto. “Com o uso da realidade virtual e a metodologia BIM, nós conseguimos realizar levantamentos de forma muito mais célere e mais precisa, do que se fôssemos utilizar os métodos convencionais”, afirmou o arquiteto Cristiano.

Durante Operação Enchente 2021, governador Wilson Lima reforça ações na área da saúde

Durante Operação Enchente 2021, governador Wilson Lima reforça ações na área da saúde 20:19 – 12/03/2021 FOTO: Diego Peres/Secom Em viagem a Eirunepé, Itamarati, Envira e Ipixuna, nesta sexta-feira (12/03), o governador Wilton Lima reforçou ações na área da saúde nos municípios, que sofrem os efeitos da cheia do rio Juruá. A Operação Enchente 2021 também está levando ajuda humanitária, assistência social e linhas de financiamento para essas cidades. Durante a operação, Wilson Lima repassou doses de vacinas contra a Covid-19 e pediu aos prefeitos que a campanha de imunização não seja suspensa. “Esse é um apelo que eu faço a todos os prefeitos: que a vacinação da Covid-19 continue, apesar de toda essa dificuldade com logística, porque a vacina contra a Covid é a arma mais poderosa contra essa pandemia”, disse o governador. Eirunepé recebeu mais 180 doses e Envira outras 250, como parte da sétima remessa de envios de imunizantes pelo Governo do Estado. Ipixuna recebeu 890 doses, além de 24 caixas com testes rápidos e kit de equipamentos para tele consultas (três notebooks, três caixas de som e três câmeras – web cam). Reforço de ações – Em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) tem reforçado as ações de assistência em saúde nos municípios atingidos pela enchente dos rios. O secretário executivo adjunto de Atenção Especializada do Interior da SES-AM, Cássio Espírito Santo, informou que uma das preocupações é com o aumento de casos de dengues nesses municípios atingidos pela cheia dos rios. “Com a FVS-AM, estamos enviando testes rápido para dengue. Com o aumento da cheia tem um gradativo aumento da dengue. Então a gente precisa ter o diagnóstico precoce para tratar rápido. E, também, poder descartar rapidamente a suspeita para outras doenças, como a Covid-19”, explica Cássio. Outro ponto que preocupa, ressalta o secretário, são as doenças em decorrência da escassez de água potável. Por isso, a SES-AM também está providenciando o envio de hipoclorito para os municípios atingidos pela enchente. A substância é utilizada para purificar a água para o uso e consumo humano. “A falta de água potável pode trazer várias doenças, com as diarréicas agudas e hepatite”, lembra o secretário. “A gente também tem a questão do aumento de acidentes com animais peçonhentos quando as águas baixarem, assim como a malária. Por isso aumentamos a vigilância nessas regiões”, completa Cássio. Também como estratégia de saúde pública, o Governado do Estado tem montando estações de tratamento de águas nos municípios. O secretário informa ainda que a SES-AM e a FVS-AM estão apoiando os municípios com orientação sobre os fluxos de desabrigados nos abrigos, com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus nesses ambientes. FTI – O Governo do Estado tem atuado para reforçar a estrutura de saúde no interior do Amazonas e já repassou R$ 123 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) aos municípios. Desse total, R$ 76 milhões repassados em 2020. Itamarati já recebeu, este ano, R$ 198,2 mil por meio do FTI. O valor é referente a primeira parcela de 2021. No ano passado, o município recebeu do Governo do Amazonas, por meio do fundo, o valor de R$ 505,4 mil. Envira já recebeu R$ 396,4 mil este ano e R$ 1,01 milhão em 2020. Para Eirunepé, o Governo do Estado enviou R$ 528.634,50 em 2021, e no ano passado, R$ 12.442,214.62. Operação Enchente – Há duas semanas, o governador iniciou as ações para levar ajuda humanitária ao interior do estado e percorreu os municípios de Boca do Acre e Pauni, na Calha do Purus; e Envira, Eirunepé e Guajará na Calha do Juruá.

Beneficiários de Manaus do Auxílio Estadual têm até este sábado (13/03) para retirar o cartão

Por Agência AmazonasBeneficiários do Auxílio Estadual residentes em Manaus. FOTO: Divulgação / Secom Os beneficiários do Auxílio Estadual residentes em Manaus e que ainda não receberam seus cartões têm este sábado (13/03), às 15h, para realizar a retirada dos mesmos, no posto montado pelo Fundo de Promoção Social (FPS), no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-oeste da capital. Na primeira fase, as equipes do FPS fizeram o repasse do cartão nas portas das residências e em escolas, no entanto, houve casos em que o contemplado não se encontrava no endereço ou não atualizou os dados do cadastro. Para atender esse grupo, localizado em Manaus, o órgão montou uma estrutura de entrega no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-oeste. O local de retirada, coordenado pelo FPS, é composto por 20 postos de entrega dos cartões, seguindo normas de distanciamento e aferição de temperatura na entrada. O FPS destaca que, caso as pessoas selecionadas não compareçam para receber o benefício, outros beneficiários dentro do perfil de extrema pobreza serão contemplados. Quem quiser confirmar se é um dos contemplados pode acessar o site www.auxilio.am.gov.br ou ligar para os números 0800-434-4040 / (92) 99498-7874 e 99267-1185. O Cartão Auxílio Estadual dá direito a um crédito de R$ 600, dividido em três parcelas de R$ 200. As duas primeiras parcelas já foram depositadas no mês de fevereiro e a terceira saíra a partir do dia 27 de março. O valor é destinado para 100 mil famílias beneficiadas pelo Governo do Estado, selecionadas por meio da base de dados do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. O auxílio pode ser usado exclusivamente na compra de itens da cesta básica, além de materiais de higiene e limpeza.

Comitê Executivo do GCF discute estratégias para consolidar Manaus Action Plan

Comitê Executivo do GCF discute estratégias para consolidar Manaus Action Plan 19:04 – 12/03/2021 FOTO: Divulgação/Sema Plano de ação vai integrar países membros da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas Representantes do Comitê Executivo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) estiveram reunidos, nesta sexta-feira (12/03), para articular os próximos passos para a consolidação do Manaus Action Plan (MAP). O documento visa reunir as contribuições dos países membros para propor um Plano Global de soluções inovadoras para as florestas, a sociedade e a economia verde. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, participou da reunião representando o atual presidente da Força-Tarefa, o governador do Amazonas, Wilson Lima. Além dele, participaram do encontro representantes dos Estados Unidos, do México e Peru, que integram o Comitê Executivo, entre eles o diretor geral do GCF, William Boyd. “Esse ano temos a oportunidade de colocar em marcha uma agenda importante, com a liderança do governador Wilson Lima, para pensarmos em nossas ações para o segundo semestre deste ano. Acredito que esse será um marco para pensarmos na economia florestal como algo mais concreto para os estados, no contexto pós-covid e também diversificar nossas parcerias”, pontuou Boyd. Segundo o secretário da Sema, Eduardo Taveira, o Manaus Action Plan seria lançado durante a 12ª Reunião Anual do GCF, originalmente agendada para ocorrer na capital amazonense em maio de 2020. Entretanto, a pandemia da Covid-19 resultou na suspensão do evento e na construção de um novo arranjo para consolidar o plano de ação da Força-Tarefa. “Em 2020 nós conseguimos desenhar a estrutura do Manaus Action Plan. Agora nós passaremos para a fase de execução participativa desse plano, por meio de reuniões regionais, em que cada país irá registrar suas visões e perspectivas, com base nas suas particularidades, para construirmos o que seria a base de um Plano Global do GCF para o combate às mudanças climáticas, incluindo esforços para redução da pobreza”, pontuou Taveira. O Manaus Action Plan considera quatro eixos temáticos principais: conhecimento, tecnologia e inovação; políticas públicas e governança; população e comunidades; além de finanças e investimento. A proposta é que cada região escolha um vice-presidente (co-chair) para iniciar o processo de construção do MAP, durante as reuniões regionais nos próximos meses. Os encontros serão liderados pelo Brasil, Peru, México, Indonésia, além da Colômbia, Equador, Espanha, Nigéria e Costa do Marfim – os últimos cinco países, por sua vez, participantes de um mesmo encontro. A meta é que os resultados para construção do Manaus Action Plan sejam apresentados durante a 26ª Conferência das Partes sobre Mudança Climática da Organização das Nações Unidas (ONU) – ou COP 26 -, marcada para ocorrer em novembro de 2021 em Glasgow, no Reino Unido.

Sedecti apoia “Campanha Alimenta Manaus” para ajudar a agricultura familiar

Sedecti apoia “Campanha Alimenta Manaus” para ajudar a agricultura familiar 19:16 – 12/03/2021 FOTO:Divulgação Para contribuir com a doação de alimentos de forma saudável e sustentável para ajudar pessoas em vulnerabilidade social e, com isso, poder ajudar a agricultura familiar local a escoar seus produtos, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) está apoiando a “Campanha Alimenta Manaus”, que reúne vários parceiros em Manaus e na cidade do Rio de Janeiro, no intuito de angariar fundos para fazer as compras das cestas de alimentos até a doação das mesmas. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Maniva, do Rio de Janeiro, e pela iniciativa Mercado Solidário, da qual a Sedecti faz parte por meio da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), além de contar com outros parceiros como a Associação Polo Digital de Manaus (APDM), a Rede Maniva de Agroecologia (Rema), as startups Onissafra e Navegam e da Associação das Mulheres Indígenas Sateré Mawé (Amism) de Manaus. A ideia com as doações é poder comprar os alimentos e, ao mesmo tempo, refazer laços entre produtores e populações locais, sempre valorizando os alimentos de maneira cultural e simbólica, respeitando os conhecimentos alimentares tradicionais das pessoas envolvidas. O chefe do Departamento de Extensão Tecnológica e Inovação da Secti, Leonardo Silva, reforça que a Campanha vem no momento difícil e convoca a sociedade para contribuir com as doações. “A ‘Campanha Alimenta Manaus’ é uma iniciativa que pode ajudar a diminuir a situação de vulnerabilidade de famílias, que estão passando por um momento difícil devido à crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. E, a Sedecti, por meio da ação Mercado Solidário, apoia essa causa e convida a todos que puderem colaborar e doar para aqueles que mais precisam”, ressalta Leonardo. Para Teresa Corção, presidente do Instituto Maniva, a ideia da Campanha surgiu por meio do diálogo e da junção de ideias de vários atores envolvidos com a causa. “Essa campanha foi concebida por muitas cabeças de Manaus e do Rio de Janeiro. Nós trocamos muitas informações para que pudéssemos entender qual era o problema e qual seria a solução. Então, fizemos uma operação casada e, foi legal porque primeiro, era só entre os agricultores e a população em insegurança alimentar que conseguimos mapear, por meio de representantes da rede Maniva, dos Sateré-Mawé, da Onisafra e da Sedecti. Fizemos uma junção para que fosse feita essa ponte entre os agricultores locais com a ajuda da Onisafra, que também fará a distribuição daquilo que chamamos de cestas humanizadas”, destaca Teresa. O coordenador do Mercado Solidário e CEO da Onisafra, Macaulay Abreu, explica que o apoio à Campanha vai além do assistencialismo, mas que pretende valorizar a agricultura familiar local. Ele destaca que a expectativa é de que a iniciativa possa atender a, pelo menos, de 30 a 50 famílias na primeira etapa da ação. “Nossa participação na Campanha é responsável pela parte operacional aqui em Manaus. O pessoal lá do Rio de Janeiro, do Instituto Maniva, junto com outros parceiros, também estão fazendo a campanha de arrecadações. Nós aqui, junto com outras organizações, ficamos na parte de operações logísticas, na seleção dos agricultores e dos que serão beneficiados com as doações. A Onisafra vai atuar na comunicação com os agricultores que estarão fornecendo os alimentos, junto com os parceiros. Essa Campanha não é apenas assistencialista, mas tem o propósito de valorizar os alimentos que serão fornecidos pela agricultura familiar, pelos agricultores orgânicos e, também, por extrativistas da região”, enfatiza Macaulay. Como doar – Os interessados em fazer doações para a “Campanha Alimenta Manaus” possuem três valores como opções: R$60, R$160 e R$260. Para quem optar por ajudar com R$160 terá direito a uma máscara produzida artesanalmente pelas mulheres da etnia Sateré-Mawé. Já no valor de R$260, o doador ganha duas máscaras. Para doar, basta enviar o nome e endereço para o seguinte e-mail: secretaria@institutomaniva.org ou fazer a doação por meio do PIX: 08698502000140 ou ainda, se preferir, por meio de transferência para: Banco. Itaú, Ag 0842, conta corrente: 11930-7. De acordo com a coordenação da Campanha, o dinheiro arrecadado terá a função de elo entre o agricultor familiar local e as pessoas em vulnerabilidade alimentar de Manaus e das áreas rurais. Dessa forma, será possível proporcionar uma solução prática para o escoamento de alimentos de valores nutritivo e cultural tão fortes, além de evitar o desperdício ajudando a quem tem fome, principalmente, em um período de pandemia. A previsão para a primeira etapa de doações será para este fim de semana.

Boletim informa aplicação de 434.810 doses de vacina contra Covid-19 até esta sexta-feira (12/03)

Boletim informa aplicação de 434.810 doses de vacina contra Covid-19 até esta sexta-feira (12/03) 19:37 – 12/03/2021 FOTO: Lucas Silva / Secom A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulga o consolidado diário de vacinação contra Covid-19 no Amazonas. Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM), apontam que 434.810 doses foram aplicadas em todo o estado até esta sexta-feira (12/03), sendo 336.011 de primeira dose e 98.799 de segunda dose. A informação está disponível no site da FVS-AM por meio do link https://bit.ly/3aTsndS. O Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, desenvolvido pela FVS-AM, com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS), prevê que, até esta fase da vacinação, sejam contempladas pessoas que estejam nos seguintes grupos prioritários: povos indígenas vivendo em terras indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas de 60 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas e pessoas institucionalizadas com deficiência. As informações consolidadas pela FVS-AM são de responsabilidade das secretarias municipais de saúde, responsáveis pela operacionalização da imunização contra Covid-19 em suas cidades. Neste balanço, 10 cidades não enviaram a informação. São elas: Anamã, Codajás, Humaitá, Itapiranga, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Santo Antônio do Içá, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga e Tonantins. Doses aplicadas por município – Conforme dados gerenciados pela FVS-AM, e informados pelas secretarias municipais de saúde de cada cidade do Amazonas, até esta sexta-feira (12/03), foram aplicadas as seguintes quantidades de doses, considerando a 1ª e 2ª dose: Manaus (224.172), São Gabriel da Cachoeira (14.762), Tabatinga (13.533), Benjamin Constant (12.807), São Paulo de Olivença (9.488), Itacoatiara (8.352), Autazes (8.211), Parintins (7.866), Maués (6.775), Tefé (6.709), Santo Antônio do Içá (6.324), Borba (6.288), Manacapuru (6.003), Lábrea (5.993), Humaitá (5.176), Barreirinha (5.067), Manicoré (5.042), Coari (4.679), Santa Isabel do Rio Negro (4.374), Atalaia do Norte (4.077), Careiro (3.367), Amaturá (3.290), Presidente Figueiredo (3.290), Eirunepé (3.288), Jutaí (3.078), Rio Preto da Eva (2.825), Boca do Acre (2.662), Iranduba (2.634), Careiro da Várzea (2.419), Alvarães (2.246), Nova Olinda do Norte (2.104), Nhamundá (2.057), Tapauá (1.969), Envira (1.853), Urucará (1.850), Carauari (1.845), Pauini (1.831), Barcelos (1.779), Beruri (1.736), Fonte Boa (1.724), Urucurituba (1.506), Itamarati (1.384), Maraã (1.366), Ipixuna (1.322), Novo Aripuanã (1.184), Uarini (1.095), Apuí (1.081), Novo Airão (1.068), Anori (1.063), Boa Vista do Ramos (1.060), Silves (1.047), Canutama (1.027), Anamã (1.020), Japurá (914), Guajará (868), São Sebastião do Uatumã (821), Caapiranga (806), Manaquiri (729), Itapiranga (673), Codajás (631), Juruá (517) e Tonantins (83). Doses aplicadas por grupo prioritário geral – Indígenas: 62.823 de 1ª dose e 35.676 de 2ª dose; trabalhadores da saúde: 87.656 de 1ª dose e 59.393 de 2ª dose; pessoas com 80 anos ou mais: 32.459 de 1ª dose e 1.027 de 2ª dose; pessoas de 75 a 79 anos: 28.536 de 1ª dose e 740 de 2ª dose; pessoas de 70 a 74 anos: 42.467 de 1ª dose e 1.194 de 2ª dose; pessoas de 65 a 69 anos: 57.976 de 1ª dose e 338 de 2ª dose; pessoas de 60 a 64 anos: 22.896 de 1ª dose e 270 de 2ª dose; pessoas institucionalizadas com 60 anos ou mais: 1.186 de 1ª dose e 158 de 2ª dose; pessoas institucionalizadas com deficiência: 12 de 1ª dose e 3 de 2ª dose. Distribuição –Até o momento o Amazonas recebeu 763.220 doses de vacina contra a Covid-19. Destas, 751.200 doses entregues e 10.744 doses a serem entregues. Mais informações acesse https://bit.ly/3owHiPU. Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-AM (92) 3182-8550 e 3182-8551. Contato telefônico do PNI/FVS-AM são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

UIAC articula melhorias para a produção agrícola de comunidades em Manacapuru

UIAC articula melhorias para a produção agrícola de comunidades em Manacapuru 18:47 – 12/03/2021 FOTO: Divulgação / UIAC A Unidade Integrada de Articulação às Comunidades (UIAC) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizaram, na quinta-feira (11/03), visita técnica às comunidades São Francisco e São Raimundo, localizadas no ramal do Arapapá, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Em reunião com as lideranças comunitárias, produtores rurais solicitaram a aquisição de equipamentos para auxiliar na atividade agrícola, com o preparo do solo para o plantio, e serviços de infraestrutura com a extensão de mais sete quilômetros de ramal, estreitando o percurso entre a comunidade do São Raimundo e a Vila do Jandira, situada em Iranduba, nas proximidades da sede da Cooperativa Mista Agropecuária. Para o professor e produtor Ednaldo Santos, que dirige a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade São Francisco, a perspectiva este ano é de dobrar a produção dos frutos. “Estamos entregando para o abastecimento em Manaus só de mamão, cerca de três toneladas por semana. Se o governo continuar nos ajudando com a abertura do ramal, interligando nossas comunidades, reduziremos o percurso para escoação em cerca de 40 quilômetros”, explica. Reduzir o trecho de escoamento também é o anseio do produtor Françoar Barbosa que produz mamão, maracujá e hortaliças e dirige a comunidade São Raimundo da Costa do Arapapá. “O IDAM é muito presente aqui conosco, agora com o braço da Casa Civil temos esperança de encurtar nossa espera quanto às nossas reivindicações”, comentou o produtor. O representante da UIAC, Marcelo Amorim, destaca ações do atual governo para a melhoria de vida nestas comunidades. “O Governo do Estado concretizou o sonho dos produtores e pescadores com a recuperação de 8 quilômetros de ramal do Bela Vista até São Francisco. Logo no início da atual gestão, foram instalados dez purificadores de água em Manacapuru, um deles na comunidade do Arapapá, levando água potável a cerca de 200 famílias que moram na localidade e no entorno”, ressaltou. O produtor Mauro Meneses, conhecido como “Japonês”, diz que não somente a agricultura, mas a pesca também tem um papel importante em toda a margem esquerda do rio Solimões, que banha aquela região. “Cerca de 80% dos moradores da nossa comunidade também pesca. Estamos tendo muito sucesso com o pescado este ano, principalmente com as espécies do peixe liso como Caparari, Surubim e Mapará”, comemora Mauro que também tem uma grande plantação de mamões. Além da UIAC, também estiveram presentes na reunião com as lideranças comunitárias o gerente do IDAM de Manacapuru, Robert Falcão, e a engenheira de pesca Karen Alves. A estimativa é que até o mês de abril deste ano os produtores já possam contar com o equipamento motocultivador. “Em parceria com a Secretaria de Produção Rural (Sepror), já iremos nos próximos dias entregar um motocultivador, assim a agricultura familiar desses produtores aqui da comunidade São Francisco terá meios de se tornar ainda mais produtiva”, concluiu Amorim.

Polícia Civil pede colaboração para divulgar imagem de procurado por crime de estupro de vulnerável ocorrido em Urucurituba

Polícia Civil pede colaboração para divulgar imagem de procurado por crime de estupro de vulnerável ocorrido em Urucurituba 18:00 – 12/03/2021 FOTO: Divulgação/PC-AM. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 41ª Delegacia Integrada de Polícia (DIP) de Uricurituba (distante 208 quilômetros de Manaus), solicita a colaboração de todos na divulgação da imagem de Franciney Cruz de Castro, 35, procurado pelo crime de estupro de vulnerável, que teve como vítima uma adolescente de 12 anos. Segundo o investigador de polícia Paulo Rodrigues, gestor da 41ª DIP, o crime ocorreu no dia 24 de janeiro deste ano, naquele município, porém a ocorrência só foi registrada em 21 de fevereiro, após o Conselho Tutelar do município tomar conhecimento do crime. “Iniciamos as investigações e constatamos a autoria do delito, sendo assim, solicitei à Justiça pelo mandado de prisão preventiva e busca e apreensão em nome dele e a ordem judicial foi expedida em seguida. O infrator já responde a um Inquérito Policial (IPL) pelo mesmo crime”, explicou o gestor. Disque-denúncia – Quem tiver informações sobre a localização de Franciney pode entrar em contato pelo número (92) 98132-6622, da unidade policial, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). “A identidade dos informantes será preservada”, garantiu ele.  

Governo do Amazonas entrega mil cestas básicas doadas ao Estado pelo Programa Pátria Voluntária

Governo do Amazonas entrega mil cestas básicas doadas ao Estado pelo Programa Pátria Voluntária 18:16 – 12/03/2021 FOTO: Lucas Silva/ Secom As 10 toneladas em donativos serão destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social cadastradas em associações A assistência que o Governo do Amazonas tem prestado às pessoas em situação de vulnerabilidade social está sendo fundamental durante a pandemia. Na tarde desta sexta-feira (12/03), mais 10 toneladas de alimentos, divididos em mil cestas básicas foram entregues pelo Estado a três instituições, que atuam com trabalhos sociais. O material é resultado de uma doação da Embaixada do Reino de Bahrein ao Programa Pátria Voluntária, do Governo Federal. O momento da entrega das cestas aconteceu no almoxarifado da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), e foi conduzido pela primeira-dama do Estado, Taiana Lima, e a secretária do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathleen dos Santos. A primeira-dama do Amazonas falou sobre a parceria entre as esferas estadual e federal. “Hoje nós estamos fazendo a entrega dessas cestas básicas para três instituições, que é uma parceria do Pátria Voluntária com a Primeira-dama do Brasil, Michele Bolsonaro. Eu, junto à secretária Kathleen, do Fundo de Promoção Social, selecionamos essas instituições e, mais à frente, vamos receber mais uma demanda e vamos entregar para outras que também já selecionamos”, disse Taiana Lima, que também destacou a importância das entregas. “É muito importante para nós, estarmos ajudando essas famílias através dessas instituições e é uma grande alegria para o Governo do Estado, para o Fundo de Promoção Social, estar ajudando cada um deles”, ressaltou. O representante do Instituto Filippo Smaldone, Marcos Brandão, que esteve na Seas fazendo a retirada, falou sobre a destinação das cestas básicas. “Quero agradecer essa colaboração do Estado do Amazonas. E essas cestas vão para as crianças, que o nosso instituto cuida de crianças surdas e mudas e muitas famílias perderam seus empregos, precisam desse apoio e essas cestas serão destinadas à essas crianças”. À frente da presidência da Associação dos Idosos do Coroado (Assic), Raimundo Nonato, foi convocado para, também, fazer a retirada das cestas. “Para nós tem uma importância muito grande, porque essas cestas, são 120 cestas, que vão beneficiar mais de 100 famílias. E para nós, que fazemos parte de uma comunidade carente, é uma coisa muito importante”, disse. Novas entregas – Anteriormente, o Programa Pátria Voluntária, que está fazendo o repasse das cestas de forma gradual ao Governo do Amazonas, já havia entregado mais de mil cestas. A expectativa é que cheguem novas remessas, totalizando 80 toneladas de alimentos, que contemplarão dez associações ao todo. A cada chegada, o Governo do Amazonas renova o compromisso de realizar a entrega para as famílias em situação de vulnerabilidade, por meio de associações cadastradas no Estado.  

Panorama da Covid-19 no Amazonas é informado pela FVS-AM, nesta sexta-feira (12/03)

Panorama da Covid-19 no Amazonas é informado pela FVS-AM, nesta sexta-feira (12/03) 18:24 – 12/03/2021 A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 343, traz o diagnóstico de 1.247 novos casos de Covid-19, totalizando 330.010 casos da doença no estado. Segundo o boletim, foram confirmados 51 óbitos por Covid-19, sendo 14 ocorridos no dia 11/03, e 37 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 11.482 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira (11/03), foram registrados 14 sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 36.703 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 11,12% dos casos confirmados ativos. Rede de Assistência – Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, e internados em Manaus, há 809 pacientes internados, sendo 389 em leitos (85 na rede privada e 304 na rede pública), 399 em UTI (105 na rede privada e 294 na rede pública) e 21 em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde. Há ainda outros 206 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 158 estão em leitos clínicos (22 na rede privada e 136 na rede pública), 36 estão em UTI (9 na rede privada e 27 na rede pública) e 12 em sala vermelha. De acordo com o boletim, há outros 346 pacientes internados com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). São 35 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 311 em leitos clínicos. Banco de dados – O boletim diário é construído com as informações disponibilizadas diariamente pelas prefeituras municipais, todos os dias da semana, incluindo fins de semana e feriados. A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia. Em Manaus, foram notificados 414.925 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 397.416. Os municípios de Amaturá, Apuí e Juruá não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados do boletim. Municípios – Dos 330.010 casos confirmados no Amazonas até esta sexta-feira (12/03), 152.616 são de Manaus (46,25%) e 177.394 do interior do estado (53,75%). Além da capital, os 61 municípios têm casos confirmados: Coari (9.112); Parintins (8.718); Iranduba (7.939); Tefé (7.585); Manacapuru (7.299); São Gabriel da Cachoeira (7.264); Humaitá (6.625); Itacoatiara (6.608); Carauari (5.679); Presidente Figueiredo (5.431); Lábrea (5.296); Rio Preto da Eva (4.165); Careiro (4.083); Barcelos (3.967); Ipixuna (3.937); São Paulo de Olivença (3.805); Eirunepé (3.566); Maués (3.473); Tabatinga (3.089); Itapiranga (2.796); Manicoré (2.748); Santa Isabel do Rio Negro (2.656); Autazes (2.492); Pauini (2.487); Atalaia do Norte (2.436); Alvarães (2.429); Benjamin Constant (2.428); Nova Olinda do Norte (2298); Boca do Acre (2.297); Urucurituba (2.211); Barreirinha (2.100); Novo Airão (2.075); Beruri (1.927); Maraã (1.817); Urucará (1.780); Anori (1.778); Amaturá (1.750); Tapauá (1.675); Santo Antônio do Içá (1.607); Uarini (1.607); Nhamundá (1.578); Anamã (1.512); Novo Aripuanã (1.467); Borba (1.458); Envira (1.432); Codajás (1.428); São Sebastião do Uatumã (1.365); Jutaí (1.347); Manaquiri (1.341); Guajará (1.308); Fonte Boa (1.307); Silves (1.239); Tonantins (1.127); Canutama (1.031); Apuí (901); Juruá (855); Careiro da Várzea (826); Boa Vista do Ramos (807); Japurá (768); Itamarati (723) e Caapiranga (539). Óbitos – Entre pacientes em Manaus, há o registro de 8.133 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 3.349. A lista inclui Manacapuru (282); Parintins (294); Itacoatiara (264); Coari (189); Tefé (159); Iranduba (125); Tabatinga (113); Humaitá (119); São Gabriel da Cachoeira (99); Maués (84); Presidente Figueiredo (88); Autazes (80); Lábrea (65); Benjamin Constant (64); Nova Olinda do Norte (56); Manicoré (63); Careiro (76); Barcelos (51); Rio Preto da Eva (59); Borba (44); São Paulo de Olivença (56); Barreirinha (54); Urucará (48); Santo Antônio do Içá (38); Alvarães (33); Santa Isabel do Rio Negro (42); Manaquiri (40); Carauari (40); Fonte Boa (29); Tonantins (33); Anori (29); Novo Airão (28); Beruri (31); Nhamundá (31); Jutaí (32); Boca do Acre (21); Itapiranga (26); Novo Aripuanã (24); Guajará (21); Urucurituba (28); Tapauá (19); Uarini (22); Eirunepé (21); Ipixuna (17); Pauini (17); Caapiranga (20); Apuí (18); Codajás (18); Silves (21); Amaturá (15); Boa Vista do Ramos (11); Maraã (12); São Sebastião do Uatumã (17); Juruá (13); Canutama (8); Itamarati (9); Careiro da Várzea (13); Atalaia do Norte (7); Japurá (7); Anamã (4) e Envira (2). Avaliação de Risco da Covid-19 – Atualmente, as fases da situação epidemiológica de Covid-19 no estado estão representadas nas cores do cabeçalho do Boletim Diário de Casos de Covid-19 no Amazonas. Para cada nível de risco há uma fase de ativação do plano de contingência, a qual estabelece medidas restritivas de atividades comerciais e sociais, de acordo com o Plano de Contingência Estadual. O Amazonas encontra-se na fase vermelha que corresponde à classificação de alto risco para transmissão de Covid-19. Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Veja o boletim 12/03/2021